sexta-feira, 11 de maio de 2012

JESUS ENTRA NA IGREJA EM SARDES

JESUS COMEÇA JÁ REPROVANDO AS AÇÕES DOS CRENTES EM SARDES
Ap.3.1 “Eu sei as tuas obras” “Tens nome de que vives, mas estás morto”
Jesus começa a carta reprovando aquelas ações e obras que só tem nome, são aqueles que fazem a obra de Deus só para aparecer, ou somente para mostrar aos homens e a outros, isso significa dizer “Não achei as tuas obras perfeita, ou completa” há uma inclinação para começar varias obras, mas sem completar concluir. Obras mortas feitas por impulsos carnais, exteriormente pareciam vivas, mas interiormente estavam mortas; tinham apenas aparecia de espiritualidade, mas na realidade não eram espiritual, a forma de adoração não era sincera, nesta igreja podemos identificar a falsa adoração, ou seja, a hipocrisias, obras que só tem fachada, morta moralmente, a igreja em Sardes estava morta espiritualmente. Não são poucos os crentes que só vivem de aparência, mas interiormente nada tem, é preciso rasgar a mascará e romper com os aguilhões do pecado e manifestar os verdadeiros adoradores, Jesus quer verdadeiros adoradores. No dia do tribunal de Cristo muitos vão chegar com carretas e mais carretas lotadas de obras, mas de palhas; aparentemente muitas obras, mas, sem valor espiritual. Existem um modismo tendenciosos dos pós modernistas que inquieta o ser humano em fazer algo somente para mostrar aos pastores da igreja, ou quem está no comando, querem ser honrados destacados, apresentados e assim por diante, mas o que importa é o que é feito para Deus; e esse que fica registrado no livro sagrado de Deus, esse recebera a recompensa das mãos do Senhor Jesus Cristo, não importa a quantidade de obras feita, mas sim, as qualidades delas. Mas não podemos esquecer que Jesus quer também quantidade, mas com qualidade.       

DESPERTAMENTO A VIGILANCIA
Ap. 3.2 “Se vigilante e confirma o restante que estava para morrer, porque não achei as tuas obras perfeitas diante de Deus”
Confirma: Significa dizer, livra o restante que está para morrer espiritualmente em Sardes; Jesus estava dando uma ordem ao pastor de Sardes, Severino Pedro afirma em seu livro apocalipse versículo por versículo p. 52, que o pastor de Sardes já estava morto espiritualmente. Por que as obras da igreja em Sardes não eram perfeitas diante de Deus? Por farias razões, faziam obras por contendas, e não por amor Paula trás para nós uma recomendação em Fl.2.3-4, “Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos Outros” uma outra razão era cobiça, Deus não aceita essas atitudes por inveja, ou ainda fazia obras sem espiritualidade, somente com intuito dos homens verem e para mostrar aos membros da igreja Tg. 3.14, “Mas, se tendes amarga inveja e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade”. A determinação de Jesus Cristo era com urgência , confirma a fé dos remanescentes e os retira, ou seja, aviva o restante que está para morrer espiritualmente; as obras que não foram perfeitas diante de Deus aqui refere-se também ao pastor da igreja, temos verdadeiro homens de Deus, pastores que não se curva para o capitalismo selvagem, e para a imposição da política, e que tem achado graças aos olhos de Deus, eu conheço alguns deles por este Brasil afora, homem como: pastor José Welliton Bezerra da Costa do estado de São Paulo, Anselmo Silvestre de Minas Gerais, Sebastião Rodrigues de Souza de Mato Grosso, Manoel Cardoso da Cruz de Rondônia, e muitos outros espalhados pelos estados do Brasil, que não citarei por questão de espaço. Mas infelizmente infiltrados no meio da igreja estão os mercenários, aqueles que surrupiam tudo da igreja; são verdadeiro surrupiadores, sem falar nos trapaceiros e mentirosos, com nome de pastor carregando malas de dinheiro e sendo presos pela policia federal; graças a Deus que os pastores Assembleiano sem descriminação para com os outros, tem se guardado desses venenos, desse vírus maléfico.

