quinta-feira, 10 de maio de 2012

JESUS APRESENTA-SE A IGREJA EM SARDES:

JESUS  APRESENTA-SE  A IGREJA EM SARDES:      
Ap.3.1 “Como aquele que tem os sete Espírito de Deus, e as sete estrela”
Jesus possui os mesmos atributos de Deus, em Is. 11.1-2 “Porque brotará um rebento do tronco de Jessé, e das suas raízes um renovo frutificará. E repousará sobre ele o Espírito do Senhor, e o Espírito de Sabedoria e de inteligência, e o Espírito de conselho e de fortaleza, e o Espírito de conhecimento e de temor do Senhor”.
Isto fala da multiforme sabedoria de Jesus Cristo no controle dos pastores e das igrejas. Em muitos lugares do Brasil os pastores chamados presidente acham que são donos da igreja; como diz o pastor Elizeu Menezes “uma vez pastor presidente sempre presidente” e esta visão tem que mudar, o pastor é apenas um mordomo, um administrador, e não o dono da igreja, muda o pastor da igreja; e não a igreja; eles precisam saber que o pastor é dado a igreja e não a igreja ao pastor, o dono da igreja chama-se Jesus Cristo.

“Os sete Espírito de Deus”
“Diante Do Trono Ardem Sete Tochas De Fogo “ 
Que são os sete olhos de Deus, cf. Zc. 4.10; “Porque quem despreza o dia das coisas pequenas? Pois esse se alegrará, vendo o prumo na mão de Zorobabel; são os sete olhos do Senhor, que discorrem por toda a terra” os sete olhos de Deus são a capacidade visionária do todo poderoso, que significa os sete Espíritos de Deus enviado a terra Is.11.1-2, as quais são as sete manifestação primaria do Espírito Santo, não que Deus tenha sete Espírito, não é isto que o texto diz, mas são sete manifestação diferente do Espírito Santo. As quais passarei a comentar.

1º - O Espírito do Senhor: Essa manifestação leva ao crente salvo a glorificar o nome do Senhor, viver para o Senhor, adorar somente o Senhor nosso Deus e pai, Portanto o Espírito convence o crente a ter única e exclusivamente o Senhor como o seu Deus. Abrindo o coração do crente para que ele tenha um relacionamento mais profundo com o Senhor Deus, o Espírito do Senhor é que unge, colocando mais poder na vida do crente salvo, cf. Lc. 4. 18 “O Espírito do Senhor é sobre mim, pois que me ungiu para evangelizar os pobres, envio-me a curar os quebrantados do coração” vejam que o Senhor Jesus recebeu essa unção do Espírito do Senhor, ou seja, essa manifestação, da multiforme sabedoria do Espírito.

2º - O Espírito de Sabedoria: É a transmissão da sabedoria divina para o cristão através do Espírito Santo, e isto está de acordo com a teologia Paulina. 1Co. 12. 12.6-11. “E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos. Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um para o que for útil. Porque a um, pelo Espírito, é dada a palavra da sabedoria; e a outro pelo mesmo  Espírito, a palavra da ciência; e a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e ao outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar; e a outro,a operação de maravilhas; e a outro, a profecia;e a outro, o dom de discernir os espíritos; e a outro, a variedades de línguas; e a outro, a interpretação da línguas. mas um só é o mesmo Espírito opera todas essas coisas, repartindo particularmente a  cada um como quer” não se trata de um espírito alheio ao espírito santo, mas sim uma manifestação do espírito capacitando o crente com a sabedoria divina para resolução de diversos problemas, isto somente acontece através dos dons do espírito santo, que são diversos, e a operação do espírito de sabedoria equivale a palavra da sabedoria, Paulo sistematizou os dons dando uma forma sistemática de interpretação e mais fácil de se entender a operação do espírito no texto sagrado citado acima.

3º - O Espírito de Inteligência: O espírito santo promove a inteligência espiritual, conforme mencionada por Paulo em Colossenses 1.9-10 “Por esta razão, nós também, desde o dia em que ouvimos, não cessamos de orar por vós e pedir que sejais cheio do conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e inteligência espiritual para que possais andar dignamente diante do senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda boa obra e crescendo no conhecimento de Deus” o espírito santo trabalha para despertar na vida do crente aquilo que ele já possui, quando Paulo disse a Timóteo despertar o dom que havia nele, ele estava dizendo que o espírito santo iria despertar através do espírito de inteligência aquilo que ele já possuía. Cf. 2Tm. 1.6 “Por este motivo, te lembro que despertes o dom de Deus, que existe em ti pela imposição das minha mãos” não existe pessoa mais inteligente do que outra, o que existe são pessoas com capacidades despertada para alguma área da ciência ou da teologia, a inteligência e inata, o individuo já nasce com ela, porem ela precisa ser despertada, quando estudamos entramos para uma faculdades estamos despertando a inteligência para metodologia cientifica, para compreensão do mundo cientifico acadêmico, mas o Espírito Santo promove a inteligência espiritual para compreensão do mundo espiritual, ao contrario das faculdades. O espírito de inteligência equivale a palavra da ciência.    

