segunda-feira, 8 de julho de 2013

SAÚDE MENTAL

Procurando atender o público com transtornos mentais o SUS criou um programa
Procurando atender o público com transtornos mentais o SUS criou um programa
A Organização Mundial da Saúde (OMS) não tem uma definição concreta para o que seria a saúde mental. Alguns pontos são citados como critérios de saúde mental, entre atitudes positivas e integração social, a definição é ampla para ser resumida. O ponto mais encontrado para definir a saúde mental é: aceitar as exigências da vida sem perder o equilíbrio emocional.

Procurando atender o público com transtornos mentais, o Sistema Único de Saúde (SUS) criou os CAPS, que são os Centros de Desenvolvimento Psicossocial. Neles os pacientes que precisam de algum tipo de tratamento psicológico são atendidos gratuitamente de uma forma que sejam reintegrados na sociedade e em suas famílias. Procura-se criar um ambiente saudável para o convívio diário do paciente.

Esses centros são uma importante ferramenta para o público que não tem condições financeiras de ter um tratamento adequado para manter a saúde mental. Muitos são os fatores que podem causar um transtorno mental e o SUS busca, da melhor forma possível, atender quem precisa de ajuda nessa área. Os CAPS foram uma forma de se democratizar o atendimento psicológico.

Não se deve julgar a pessoa com transtorno mental. É preciso entender que cada um responde de forma diferente aos problemas e pressões do dia a dia. Nem sempre é possível lidar com o mundo ao nosso redor de uma forma positiva. A pessoa com algum tipo de transtorno mental precisa de cuidados, não só os psicológicos, mas também cuidados médicos.

0 comentários:

Postar um comentário

Todo comentário deve seguir os critérios: estar relacionado ao assunto, ter identificação do comentarista e mesmo assim passa pelo nosso crivo daí decidiremos se devem ser publicados ou não.