COMO MELHORAR A ESCOLA DOMINICAL

COMO MELHORAR A ESCOLA DOMINICAL


Antes de tratarmos do tema "Como Melhorar a Escola Dominical", faremos algumas reflexões sobre a importância da ED no contexto da Educação Cristã.

A - A Escola Dominical não é uma atividade opcional, é uma atividade essencial. Ela se confunde com a própria essência da Igreja.

"E perseveravam na doutrina dos apóstolos" (At 2.42).

O Manual da Escola Dominical diz: "A Escola Dominical não é uma parte da igreja; é a própria igreja ministrando ensino bíblico metódico."

OBS: Enquanto as igrejas tradicionais estão repensando a ED, grande parte das igrejas pentecostais somente começaram a pensar na relevância do ensino bíblico sistemático de algumas décadas para cá. (A CPAD através do Setor de Educação Cristã e especificamente do CAPED vem realizando um excelente trabalho de conscientização nesta área)

Há algumas décadas atrás, na maioria das igrejas tradicionais, era comum o número de matriculados na ED ser superior ao número de membros da igreja. O que podemos dizer das nossas Escolas Dominicais?

B - Onde fica a ED no programa geral de nossas igrejas? Qual a sua importância?

Conceito: "A Escola Dominical conjuga os dois lados da Grande Comissão dada à Igreja (
Mt 28.20; Mc 16.15). Ela evangeliza enquanto ensina." (Manual pág.108)

O cumprimento da Grande Comissão através da ED, pode ser visto em quatro etapas:

Alcançar - a ED é o instrumento que cada igreja possui para alcançar todas as faixas etárias.
Conquistar - através do testemunho e da exposição da Palavra: "...serão todos ensinados por Deus...todo aquele que do pai ouviu e aprendeu vem a mim" (
Jo 6.45). A conversão é perene quando acontece através do ensino.
Ensinar - até que ponto estamos realmente ensinando aqueles que temos conquistado?
"O ensino das doutrinas e verdades eternas da Bíblia, na Escola Dominical deve ser pedagógico e metódico como numa escola, sem contudo deixar de ser profundamente espiritual." (Manual pág. 108, alínea b)
Treinar - devemos treiná-los para que instruam a outros.