sábado, 21 de abril de 2012

SUBSÍDIO DA LIÇÃO BIBLICA CPAD

JESUS APRESENTA-SE À  IGREJA EM ESMIRNA COMO:
Ap. 2.8 “O primeiro e o ultimo o que morreu mais reviveu” Jesus apresenta a essa Igreja como um vencedor, como aquele que venceu todas as batalhas, como aquele que venceu todas as tentações naturais e sobrenaturais submetidas a ele, como Ele sempre fez, Ele  venceu a morte,  ele ressuscitou vencendo o império da morte. Sidarta Gautama que viveu 460 anos a.C. esta morto e sua ossada destruída pela terra, mas o nosso salvador Jesus Cristo esta vivo. Confúcio que viveu entre 551 a 479 na China que desenvolveu uma filosofia cujo objetivo era solucionar os problemas sociais do seu tempo; morreu e está no tumulo, sua ossada foi destruída pela terra, Jesus foi o primeiro a ressuscitar, a primícias dos que dorme, e o ultimo também, essa é uma prova viva e autentica da ressurreição de Cristo, não adianta os cépticos com suas argumentação filosófica contrária a ressurreição de Cristo, porque temos as provas em mãos desse maravilhoso milagre, “Cristo Ressuscitou”. Mt.28.6 “Ele não está aqui, porque já ressuscitou, como tinha dito. Vinde e vede o lugar onde o Senhor jazia” A ressurreição de Jesus Cristo é uma das verdades essenciais do Evangelho em 1Co 15.1-8, “Também vos notifico, irmãos, o evangelho que já vos tenho anunciado, o qual também recebestes e no qual também permaneceis; pelo qual também sois salvos, se o retiverdes tal como vo-lo tenho anunciado, se não é que crestes em vão. Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras,  e que foi visto por Cefas e depois pelos doze. Depois, foi visto, uma vez, por mais de quinhentos irmãos, dos quais vive ainda a maior parte, mas alguns já dormem também. Depois, foi visto por Tiago, depois, por todos os apóstolos e, por derradeiro de todos, me apareceu também a mim, como a um abortivo” A ressurreição de Cristo é comprovada, não há duvidas, ele ressuscitou para comprovar a essência restauradora do evangelho conforme abaixo enumerados:
- A Ressurreição de Jesus comprova que Ele é o Filho de Deus. Rm 1. 4 “declarado Filho de Deus em poder, segundo do Espírito de santificação, pela ressurreição dos mortos - Jesus Cristo, nosso Senhor”
- A Ressurreição de Jesus Garante a eficácia da sua morte redentora. Rm 6.4 “De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo ressuscitou dos mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida” 1 Co 15.17-21 “E, se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé, e ainda permaneceis nos vossos pecados. E também os que dormiram em Cristo estão perdidos. Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens. Mas, agora, Cristo ressuscitou dos mortos e foi feito as primícias dos que dormem. Porque, assim como a morte veio por um homem, também a ressurreição dos mortos veio por um homem”
- A Ressurreição de Cristo Confirma as verdades das Escrituras. Lc 24.44-46 “E disse-lhes: São estas as palavras que vos disse estando ainda convosco: convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na Lei de Moisés, e nos Profetas, e nos Salmos. Então, abriu-lhes o entendimento para compreenderem as Escrituras. E disse-lhes: Assim está escrito, e assim convinha que o Cristo padecesse e, ao terceiro dia, ressuscitasse dos mortos”
- A Ressurreição de Cristo é a prova do juízo futuro dos ímpios. At 17.30,31 “Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, em todo lugar, que se arrependam, porquanto tem determinado um dia cem que com justiça há de julgar o mundo, por meio do varão que destinou; e disso deu certeza a todos, ressuscitando-o dos mortos”
- A Ressurreição de Cristo é o fundamento pelo qual Cristo concede o Espírito Santo e a vida espiritual ao seu povo Jo 20.22; Rm 5.10; 1 Co 15.45, e a base do seu ministério celestial de intercessão pelo crente. Hb 7.23-28 “E, na verdade, aqueles foram feitos sacerdotes em grande número, porque, pela morte, foram impedidos de permanecer; mas este, porque permanece eternamente, tem um sacerdócio perpétuo. Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles. Porque nos convinha tal sumo sacerdote, santo, inocente, imaculado, separado dos pecadores e feito mais sublime do que os céus, que não necessitasse, como os sumos sacerdotes, de oferecer cada dia sacrifícios, primeiramente, por seus próprios pecados e, depois, pelos do povo; porque isso fez ele, uma vez, oferecendo-se a si mesmo. Porque a lei constitui sumos sacerdotes a homens fracos, mas a palavra do juramento que veio depois da lei, constitui ao Filho, perfeito para sempre”
- A Ressurreição de Cristo garante ao crente a sua futura herança celestial 1Pe 1.3,4 e sua ressurreição ou transformação quando o Senhor vier.
- A Ressurreição de Cristo ela põe à disposição do crente, na sua vida diária, a presença de Cristo e o seu poder sobre o pecado. Gl 2.20; Ef 1.18-20; Rm 5.10 Mt.28.9 ”E, indo elas, eis que Jesus lhes sai ao encontro, dizendo: Eu vos saúdo. E elas, chegando, abraçaram os seus pés e o adoraram”
A ressurreição de Cristo está bem comprovada historicamente e teologicamente. Depois de ressuscitar, Cristo permaneceu na terra por quarenta dias, aparecendo e falando com os apóstolos e muitos outros de seus seguidores. Veja abaixo os detalhes de suas aparições depois da ressurreição:
1º - A Maria Madalena. Jo 20.11-18

2º - As mulheres que voltavam do sepulcro.

3º - A Pedro. Lc 24.34

4º - Aos dois que iam a caminho de Emaús. Lc 24.13-32

5º - A todos os discípulos, exceto Tomé e outros com eles. Lc 24.36-43

6º - A todos os discípulos num domingo à noite, uma semana depois Jo 20.26-31

7º - A sete discípulos junto ao mar da Galiléia. Jo 21.1-25

8º - A 500 crentes na Galiléia. 1Co 15.6

9º - A Tiago. 1 Co15.7

10º - Aos discípulos que receberam a Grande Comissão.

11º - Aos apóstolos, no momento da sua ascensão. At 1.3-11

12º - Ao apóstolo Paulo. 1Co 15.8
                                           (adaptado da Bíblia de Estudo Pentecostal)

0 comentários:

Postar um comentário

Todo comentário deve seguir os critérios: estar relacionado ao assunto, ter identificação do comentarista e mesmo assim passa pelo nosso crivo daí decidiremos se devem ser publicados ou não.