quinta-feira, 22 de setembro de 2011

O PROCESSO DA SANTIFICAÇÃO

O PROCESSO DA SANTIFICAÇÃO.

Santificação Instantânea
Ela inicia quando o individuo aceita Jesus como seu único e suficiente salvador e senhor dos céus e da terra. Essa é a santificação chamada de INSTANTANEA, o homem torna-se santo ao nascer de novo, foi exatamente o que Jesus disse a Nicodemos necessário vos é, nascer de novo, sem o novo nascimento é impossível o individuo herdar o reino dos céus. Em Atos 16.30-31 está escrito “crer no Senhor Jesus e será salvo” só é salvo quem é santo, se não for santo não é salvo. Em Lucas 23.43 Jesus disse: “em verdade te digo hoje estarás comigo no paraíso”  isto Jesus disse ao Ladrão que foi perdoado na cruz, para ir para o paraíso tem que ser santo, essa santificação começou no ex ladrão após o seu arrependimento, e o arrependimento levou-o a aceitar Jesus como o seu salvador pessoal, o resultado Jesus perdoou os seus pecados. Isso é santificação INSTANTANEA. No momento que o pecador aceita Jesus o Espírito Santo passa a habitar no Crente, 1Co. 3.16; “Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós” O Espírito Santo como o nome já diz é “SANTO” e só habita em corpo santo, isto é uma prova da santificação instantânea no momento que o pecador arrependido aceita Cristo ela passa a ser santo. Isto é, o Espírito Santo o torna santificado.
Habitar = aparece no texto sagrado com o sentido de morar, que é diferente de visitar, o visitante não fica muito tempo na casa apenas visita, quem mora tem acesso livre e permanece no lugar, o visitante e passageiro e transitório; quem habita faz morada, isto está de acordo com o ensinamento pedagógico de Jesus em João 14.16 “E eu rogarei ao Pai, e rele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre” vejam a palavra que aparece no texto em apreço “para sempre” significa que o Espírito Santo veio morar no crente para sempre, mesmo depois que o crente venha a pecar o espírito santo não os deixa, mas passa a trabalhar na vida dele de forma diferente para que ele alcance novamente a santificação.

Santificação Permanente
Não basta ser santo apenas dos dias de culto, ou dentro da igreja ou ainda na semana da santa ceia, a santidade tem de ser permanente em nossa vida. Temos que ser santos na faculdade onde estudamos ou trabalhamos, no comercio onde prestamos serviços, na lavoura trabalhando, no trabalho cuidando do gado e assim por diante. O pregador de Eclesiastes disse: Ec.9.8 Em todo tempo sejam alvas as tuas vestes, e nunca falte o óleo sobre a tua cabeça. Portanto temos que ser santo em todo tempo, sendo a santificação permanente ela também deve ser progressiva.

Santificação Progressiva
2Co.7.1 Ora, amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus.
Ef.4.22-24 “que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano, e vos renoveis no espírito do vosso sentido,e vos revistais do novo homem, que, segundo Deus, é criado em verdadeira justiça e santidade”
Vejam que aparece no texto sagrado a palavra “APERFEIÇOANDO A SANTIFICAÇÃO” isto fala de progressão de melhoramento, de disposição para melhorar a nossa vida espiritual, isto é santificação progressiva, alem disso é preciso haver um crescimento em santificação na nossa caminhada espiritual, hoje estamos mais próximo de Deus do que quando aceitamos a fé, isto é, estamos mais santificados. A santificação não é opcional, é uma exigência de Deus, não é condicional Deus exige do seu povo santidade. Lv.19.1-2 “Falou mais o SENHOR a Moisés, dizendo: Fala a toda a congregação dos filhos de Israel e dize-lhes: Santos sereis, porque eu, o SENHOR, vosso Deus, sou santo”
·    Deus é santo, portanto ele pode exigir, e pode determinar. Lv. 19.2; Sl.22.3 Is. 6.2-3; Ap. 4.8. a santidade de Deus foi declarada pelo próprio Deus, pelos seres angelicais, pelos homens e 1Sm. 2.2, Deus é santo em sua essência, é absolutamente santo, em sua natureza.

1 comentários:

Deus move pedras disse... [Responder comentário]

Gostei muito,mas queria tirar uma duvida de amigo meu: ele me perguntou: "pra aceitar Jesus como seu único salvador precisa ir na igreja? ou basta ter fé, e crer Nele? pq eu falei que é preciso ir na igreja quando o pastor da a oportunidade de aceitar a Jesus. Mas ele disse que nao precisa aceitar na igreja falou que só é preciso ter fé crer. Me ajuda

Postar um comentário

Todo comentário deve seguir os critérios: estar relacionado ao assunto, ter identificação do comentarista e mesmo assim passa pelo nosso crivo daí decidiremos se devem ser publicados ou não.