quinta-feira, 4 de agosto de 2011

ANALÍSE DO PERFIL DO PROFESSOR DE ESCOLA DOMINICAL

ANALISANDO O PERFIL DO PROFESSOR DE ESCOLA DOMINICAL.
 
               
Não Existe Professor Sem Aluno.
O aluno deve ser o centro das atenções educativas, no processo de ensino aprendizagem. Existe uma grande preocupação com a qualidade do ensino nas EBD, e muitos cursos de capacitação de professores, talvez até com certo exagero, e alguns cursos sem nenhum critério epistemológico e pedagógico, e esses cursos são ministrados por pessoas que nada entende de pedagogia e psicologia educacional. Durante algumas pesquisas que fiz pude observar que em muitas igrejas tem muitos professores qualificados, porem as salas de aulas estão sem alunos, as classes completamente vazias, professor habilitado, mas, sem alunos e inexistente.

O Professor Precisa Aprender Para Depois Ensinar
A pedagogia de Jesus é simples e clara, primeiro eu preciso APRENDER, para depois eu ENSINAR. A formula farisaica precisa acabar “faça o que eu mando e não faça o que eu faço” em muitos lugares e muitos professores estão invertendo os papéis; quer primeiro ensinar, sendo que a regra básica da pedagogia é clara, primeiro se aprende; porem, o aprender deve ser alegre, gostoso, fascinante.

O Professor Precisa Pesquisar O Que Ira Ensinar
Não pode haver um ensino eficaz, dinâmico, criativo, participativo, seguro por parte do professor sem a devida PESQUISA. A pesquisa leva o professor a conhecer melhor àquilo que irá ensinar, e aquilo que ele não conhece, ele passa a comunicar com novidade. Portanto, o mestre da escola dominical deve ser um pesquisador.
O Professor Deve Respeitar O Conhecimento Dos Alunos
O educador, principalmente o cristão, deve saber que ele não é o dono da verdade, nem o dono do saber, mas que apenas é um intermediário do processo, isto é, faz parte do processo, ele é um interacionista, ou um construtivista, e um mestre e profeta do altíssimo que tem a responsabilidade de ensinar as verdades divinas; neste aspecto ele é mediador, não da salvação em si, mas da educação divina cristã ele recebe de Jesus (aprendei de Mim) e transmite aos alunos (ensinai).

O Professor De EBD Precisa Ser Ético E Estético
É de suma importância que o professor da escola dominical tenha uma formação ética, ligado a estética, ética fala da decência e estética da maneira correta de vestir; portanto decência e boniteza no vestir andam de mãos dadas. Temos que ter um padrão um código de ética. O professor e a escola dominical é o meio para influenciar os alunos; toda profissão tem o seu código de ética, advogado respeita advogado, médico não calunia médico, e assim por diante.

O Professor Deve Quebrar Alguns Paradigmas
Quebrar paradigmas é aceitar o novo, é mudar para melhor, é romper com os métodos e recursos arcaicos, se os recursos didáticos, a metodologia usada não está sortindo efeito, a classe está a cada dia ficando mais vazia, os alunos estão indo embora, mude a postura, rompe com o antigo, o velho que preserva a sua atualidade não é velho continua novo.
Palestra Ministrada na Assembleia de Deus em Jaru Ro. Professor pastor Mauricio Brito. Fone contato 92244161

0 comentários:

Postar um comentário

Todo comentário deve seguir os critérios: estar relacionado ao assunto, ter identificação do comentarista e mesmo assim passa pelo nosso crivo daí decidiremos se devem ser publicados ou não.