terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

QUEM FOI MELHOR PARA O BRASIL?

QUEM FOI MELHOR PARA O BRASIL , LULA OU FHC?

Esse espaço é para que você leitor de a sua opinião;  agora, com Dilma eleita e empossada,  pode-se  fazer uma avaliação de quem foi melhor Lula ou FHC, mas, a sua opinião deve ser isenta de paixões partidária.
1.História Política
A historia acompanha o ser humano desde sua origem a milhares de anos, não se podemos fugir dessa realidade. Não podemos esquecer dos fatos históricos porque milhares de jovens espalhados por esse imenso Brasil não vivenciaram o governo de FHC e muito menos o governo Sarnei, Collor e Itamar Franco. É Provável que muitos jovens hodierno não sabe que a INFRAÇÃO antes de FHC chegavam a 120% ao mês. Percebem-se na atual conjuntura das novas gerações que muitos jovens hoje eram crianças durante o governo de FHC; portanto, eles talvez não tenham opinião formada sobre a era FHC, e como era antes dele o Brasil.
2. Lula Ou FHC?
Os dois que lutaram juntos contra a ditadura militar, FHC veia um pouco antes; Lula aparece no final da década de 70 quando já os militares estavam enfraquecidos. O que acontece com os dois que vivem trocando ALFINETADAS.  Não verdade, Lula e FHC nunca foram aliados; porém, as circunstancias os levaram a Unir, pois, não tinham outra alternativa para Lula a não ser unir-se ao grupo de Ulisses Guimarães e FHC para protestar contra o regime militar que já estavam enfraquecido no final da década de 70. o que se tem em comum entre os dois é que ambos chegaram a presidência da republica.
2.1. Partidos políticos
Com o enfraquecimento do regime militar no final da década de 70, criara-se vários partidos políticos; portanto existiam diversos partidos tais como PDT, PTB, PC do B; PCB, PMDB, PDS e o próprio PSDB já era cogitado até então. Como nenhum desses partidos suportavam a ideologia violenta caloteira e maxista de Lula; Para Lula todos os partidos existentes eram corruptos e da elite brasileira; portanto, logo tratou de fundar um partido para ele, o qual ele e um pequeno grupo no ABC paulista, mas precisamente em São Bernardo São Paulo fundou o PT.
PSDB E PT
Muitos políticos na década de 80 e 90 E agora, desde os anos 90, tanto PT inconformados com o PMDB; ajuntaram-se ao PSDB; o PSDB foi praticamente formado por dissidente do PMDB. O PT manteve a sua linha dura por mais de 18 anos; perceberam que aquele discurso inflamado e violento de Lula com aquela barba alvoroçada não conseguiriam chegar ao planalto, mudaram o decurso e começou uma aproximação com a direita liberal; a partir daí o PSDB e o PT estiveram acirrados confrontos políticos, mas precisamente a partir da década de 90; e tornaram os dois principais partidos que disputam eleições para presidente no Brasil. Não se pode dizer que o PT hoje seja um partido de esquerda, porque ele esta mais aproximado da elite brasileira do que o PSDB; “Nunca antes na historia desse pais banco tive tanto lucro como no governo de LULA”  os dois partidos tiveram oito anos no poder, e o PT ficara mais quatro.
Lula ou FHC? Qual foi mais importante para o Brasil?
Parece essa não ser uma tarefa tão fácil devido ao sentimento partidário que acompanha os pensadores da política brasileira; falar que foi o melhor de forma isenta das paixões partidária é muito difícil; porém é possível aproximar.  Em se falando em termos de mudanças no cenário políticos e econômicos, FHC foi bem melhor que Lula. Já quando se trata de popularidade, foi Lula quem se saiu muito melhor.  Existem uma insistência por parte de Lula em afirmar que a História do Brasil começou em 2003; quando da chegada do PT ao poder; pensar assim é subestimar a inteligência o povo brasileiro. Para quem tem uma visão critica do processo histórico do Brasil, sabem muito bem que não é assim. O Brasil já teve inúmeros presidente, todos sem exceção tiveram avanços e retrocessos, todos foram bons em uma determinada área e fracassaram em outra; nenhum ser humano consegue ser cem por cento em tudo. E ponto final.  Afinal qual dos dois foram mais importante para o Brasil Lula ou FHC?
Alianças Políticas
Nos moldes da política brasileira, ou seja, no atual modelo implantado no Brasil é impossível governar sem as chamadas alianças políticas, e o próprio PT já sentiu na pele e amargou três derrotas para presidência por não fazer alianças.  No que diz respeito a FHC e Lula podemos dizer que nenhum deles governaram sozinho e ninguém governa o Brasil sozinho, tiveram que fazer equipe e as alianças com os partidos para garantir as suas governabilidades.  As políticas de alianças são na verdade um leilão que se faz dos cargos públicos; tanto Lula quanto FHC venderam os cargos aos partidos. 
Período de Prosperidade do Brasil
O governo de Lula foi marcado pelo populismo que é característico de sindicalista, O Governo de FHC foi no meu entender um pouco melhor, porque fincou as estacas. O governo Lula foi marcado pelas políticas de combate a miséria, mas, o grande mérito de Lula a meu ver foi de continuar firmando as estacas fincadas por FHC. O período de prosperidade do Brasil não começou em 2003, mas, sim com a implantação do PLANO REAL no governo de Itamar Franco com FHC. A economia brasileira em 2009 resistiu a crise financeira internacional e saiu ilesa, graças a uma moeda forte chamada REAL que foi implantada pelo governo de Itamar Franco.
FHC e Lula quem fez mais?
Com certeza os petistas irão dizer que foi Lula! Os 44% da população que votaram em Serra irão dizer que foi FHC! No meu entender os dois tiveram acertos e erros, isso é normal. Em relação aos programas sociais, por sinal muito falada no governo Lula, como por exemplo, a bolsa família que foi o carro chefe do governo Lula, porém, foi no governo de FHC que tudo começou com a chamada bolsa escola que o próprio Lula dizia na época ser uma esmola. Na verdade, Lula colheu os frutos das plantações que foram feita a anos atrás.




0 comentários:

Postar um comentário

Todo comentário deve seguir os critérios: estar relacionado ao assunto, ter identificação do comentarista e mesmo assim passa pelo nosso crivo daí decidiremos se devem ser publicados ou não.