quarta-feira, 3 de agosto de 2011

ESGOTAMENTO ESPIRITUAL, PARTE 01

INTRODUÇÃO AO ESGOTAMENTO ESPIRITUAL


        “A cana trilhada não quebrará, nem apagará o pavio que fumega; em verdade, produzirá o juízo.”

Isaías 42: 3


        Do momento em que aceitamos ao Senhor Jesus como nosso Salvador até o nosso último momento na Terra, a nossa vida cristã deve ser uma constante ascendente. O gráfico que retrata-nos como cristãos deve ser uma linha reta ascendente, sempre. Para isso foi que Deus nos chamou.

        “Mas a vereda do justo é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito.”

Provérbios 4: 18


        Deus tem nos chamado, nos desafiado a vivermos sempre em crescimento espiritual. Contudo, sabemos que isso nem sempre acontece. Nem sempre estamos crescendo; antes, estamos estagnados ou até mesmo retrocedendo.
        No entanto, Deus conhece a nossa estrutura, Ee sabe que samos pó; entende as nossas dificuldades, dúvidas, etc. Ele nos entende porque Ele mesmo já passou por tudo o que passamos. Hb 4: 15.

Acabe reina em Israel; o rei mais maligno da historia biblica.


        Em 874 a.C., levanta-se ao trono de Israel, Acabe, que foi o pior rei que o reino do Norte já teve. A bíblia diz que “ninguém fora como Acabe, que se vendera para fazer o que era mau aos olhos do Senhor, porque Jezabel, sua mulher, o incitava.” (I Re 21: 25).
        Mas, em resposta a isso, o Senhor levanta o maior profeta o maior profeta não literário da história biblica;  Elias, o tisbita.
        A Palavra nos diz:
        “Então, Elias, o tisbita, dos moradores de Gileade, disse a Acabe: Vive o Senhor, Deus de Israel, perante cuja face estou, que nestes anos nem orvalho nem chuva haverá, senão segundo a minha palavra.”

I Reis 17: 1


        Interessante lembrarmos que Acabe não somente foi tolerante com a idolatria, mas instituiu o culto a Baal, deus fenício controlador das chuvas, em Israel, e quando Elias fala esta palavra a Acabe, ele está confrontando diretamente o poderio de Baal.
        A história de Elias é uma das mais conhecidas da Bíblia. O famoso desafio de Elias aos quatrocentos e cinqüenta profetas de Baal no cume do monte Carmelo é uma das mais conhecidas do Antigo Testamento.
        O desafio está narrado na seguinte passagem:

        “Dêem-se-nos, pois, dois bezerros, e eles escolham para si um dos bezerros, e o dividam em pedaços, e o ponham sobre a lenha, porém não lhe metam fogo, e eu prepararei o outro bezerro, e o porei sobre a lenha, e não lhe metam fogo. Então, invocai o nome do vosso deus, e eu invocarei o nome do Senhor; e há de ser que o deus que responder por fogo esse será Deus. E todo o povo respondeu e disse: É boa essa palavra.”I Reis 18: 23, 24

0 comentários:

Postar um comentário

Todo comentário deve seguir os critérios: estar relacionado ao assunto, ter identificação do comentarista e mesmo assim passa pelo nosso crivo daí decidiremos se devem ser publicados ou não.