quarta-feira, 9 de maio de 2012

A QUINTA FASE DA IGREJA; A IGREJA EM SARDES

A QUINTA FASE DA IGREJA
                             A quinta fase da igreja da dispensação da graça divina; inicia-se com a igreja de Sardes, representa o período que vai de 1517 a 1750, período do auge da reforma protestante. Em 1750 começou o avivamento missionário mundial, o despertamento para o campo de missões, chamadas de missões modernas.


O ANJO DA IGREJA EM SARDES
Ap. 3. 1”Ao anjo da igreja que está em Sardes”.
Não temos informações concretas e corretas sobre o pastor da igreja em Sardes a luz do novo testamento, neste caso especificamente. A minha capacidade de interpretação é pouca, nada sabemos, porém a história contada e comentada por Eusébio de Cesárea, menciona que poderá ter sido Melito o bispo (pastor) de Sardes. O que o texto Sagrado deixa claro como nas outras cartas, que havia ali um pastor responsável pelo trabalho da igreja, e que a carta foi enviada ao anjo da igreja, isto é, ao pastor presidente da igreja em Sardes.
Conforme nos conta Eusébio, Melito escreveu uma apologia, dirigida ao imperador romano, em defesa da fé cristã. Foi um bom crente, e pastor, dotado de grande poder e autoridade na sua geração, homem Eloqüente e fervoroso.

A Palavra Sardes: significa Remanesceste, mas no grego língua original do novo testamento, “príncipe de gozo!” a palavra gozo no sentido bíblico especial significa alegria interior, provido por um sentimento de paz.

SITUAÇÃO GEOGRÁFICA DA ÉPOCA:
Sardes era a capital da Lídia, o império do celebre e rico Creso. A cidade, situada no sopé da montanha Tamoio, à beira do Pctolo, era famosa pelas suas riquezas e luxo. Conforme a tradição, Sardes foi a primeira cidade dessa região a receber o Evangelho, sob a pregação do apostolo João; também foi a primeira a desviar-se da fé, e uma das primeiras a se destruída e virar em ruínas, hoje faz parte da Turquia asiática com o nome de Start e foi reconstruída. Comenta-se entre os historiadores cristãos que Sardes fora uma grande fortaleza e poderosa, até que foi derrotada por Ciro rei da Pérsia, em 549 aproximadamente a.C.  Essa cidade até então passou a ser dominada por Antíoco, o Grande, e a igreja passava por uma situação melindrosa espiritualmente falando nos dias desse rei .

A Igreja em Sardes – Representa o período que vai de 1571 a 1750 d.C. Período da reforma protestante, e foi em 1750 que começou o avivamento missionário mundial, tudo nos leva a crer que o pastor dessa igreja estava sofrendo muito com as questões morais, que poderia levar uma morte moral e espiritual, Ef.2.1,’’E vos vivificou, estando vós mortos  em ofensas e pecado” o pastor é o representante legitimo da igreja, e não pode conformar com o sistema mundano perverso conforme Paulo ensina escrevendo aos Romanos 12 “e não conformeis com este mundo”
 
EXPLICAÇÕES HISTÓRICAS:
Neste período levantaram-se grandes responsáveis espirituais, com certeza suscitados por Deus para reconduzir “um resto” os fiéis, á Bíblia e ao Senhor Jesus Cristo, que existiam espalhados  pelos quadrantes do globo. Estes são os Reformadores entre os quais se destacam: Wycliffe, João Huss, Martino Lutero, Zwínglio, João Calvino, João Knox Jerônimo Savanarola, E tantos outros. Infelizmente quando estes homens morreram; os seus sucessores, no lugar de procurarem com oração e humildade a verdade da Primeira igreja, ficaram cristalizados e não progrediram. E muitas igrejas por eles deixadas tornaram-se seitas, e outras aderiram um sistema litúrgico catalisados, como por exemplo, os luteranos. Vale a pena descrever resumidamente a vida de Jerônimo Savanarola.

Jerônimo Savanarola. Chamado por alguns historiadores cristão de o grande precursor da reforma protestante, tendo nascido em 1452 e veio falecerem 1498, um pouco antes da reforma. Foi um grande pregador eloqüente que atraia multidão, pregava contra as heresias da Igreja Católica, e contra a corrupção dentro da igreja pelos bispos,  o povo não mais queria ler as literaturas da igreja Roma, e na maioria se interessava pelos sermões do então pregador. Savanarola era um homem de fervente oração, o local que ocupava no altar para  oração ficava molhado de lagrimas, passava horas orando, essas intensas orações fazia com que Jerônimo teve nojo do mundo, e repugnassem com firmeza as heresias Católicas, que foram abrindo caminho para reforma, diz que certa vez quando sentado num dos púlpitos onde pregava e seu rosto brilhou como de um anjo, ele pregava forte contra o pecado do mundo  da época, seus sermões atraia ate homens mais culto de sua época, o povo levantava a meia noite e esperava abrir as portas do templo onde ele pregava para ouvir seus sermões cheio de unção do Espírito Santo. Tentaram induzir Savanarola a desistir de denunciar o pecado, mas o fervor e a graça de Deus na sua vida não deixou a ser levado pelas enxurradas de heresias. O grande pregador Savanarola foi ameaçado por Roma de ser excomungado, (excluído da Igreja) e o ano de 1498 por ordem do papa chefe maior da igreja Católica Romana, foi queimado vivo em praça pública, quando as chamas começaram a devorar o seu corpo Jerônimo disse: ”O Senhor sofreu tanto por mim ‘’selando sua vida como mártir, deixando exemplo de fidelidade ao senhor Jesus Cristo.