4º - O Espírito de Conselho: O aconselhamento cristão é indispensável, ainda mais nestes últimos dias da igreja na terra onde a depressão esta tomando conta e assolando as pessoas não cristãs, e até mesmo alguns crentes que por descuido, ou fraqueza estão sendo atacado por este vírus maléfico, o espírito santo age, trabalha colocando a palavra na boca do conselheiro, isto é, naqueles que estão em sintonia com ele; quem não lembra do bom conselho de Jetro para Moisés? O conselheiro cristão são aquelas pessoas que o espírito santo capacita para desempenhar tarefas na área de aconselhamento, e deve buscar mais a graça de Deus para eles ter mais facilidades e habilidades para aconselhar pessoas problemáticas, porque elas precisam de remédio certo e na hora certa, uma palavra errada poderá ofender ela para sempre. A depressão é cruel, e ataca a alma e tira a alegria da pessoa, ela precisa ser tratada e banida da vida do individuo com muita sabedoria divina, o deprimido quer paz, e o espírito de conselho promovem a paz em todas as dimensões. 

5º O Espírito de Fortaleza: O Espírito Santo promove forças espirituais, não é o mesmo que forças físicas, no caso de Sanção, foi promovida as duas forças a espiritual e física; se o espírito santo quiser ele pode também aumentar as nossas forças físicas. Espírito de fortaleza é a força espiritual para os cristãos prosseguir na fé, a promoção da fortaleza espiritual é uma das operações do dom da profecia, que está relacionado a exortação, cf  At. 20.2 “ E, havendo andado por aquelas terras e exortado-os com muitas palavras, veio a Grécia” At. 11.23 “o qual, quando chegou viu a graça de Deus, se alegrou e exortou a todos a que, com firmeza de coração, permanecessem no Senhor” Paulo foi usado tremendamente por Deus para encorajar os fiéis e promover a fortaleza espiritual, espírito de fortaleza equivale ao dom da fé, firmeza, coragem.

6º - O Espírito de Conhecimento:  Essa manifestação leva o crente a buscar mais no senhor o conhecimento e sabedoria para resolver problemas de difícil solução. Oséias disse conheçamos e prossigamos em conhecer o Senhor, mas somente através desta manifestação do espírito santo na vida dos cristãos que ele consegue buscar o verdadeiro conhecimento que não vem das faculdades, mas sim vem do alto das luzes inaccessíveis. Seria na sistematização de Paulo o dom de discernir os espíritos, que é o mesmo dom de revelação escrita em Efésios 1.17 “para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o pai da glória vos dê em seu conhecimento o espírito de sabedoria e de revelação” 1Co.14.26 “Que fareis, pois, irmãos? Quando vós ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação” a revelação é o conhecimento de Deus, Deus revela os mistérios através do Espírito  Santo trabalhando dentro do dom de discernir os espírito.         

7º O Espírito de Temor do Senhor: É a obra do espírito santo para fazer o crente a temer a Deus. Não podemos ter medo de Deus, mas temos que temer a Deus, ter respeito por Ele, reverenciar Ele a altura que Ele merece, temos que ter medo de pecar contra Deus; existe pessoa que tem medo de Deus, não devemos ter medo, Deus é infinitamente amoroso, até mesmo a ira de Deus é uma manifestação do seu amor, nós podemos ofender a Deus com as nossas ações, mas o espírito santo nosso ajudador com diz Paulo aos Romanos 8.26 “ E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis”  O Espírito nos ajuda nas horas de fraquezas espirituais; o espírito santo produz em nos o temor para nós não pecar contra Deus. O temor ao senhor é o principio da ciência; Pv. 9.10 “O temor do Senhor é o principio da sabedoria, e a ciência do santo, a prudência” o segredo da sabedoria, da ciência e da prudência e a capacidade de racionar está única e exclusivamente ligado ao temor de Deus. Temer ao Senhor é ser prudente em relação a pessoa de Deus e sua obra; o temor produz sabedoria, mas também ele prolonga os dias de vida do individuo sobre a terra. Cf. Pv. 10.27 “O temor do Senhor aumenta os dias, mas os anos dos ímpios serão abreviados”  vejam a longitude de vida para os tementes a Deus e os ímpios terão uma vida curta.

1 comentários:

fagner disse... [Responder comentário]

pastor ,gostei muito do seu artigo,pois tenho visto pastores querendo ser mais que Deus nas igrejas que pertence a cristo,pois tenho eu o mesmo conceito que o senhor tem que DEUS possa estar sempre contigo em o nome do pastor excelente CRISTO JESUS ! AMEM . IRMAO GERALDO

Postar um comentário

Todo comentário deve seguir os critérios: estar relacionado ao assunto, ter identificação do comentarista e mesmo assim passa pelo nosso crivo daí decidiremos se devem ser publicados ou não.