quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

HUMANISMO SECULAR ATINGE AS IGREJAS

O HUMANISMO SECULAR: A SUA INFLUÊNCIA NA SOCIEDADE E NA IGREJA
No século XV, o termo italiano “humanista” (humanista) designava originalmente os professores de gramática e retórica, do mesmo modo em que os termos “jurista” e “artista” designavam os que ensinavam artes e leis. No seguinte século vemos que são as Faculdades de Artes as que ensinam as “humanidades”, em contraste com os estudos teológicos próprios das Faculdades de Teologia. As humanidades abarcavam as disciplinas que promoviam o desenvolvimento de uma condição plenamente humana.
Com a queda de Constantinopla em 1453 e o desaparecimento do Império Romano do Oriente, deu-se a emigração de eruditos que introduziram a cultura grega no Ocidente. Esta circunstância resultou no que, muito tempo depois, se denominou humanismo renascentista. Este humanismo estava sem dúvida aparentado com o anterior, porém ao mesmo tempo representava um fenómeno novo e dinâmico. Jean-Claude Margolin propôs a seguinte definição:
O humanismo europeu é um movimento cultural e intelectual, surgiu com o Renascimento, que abriu o caminho para uma transformação da visão do mundo, uma renovação das formas e tipos de conhecimento, uma ampliação das fontes de inspiração artística e literária, uma reorganização da vida académica, uma liberdade para criticar tradições e instituições, e uma nova visão da condição humana.

0 comentários:

Postar um comentário

Todo comentário deve seguir os critérios: estar relacionado ao assunto, ter identificação do comentarista e mesmo assim passa pelo nosso crivo daí decidiremos se devem ser publicados ou não.