JESUS DA OPORTUNIDAE PARA O ARREPENDIMENTO
Ap. 3.3 “Lembra-te pois, do que tens recebido e ouvido, e guarda-o, e arrepende-te se não vigiares, virei sobre ti como ladrão e não saberás a que hora sobre ti virei” 
O crente precisa estar sempre lembrado dos ensinamentos ministrados pelos oficiais da igreja, infelizmente o conteúdo das lições bíblica dominial e quase sempre esquecido logo após o termino do trimestre, por falta de uma metodologia consistente dos professores e superintendentes, as aulas são muito preletivas e logo vem o esquecimento; e existem uma evasão muito grande na escola dominical e acelerou mais nestes últimos anos, e a conclusão que se tem é que a escola dominical não da IBOPE, ninguém o vê. Mas quero lembrar a esses incautas que a escola dominical que se firma as estacas Is. 54.2 “Amplia o lugar da tua tenda, e as cortinas das tuas habitações se estendam; não o impeças; alonga as tuas cordas e firma bem as tuas estacas”

CONSEQUENCIA SE NÃO SE ARREPENDER
Se não vigiares, virei contra ti como um ladrão, aqui temos uma breve advertência, Hb. 2.1 “Portanto, convém-nos atentar, com mais diligência, para as coisas que já temos ouvido, para que, em tempo algum, nos desviemos delas” Hb. 2.3 “como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação, a qual, começando a ser anunciada pelo Senhor, foi-nos, depois, confirmada pelos que a ouviram” temos que guardar a salvação, Hb.10.23 “retenhamos firmes a confissão da nossa esperança, porque fiel é o que prometeu” Paula exorta nos dizendo em Romanos 8.1 “Portanto, agora, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não
andam segundo a carne, mas segundo o espírito”
“virei sobre ti como ladrão”  - ladrão no grego kleptos, e trás a idéia de algo invisível, ou de algo inesperado, ou até mesmo de uma pessoa indo em direção de algo precioso, Sl.135.4 o doutor Russell Norman Champrim Ph,D. grande expoente do apocalipse citado por Severino Pedro em seu livro apocalipse versículo por versículo p. 52 da a seguinte interpretação  sobre a frase “virei sobre ti como ladrão” de maneira inesperada, como um laço tristinho para os que não estiverem preparados, sem nenhuma oportunidade de aviso prévio.  “lembra-te pos, do que tens recebido e ouvido guarda e arrepende-te”  se isto não acontecer Jesus pegara muita gente de surpresa, o cristão que se presa tem que estar sempre vigiando, atento ao toque da trombeta de Deus, o alarido e a voz do arcanjo 1Ts. 4.16 “Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro” Jesus poderá voltar a qualquer momento, isto é, “como ladrão” em primeiro lugar o ladrão não avisa para o dono da casa que vai entrar pra roubar, eu já tive essa dolorosa experiência de ser roubado, em segundo lugar sempre quando ele entra em uma residência ele procura levar os moveis mais caro, ou o objeto de maio valor, é ai que temos que vigiar, essa é uns alerta universais validos para todas as épocas e em todos os lugares do globo terrestre.

JESUS FEZ UM ÚNICO ELOGIO A IGREJA EM SARDES
Ap. 3.4 “Mas também têm em Sardes algumas pessoas que não contaminaram suas vetes e comigo andarão de branco; porque são dignas disso”
A historia da igreja confirma que sempre ouve os fiéis, chamados de remanescentes, que não contaminaram as suas vestes, ou, não contaminaram as vestimentas, e que sempre procuram manter a sua viva fé em Cristo, a simplicidade, a comunhão, e a pureza espiritual, e principalmente a devoção a Jesus Cristo, atualmente vejo muitos jovens cristãos dizer que irão abandonar os seus estudos, devido o ambiente promíscuos em que se encontram as escolas publicas e particulares, percebo nestes jovens falta de firmeza e maturidade espiritual, e exatamente nestes lugares que a luz de Cristo que estão sobre nós tem que brilhar, não podemos manter uma postura de covardia, temos que enfrentar a realidade dos problemas frente a frente, e contra-atacar, com as armaduras que Deus nos deu, abandonar os estudos só porque a falsa filosofia humanística ensina o ateísmo religioso, vejo isto como falta de firmeza e fé, a meu ver seria nestes lugares uma ótima oportunidade de falar e mostrar a realidade da existência de Deus que é maior do que os falsos mestres filósofos; alem do mais sabemos que sempre ouve os falsos, mas também Jesus nunca ficou na terra sem quem desse testemunho da verdade. O texto sagrado diz que em Sardes tinham aquelas pessoas salvas que não se contaminaram que não morreram manteram-se fiéis a Cristo. jo.4.23, porque os olhos de Deus estão sobre os fiéis, Sl.101.6-7, Sl.1.1-2 “Andarão de Branco” significando que serão tidas por Cristo como justas, o branco aqui expressa justiça, pureza, retidão, fé, amor, esperança. A história eclesiástica comentada por Eusébio, diz: que existia em Jerusalém uma corte de apelação máxima, de ultima instancia, composta por 71 sacerdotes, assim se um sacerdote fosse acusado por cometer algum crime e fosse julgado por este tribunal e se fosse absorvido, ele então recebia um manto branco, como sinal de sua pureza inocência. Branco na exegese mais aceita significa retidão, paz, doçura, pureza, inocência. Jd.23 Ec. 9.8, “Em todo tempo sejam alvas as tuas vestes, e nunca falte o óleo sobre a tua cabeça” é bom lembrar que Deus sempre levantou alguém para ministrar e pregar o seu evangelho com coragem, vale apenas citar aqui o profeta Elias, que era um homem do interior, e ninguém dava nada por ele, mas aos olhos de Deus era muito precioso; Deus o levantou para fazer a diferença em um mundo completamente idolatra, Elias tinha a missão de mostra para todo Israel que existe um Deus nos céus que responde as orações do seu povo, e o mais responde com fogo, um certo escritor disse “Elias um exterminador de Baal”  Rs. 19.18 Is.1.9    