A Reforma Protestante: Teve inicio em 1517, promovida e liderada pelo alemão Martinho Lutero, logo alcançou grandes dimensões e aliados forte como: Zwinglio que levou a reforma para a França, João Calvino foi Genebra na Suíça, João Knox foi reformar a Escócia. Era necessário fazer uma reforma, porque a igreja tinha perdido todo o seu brilho espiritual, e a negridão do pecado apesar de denunciado por Savanarola e outros. Os sacerdotes faziam da igreja propriedades suas. “Como alguns pastores hoje fazem” dentro desse aspecto inconformistas do povo e dos intelectuais filósofos iluministas em plena renascença que surge a reforma protestante como já citada neste livro em páginas anteriores.      

A Contra Reforma: Para combater o avanço dos protestantes a igreja Católica Romana criou a contra reforma, e partir para o ataque brusco, em 1941, começou a empregar medidas drásticas para conter o avanço dos protestantes, e reconquistar o terreno pedido, a igreja Católica tentou de todas as formas e maneira para impedir que os crentes crescessem, pois o progresso dos crentes eram excelentes, e muito bons, e os avanços assustadores; diante disto a igreja católica tomou três medidas para combater esse avanço dos cristãos; espetacular hoje chamados de evangélicos e nós não envergonhamos de sermos chamado de evangélicos, os crentes, os protestantes como afirmou Paulo em Rm.1.16-17 “porque não me envergonho do evangelho de Cristo , pois é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê ,primeiro e também do Grego ,que nele se  descobre a justiça de Deus de fé em fé , como está escrito:Mas o justo viverá da fé”  abaixo as três medidas tomada pela então poderoso igreja medieval, ou igreja católica como gostam de ser chamados.

1º O Concilio de Trento: Foi um consilio desumano, desleal, e abominável. O consilio trabalhou contra a reforma protestante, foi assim chamado porque reuniu-se em Trento em 1545 e durou mais de 18 anos, ele proporcionou meios para a igreja romana combater o crescimento dos crentes. Os lideres da igreja católica defendia a toda custa a crença em uma Igreja medieval que tinham que usar forças religiosa e militar para conter o avanço dos então chamados protestantes, este concilio criou o Index órgão responsáveis pela queima de todos escritos e livros que a igreja católica condenava, e  os livros que ela condenava era os livros dos protestantes, as versões das bíblias também incluía nesta listas condenatória da igreja Romana. O Index era chamado de congregação da inquisição, dava apoio para combater as crenças e as idéias protestantes além dos livros.

2º A Santa Inquisição: A igreja Católica que já vinha cometendo tortura ao não católico desde 1231, agora com mais forças e freqüência a inquisição chefiada pelo Papa Pio V, e levava preso e lutavam incansavelmente contra os humilde cristão reformados, os procuravam de todas as formas e em todos os lugares, muitos se escondiam em cavernas para se livrarem da inquisição, a inquisição foi um mal para humanidade impretada pela igreja de Roma, como já mencionamos em páginas anteriores a este livro

3º A Companhia de Jesus: Fundada por Inácio de Loyola, que era um espanhol, que tentou ser famoso como soldado e se viu frustrado, resolveu ser um santo, em 1540 organizou a sociedade de Jesus, com o objetivo de lutar contra os supostos inimigos da igreja católica que para ele eram os protestantes; vai aqui uma grande verdade os cristãos autênticos nunca foram contra as pessoas que freqüenta a igreja católica, mas sim contra as heresias da igreja e os dogmas e as atitudes covarde de barrar a democracia. Os chamados jesuítas fundaram muitas escolas e fizeram missões, com único objetivo impedir o avanço dos crentes, que para eles os protestantes eram o mal herege. Os jesuítas em nada contribuíram para educação no Brasil, seus objetivos eram outros, a prova disto é o manifesto dos pioneiros da educação em 1932, que foi fortemente atacado e rejeitado pela igreja católica, é só ler a historia da educação, que não aceitavam uma educação publica, pois ela a igreja de Roma tinha o monopólio da educação privada que até então estava tudo sob o seu controle, os pobres e aqueles que não tinha dinheiro para repassar a igreja ficavam sem estudar. Era uma educação excludente e que se ensinava os dogmas da igreja católica e não as ciências técnicas, sob os colégios jesuítas, que até hoje herdamos uma herança maldita nas escolas publicas e particulares do nosso país.

Noite de São Bartolomeu Na França: 1572, foi um terrível massacre aos crentes franceses, eles foram convidados a participarem de um casamento; por ordem de Catarina de Medíce, pegou de surpresa os que ali estavam, cerca de 70 mil de protestantes foram mortos, e o papa mandou congratulações para Catarina, e regozijaram muito com a morte dos inocentes e indefesos crentes, é a besta vestida e escarlata do apocalipse. Igreja católica estava inquieta com o avanço do evangelho através dos crentes, e já não tolerava mais os protestantes que eram muitos prósperos, e o governo Francês em obediência a essa religião que sempre teve vontade de dominar o mundo, aliás, dominou por muitos anos; começou a impor a força militar e policial contra os não católicos, em 1659 foi tomadas medidas drásticas contra os protestantes, como por exemplo, suspensão dos direitos civil, obrigando os não católicos a professar a fé católica, os protestantes na França ficaram desamparados por lei. Neste período a lei era feita única e exclusivamente para beneficiar os membros da igreja católica e principalmente o clero romano que abusa do poder.

0 comentários:

Postar um comentário

Todo comentário deve seguir os critérios: estar relacionado ao assunto, ter identificação do comentarista e mesmo assim passa pelo nosso crivo daí decidiremos se devem ser publicados ou não.