segunda-feira, 25 de julho de 2011

AAS DIVISÕES NA IGREJA , PARTE 02


Paulo encontrou na igreja de Corinto na Grécia quatro grupos de cristãos, 1Co.1.12, cada um a sua maneira, o espírito do mundanismo poderá causar divisões á igreja de Cristo. Apesar de terem todos os dons espirituais a igreja em Corinto estavam dividida em quatro (04) grupos rivais, os quais citaremos resumidamente abaixo.
1º - O Grupo dos fundadores.
Esse grupo auto proclamaram como grupo de Paulo “eu sou de Paulo” , esse grupo era o grupo dos fundadores, eles abusavam da liberdade cristã, usando indevidamente o nome de Paulo. Eles achavam porque estavam na graça pregada por Paulo podia ficar pecando, davam uma interpretação errônea aos textos bíblicos e de forma isoladamente.

2º - O Grupo dos Intelectuais.
Esse grupo auto proclamaram como sendo o grupo de Apolo “eu sou de Apolo”. Apolo era um eloqüente pregador. cf. At. 18.24-28 era um intelectual fervoroso. Achavam que Paulo não tinha espiritualidade por não ter eloqüência na oratória, mas Apolo Sim era eloqüente em palavras.
3º - O Grupo dos Tradicionais.

Esse grupo é provavelmente que eram composto dos judaizante legalista, que teriam convertido ao cristianismo, mas agora estavam adotando tal posição, dizia “eu sou de Cefas”

Cefas – é o nome de Pedro em aramaico, Pedro é a forma Grega, no hebraico Simão. Provavelmente esses judeus se espelhavam em Pedro por ser um dos primeiro judeus a seguir Jesus. Não consta na bíblia que Pedro tenha trabalhado em Corinto, mas a sua boa fama chegou até lá, esses grupos não aceitavam o apostolado de Paulo, afirmando que Paulo não poderia ser apostolo por não ter andado com o Senhor Jesus; e Pedro sim era o Verdadeiro apostolo.

4º - O Grupo dos Exclusivistas.
Os componentes deste grupo diziam “eu sou de Cristo” nenhum obreiro era aceito por eles, só Cristo. Nisso estava o seu grande erro, pois eram exclusivistas, adepto do perfeccionismo e do pietismo.
Os discípulos de Jesus tinham falhas, e Jesus sabia, mas os aceitou, trabalhou nas suas vidas e eles melhoraram, as outras divisões aderiram a um homem, esse grupo só admitia um líder “Cristo” , no entanto se o próprio Cristo viesse em pessoa para dirigi-lo eles não aceitavam. É bom lembrar que não foram os apóstolos que incitaram essa facção, mas podemos dizer que se os obreiros não cuidar, e ficar atentos os espíritos do mundanismo poderá causar certas divisões na igreja, e como tem trazidos grandes problemas esses espíritos, que não parte dos homens de Deus, mas dos inimigos da cruz de Cristo, ou dos falsos irmãos, daqueles que tem um desejo ardente por poder

0 comentários:

Postar um comentário

Todo comentário deve seguir os critérios: estar relacionado ao assunto, ter identificação do comentarista e mesmo assim passa pelo nosso crivo daí decidiremos se devem ser publicados ou não.