sexta-feira, 19 de agosto de 2011

PERGUNTAS E RESPOSTAS PARA O PROFESSOR DA ESCOLA DOMINICAL

PERGUNTAS IMPORTANTES PARA O PROFESSOR:
 


I- POR QUE ENSINO?
Essa pergunta pedagógica todo professor da Escola Bíblica Dominical precisa fazer
Porque?
A-  Ela leva o professor a refletir (fazer uma reflexão)
B-   Ela leva o professor a analisar ( fazer uma Análise)
1º- Eu ensino Por que há falta de professor?
2º- Eu ensino por que o pastor nomeou-me professor e eu não quis desagradá-lo?
3º- Eu ensino por que desejo ocupar um cargo na igreja?
4º- Eu ensino por que é minha obrigação?
5º- Eu ensino por que desejo repartir os talentos que o Senhor me confiou?.
6º- Ou eu ensino por que arde no meu coração as palavras do mestre Jesus? (Mt.28.19)

II- O QUE ENSINAREI?
Para o professor da Escola Dominical não pode haver outra resposta senão:
1º- Ensinarei a Bíblia
2º- Ensinarei o conteúdo sadio das lições Bíblicas

O PROFESSOR DA ESCOLA BIBLICA DEVE CONHECER ALÉM DA BIBLIA:
A-  História, geografia, costumes dos tempos bíblicos, filosofia, atualidade
B-   Mas a essência fundamental é conhecer a Bíblia (Hb.12.4)

O PROFESSOR DA ESCOLA BÍBLICA DEVE SER CONCIENTE:
A-  A matéria que ministra é a mais sublime que existe. Porque?
B-   Ela mostra o plano da salvação
C-   A Bíblia desvenda a vida para homem
D-  A Bíblia mostra o destino da alma
E-   Ela mostra o estado espiritual do pecador

PORTANTO, ENSINAR A BÉBLIA  É:
A-  Um privilégio, e o mais nobre dever do homem

III- COMO ENSINAREI?
1º- Com revolta? Com despeito? Com arrogância? Não.
2º- Há professor que não ensina, mas apenas fala em frente a um grupo de alunos.
3º- Outros, são repetitivos, todo domingo a mesma coisa

COMO ENSINAREI?
1º- Com oração
2º- Com o Preparo cuidadoso da Lição Bíblica
3º- Com comunhão com Deus

IV- A QUEM ENSINAREI? (DT. 31.12)
1º- O professor deve ter em mente quem será o seu alvo de ensinamento
2º- As Crianças
3º- Adolescentes
4º- Adulto (ancião)
5º- Jovem solteiro (jovem casado)

0 comentários:

Postar um comentário

Todo comentário deve seguir os critérios: estar relacionado ao assunto, ter identificação do comentarista e mesmo assim passa pelo nosso crivo daí decidiremos se devem ser publicados ou não.