JESUS FEZ UMA TRIPLICE PROMESSA AOS VENCEDORES EM SARDES
Ap. 3.5 “Ao que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu pai diante de seus anjos”

A primeira promessa: Vestir o vencedor de vestes brancas.
“Ao que vencer será vestido de vetes brancas”
Representa a vitória, não terá mais sentimento de culpa, significando vestes de anjo Lc. 24.4, “E aconteceu que, estando elas perplexas a esse respeito, eis que pararam junto delas dois varões com vestes resplandecentes” é aquilo que João disse: seremos semelhantes a Ele, assim como ele é o veremos, ou seja, o seremos, isto é, pureza e santidade em um estado eterno perfeito incapaz de pecar por pensamento e ações.

A Segunda Promessa: Não riscar o nome do livro da vida.
“De maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida”
Isso também demonstra que é possível o nome de um crente ser riscado ou removido do livro da vida; Sl.69.28 “Sejam riscados do livro da vida e não sejam inscritos com os justos” encontramos na bíblica diversas referencias a esse livro, Moisés tinha certeza do seu nome escrito nesse livro Ex. 32.33 “Agora, pois, perdoa o seu pecado; se não, risca-me, peço-te, do teu livro, que tens escrito”  somente serão livrados da grande tribulação os matriculados no livro da vida Dn. 12.1 “E, naquele tempo, se levantará Miguel, o grande príncipe, que se levanta pelos filhos do teu povo, e haverá um tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até àquele tempo; mas, naquele tempo, livrar-se-á o teu povo, todo aquele que se achar escrito no livro” só serão permitido a entrada na Jerusalém celestial os que estiverem escrito no livro Ap. 21.27 “E não entrará nela coisa alguma que contamine e cometa abominação e mentira, mas só os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro” isto fica bem claro que qualquer pessoa que nasceu de novo, mas posteriormente deixou de preservar na fé, terá seu nome cancelando excluído do livro de registro de vida eterna, Jesus disse aos vencedores de maneira nenhuma riscarei, por outro lado significa dizer que há possibilidade de uma pessoa ter o seu nome apagado do livro, ter o nome riscado do livro eterno de Deus significa a perda da salvação, e a vida eterna, e ser por fim lançado no lago do gogo eterno, Ap. 20.15, “E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo” em Ap. 21.27 fez o registro bíblico que só serão admitidos a entrarem na Jerusalém celeste os que estiverem  os seus nomes escritos no livro da vida do cordeiro, mas o que nos chama a atenção é o que Jesus disse: de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida, seremos eternamente registrados no cartório celeste, e nunca mais será removido o seu nome do livro, isto que dizer que o pecado não mais terá domínio ou poder sobre o crente.

A Terceira Promessa: Confessar o nome diante de Deus e dos anjos.
“Confessarei o seu nome diante do meu pai e dos seus anjos”
Refere-se ao texto sagrada escrito por Mateus 10.32 “Portanto, qualquer que me confessar diante dos homens, eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus” e Lc. 12.18 Rm.10.9 serão envergonhados aqueles que não confessar a Cristo Mt 10.33 “Mas qualquer que me negar diante dos homens, eu o negarei também diante de meu Pai, que está nos céus”  Mc. 8.38, o sentido seria testificar, ou seja, Jesus estava dizendo eu testifico dou testemunho de vocês diante de Deus, e os seus anjos.

0 comentários:

Postar um comentário

Todo comentário deve seguir os critérios: estar relacionado ao assunto, ter identificação do comentarista e mesmo assim passa pelo nosso crivo daí decidiremos se devem ser publicados ou não.