quarta-feira, 17 de agosto de 2011

AS LIÇÕES DA VIDA DE ENOQUE


Com base no Livro de Gênises, e no comentário no rodadapé da Biblia de estudo pentecostal; tive a oportunidade de pregar mais uma mensagem da palavra de Deus, sob o tema: AS LIÇÕES DA VIDA DE ENOQUE. 

E ANDOU ENOQUE COM DEUS. Sem dúvida alguma, Enoque distinguiu-se em piedade. Note-se o que a Bíblia diz a respeito dele.

1. Ele andou com Deus -  vivia pela fé em Deus, confiava na sua palavra e promessas (Hb 11.5,6), procurava de toda maneira viver uma vida santa (cf. 1 Jo 1.5-7) e andava nos caminhos de Deus (cf. Am 3.3), mantendo-se firme contra a impiedade da sua geração (Jd 14,15).

2. Enoque era um pregador de justiça que denunciava o pecado e o modo ímpio de vida da sua geração.
Referindo-se a Enoque, Judas 14,15 nos diz que ele clamava contra a impiedade e a imoralidade e advertia as pessoas de que Deus ia trazer um julgamento sobre os homens e as mulheres pelos seus atos ímpios: E destes profetizou também Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que é vindo o Senhor com milhares de seus santos, para fazer juízo contra todos e condenar dentre eles todos os ímpios, por todas as suas obras de impiedade, que impiamente cometeram, e por todas as duras palavras que ímpios pecadores
disseram contra Ele .

3. Enoque agradou a Deus (Hb 11.5). Sua vida, mensagem e espiritualidade, agradaram tanto ao Senhor que Ele honrou-o, tirando-o da terra para estar eternamente na sua presença, sem provar a morte. Os crentes atuais devem tomar a vida de Enoque como exemplo, porque nós, de igual modo, vivemos em meio a uma geração má e ímpia. Estamos nós andando com Deus, vivendo em verdadeira santidade, reprovando o pecado e advertindo as pessoas a fugirem da ira vindoura? (At 3.19,20; 1Ts 1.10). E estamos nós esperando Jesus Cristo para nos levar desta terra para estarmos para sempre com Ele? (1 Ts 4.16,17).

DEUS PARA SI O TOMOU. O fato de Enoque ser levado diretamente ao céu sem provar a morte, sub-entende que os justos antes de Abraão, tinham uma viva esperança da vida futura com Deus (Hb 11.5,10; Jó 19.25,26; 2 Rs 2.10,11).

0 comentários:

Postar um comentário

Todo comentário deve seguir os critérios: estar relacionado ao assunto, ter identificação do comentarista e mesmo assim passa pelo nosso crivo daí decidiremos se devem ser publicados ou não.