segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

PASTORES QUE NÃO PROSPERA


PASTORES QUE NÃO PROSPERA.

Quais as razões de muitos pastores não conseguem prosperar espiritualmente; entra ano e sai ano a igreja que ele preside ou dirige continua com os mesmo numero de membros. Este artigo pretende mostrar as razões porque muitos pastores não prosperam espiritualmente. Existem na verdade, alguns fatores que impede a PROSPERIDADE ESPIRITUAL do obreiro. Antes de comentar sobre esses fatores é preciso entender que PROSPERIDADE ESPIRITUAL nada tem haver com POSPERIDADE MATERIAL, existem pessoas IMPIAS, que são prospera materialmente. O fato de ter igreja grande, rica, grande numero de membros não significa necessariamente PROSPERIDADE ESPIRITUAL. Nos dias hodiernos estas vivenciando um numero muito grande de obreiros que não estão prosperando, e quais os fatores que dificulta a prosperidade desses pastores: 
      
1. PASTORES DESPREPARADOS.
Pastores que não prospera são pastores despreparados para o exercício do pastorado; e esse despreparo chega a ser tríplice.

A - Despreparo Espiritual:
Para exercer essa valorosa função e tão importante para a igreja e para os amantes do ensino bíblico, é necessário que o obreiro seja altamente espiritual, é preciso haver uma verificação por parte dos membros da igreja se tal obreiro tem qualidades espirituais. Preparo espiritual a que me refiro é a devoção diária compromissada com Deus, na oração, no testemunho, nas obrigações gerais para com a igreja e a sociedade, e o padrão ético de moralidade. A espiritualidade é uma exigência dessa função, aliás, todas as funções na igreja de Deus.

B - Despreparo Teológico:
No mundo moderno contemporâneo, chamado de “sociedade do conhecimento” o mercado de trabalho é muito exigente, e cada vez mais exige dos profissionais capacidades intelectuais e cognitivas, especialistas qualificados, preparados para exercer as diversas funções no mercado de trabalho, isso lá no mundo secular. Portanto, na igreja e em especial não é diferente a pessoa do pastor despreparado teologicamente não deve fazer parte do processo eclesiástico; ele inibe a aprendizagem bíblica da igreja. O curso teológico mesmo que seja básico é um fator obrigatório para o obreiro do senhor, o bom seria se eles fossem bacharéis em teologia, é claro que isso não é regra geral. O preparo teológico é sempre motivado pelas leituras sistemática das sagradas escrituras.

C - Despreparo Acadêmico:
Não quero dizer que para ser um pastor precisa ser um pedagogo, psicólogo, ou um especialista em educação. “ser pastor é antes de tudo, é uma dádiva de Deus” e a bíblia não ensina que para ser pastor é preciso ser mestre nas ciências humanas ou sociais. Existem pastores altamente preparados e não são graduados em cursos seculares, porem eles sabem que a pedagogia a psicologia educacional e outras ciências humanas podem ajudar no desenvolvimento pastoral em muito. Portanto, os pastores devem ter conhecimento básico das ciências humanas e sociais, alem do conhecimento teológico, esse conhecimento acadêmico poderá ser adquirido através de bons livros editados pela CPAD de renomados professores.

2. ERROS QUE OS PASTORES NÃO DEVEM COMETER
Há alguns erros podem ser evitados, ou corrigidos; se não for a tempo extinguido poderá refletir na igreja de forma negativa, e criar um mal ambiente gerando um “mal estar”, e afeta diretamente os membros da instituição. E alguns destes erros que afeta a igreja hodierna é: 

A - Ciúme:
O ciúme age como se fosse um vírus, provocando um mal doentio, ela tira a comunicabilidade das pessoas, o ciúme cria cenas vexatórias, zangamento, decepções, separações e tragédias. O ciúme provoca conflitos nos lar, gera desconfiança. O ciúme exagerado, doentio, provoca danos irreparáveis na igreja cristã, alem de adoecer a alma, pessoas que tem esse sentimento precisa de cuidados especiais, espiritual e psicológico para ser tratados a tempo, pois o ciúme não tratado, não erradicado pode ser transformado em inveja, definição segundo o “Aurélio” desgosto ou pesar pelo bem ou felicidade dos outros, desejo violento de possuir o bem alheio. Caim matou seu irmão por inveja, os irmãos de José tiveram inveja dele Gn. 37.11, Sambalate ardia de inveja de Neemias Nee. 2.10, os invejosos não herdarão o reino de Deus Gl. 5.21-26. O pastor ciumento bloqueia o desenvolvimento de outros pastores, isto é, ele quando percebe que existe outros pastores se destacando procura neutralizar tal; isso alem de ser pecado causa um grande prejuízo para o desenvolvimento da comunidade cristã.

B – Ingratidão
Ingratidão é não reconhecer, não valorizar o trabalho de outros pastores. O ser humano, por ser humano é motivado por estímulos, esses estímulos não é nada mal quando parte dos superiores hierárquicos. É muito bom no momento certo e no tempo certo, mas no momento propício uma valorização nos companheiros de ministério cristão, há de dizer que em alguns casos isolados, o superior hierárquico nunca reconhece, ou valoriza os companheiros que participam ativamente do processo eclesiástico. Está mais que provado que trabalho eficiente se constrói em grupos, em parceria e cooperação mutua. Durante que pesquisei para escrever esse artigo fiquei sabendo que alguns colegas ficam até doente quando ficam sabendo que tal obreiro está exercendo bem as suas atividades eclesiástica com muitas habilidades e talentos, isto é vergonhoso e não pode acontecer no meio do povo de Deus. O Senhor Jesus Cristo reconheceu e valorizou o trabalho de João Batista quando disse: “Dos nascidos de mulher ninguém foi maior que João Batista” João Batista Quando foi interrogado acerca de sua pessoa como Cristo ele disse: “eu no sou o Cristo” mas continuaram a dizer mais os discípulos de Jesus estão batizando mais do que os seus, João não teve inveja nem ciúme e disse “importa que ele cresça e que eu diminua” .





0 comentários:

Postar um comentário

Todo comentário deve seguir os critérios: estar relacionado ao assunto, ter identificação do comentarista e mesmo assim passa pelo nosso crivo daí decidiremos se devem ser publicados ou não.