quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

RESUMO DA DISCIPLINA DE ANTROPOLOGIA CULTURAL

01 – O que é parentesco?
É um sistema de organização social composto pelo conjunto de pessoas que identificam entre si em função de reconhecerem um vínculo comum, seja consanguinidade como, por exemplo, irmãos Avós, tios, primos, netos pai, mãe; por casamento: esposa, sogro, genro, ou por adoção, ou ainda por ritual de incorporação: padrinho, madrinha, afilhado.
02 – O parentesco e a sociedade.
Toda sociedade tem como sua base social de relacionamento o parentesco, que é o que lhe permite reproduzir física e socialmente.
03 – Como é o vinculo parentesco em nossa sociedade?
É definido de acordo com cada cultura pela sua intensidade e funcionalidade das categorias dos grupos. A nossa reconhece como base a família nuclear: casal e filhos.
04 – Como é a família na cultura brasileira?
É a relação de sangue e casamento, adoção e apadrinhamento; no limite até amizade de muito tempo. A cultura brasileira não reconhece grupos corporativos, como linhagem e clâ.
05 – Como é o casamento nas sociedades indígenas?
É permitido o casamento de um homem com varias mulheres e é muito valorizado esse comportamento; os filhos dessas duas, três ou mais mulheres são criados em comum e todos eles entende-se como uma única família. Antropologicamente o casamento do homem com varias mulheres são chamados de “poligínicas”e mulher com vários homens de “poliândricas”
06 – Como é tratada a figura do Genro?
Em muitas sociedades africanas, não todas, os genros são proibidos de dirigir palavras as suas sogras, sob pena de castigos. Já na cultura brasileira costuma-se desmerecer a sogra que se traduz em piadas e brincadeiras. 
07 – O que é uma etnia?
O coletivo de pessoas que se outo-reproduzem e se reconhecem como integrados por sentimentos de tradição e reciprocidade diferenciando-se de outros tais coletivos por símbolos próprios.
08 – O que são grupos étnicos?
Podem-se considerar todas as sociedades igualitárias.
09 – O que são povos?
São aqueles que têm os mesmos atributos, significados e usos parecidos com a etnia.
10 – O que é nação?
Nação engloba atributos de etnia e do povo, só que incorpora propriedades politicas como território, soberania e quem sabe autodeterminação.
11 – O que são categorias sociais?
São divisões e distinções reconhecidas na sociedade que não constituem propriamente um grupo.
12 – O que o antropólogo Frans Boas mais combateu?
Combateu fortemente a ideia de que diferentes raças correspondem a diferentes cultura e que as culturas estão numa linha evolutiva tal qual estariam as raças; na verdade, Frans Boas combateu a teoria darwinista social de seleção das raças.
13 – Antropologia e a raça.
Os antropólogos evitam usar o termo raça; por não acreditar na sua viabilidade como explicados de diferenças ou de semelhanças culturais entre os homens.
14 – O que entende-se por racismo?
É entendido como uma manifestação daquilo que chamamos de etnocentrismo que é a recusa do outro por ser diferente; no Brasil a função de raça pura ou pureza de raça é pouco valida ideologicamente.
15 – Porque a maioria dos negros brasileiros vive em uma posição social e econômicainferior aos brancos?
Atribui-se a herança maldita da escravidão; que por quase 400 anos pôs os negros trazidos da África e os índios nativos como escravos dos brancos; além disso a forte ideologia darwinista social que invadiu o Brasil no inicio do século XX que atribuía toda desgraça brasileira a presença dos negros.
16 – Antropologia e as ciências econômicas.
Procura estudar as economias das sociedades não capitalistas desde as mais simples, caçadores e coletores os baseados na horticultura passando pelas economias simples agrícolas controladas por poderes centrais até o alvorecer do capitalismo.
17 – O que a economia estuda?
É uma ciência humana que estuda a produção e a distribuição e o consumo de bens e serviços em uma sociedade ou num conjunto de sociedade que estão em relacionamento uma com a outra.
18 – Como funciona a economia nas sociedades igualitárias?
É uma ciência de fundamentos sólidos que influencia e até determina o comportamento social, a organização social, politica, a ideologia e inclusive a autoimagem que os homens fazem de si. 
19 – O que é a teoria da reciprocidade?
Baseia-se no dar e receber. A sociabilidade humana regra os permanentes hábitos de confirmar por símbolos vários e gestos de dor, e o seu reciproco receber.
20 – O que é valor de uso em antropologia?
É quando o consumo é imediato e exclusivo, diz-se que o bem econômico tem valor de uso.
21 – O que é valor de troca em antropologia econômica?
É quando postergado diz-se que serve para obter outro bem de consumo; tem valor de troca. O valor de troca e aquilo que exige uma retribuição do recebido.
22 – O que é troca generalizada?
As pessoas dão bens uma as outras por uma compulsão social, sem esperar nenhum retorno imediato; não há pagamento; exemplo, é como um agricultor matar um boi e distribuir a carne as pessoas da comunidade. A troca generalizada é sistema culturais econômicos simples de caçadores e coletores e horticultores, geralmente das sociedades igualitárias.
23 – Como funciona a troca generalizada nas sociedades capitalistas?
Funciona em círculos restritos de parentescos.
24 – O que é troca equilibrada?
Correspondem a uma perfeita contabilização do bem dado com o bem recebido o que prevalece no sistema capitalista.
25 – O que é troca negativa?
Se da quando uma parte não corresponde, quando o bem doado não é retribuído a altura do seu valor; Este também correspondem ao sistema capitalista.
26 – Quais as duas questões básicas da antropologia econômica?
A – Formalismo econômico: propôs que o homem em qualquer lugar do mundo em qual quer cultura é um ser eminentemente egoísta; que busca o melhor para si. Esse principio da economia estaria presente em todas as culturas até mesmo nas culturas igualitárias.
B – Substantivismo econômico: Disputa a validade do utilitarismo como fator primordial do comportamento econômico e tenta demostrar que tal sentimento só vai surgir em economias desiqualitaria e só vai prevalecer efetivamente no capitalismo. 
27 – Economia marxista.
Foi na França que surgiu os primeiro antropólogos interessados em estudar a teoria marxista de economia das sociedades igualitárias; o que resultou no livro o marxismo antropológico; que abriu caminho para estudos das culturas dos povos igualitários.
28 – Qual foi a importância da teoria marxista para a antropologia econômica?
Os argumentos marxistas foram importantes para botar mais fogo na fogueira da controvérsia entreformalista e substantivistas posicionando mais ao lado dos argumentos substantivistas.
29 – Antropologia econômica ecológica.
Tem as mesmas raízes. Na antropologia existe uma ligação entre a economia e a ecologia se da tanto num plano de análise quanto no plano teórico.
30 – O que é ecologia cultural?
É uma corrente teórica que atribui ao processo de adaptação ecológica de uma cultura a mais influencia no seu formato geral e na sua estruturação interna.
31 – Para os ecologistas culturais a economia é simplesmente uma função adaptativa, e a cultura deve ser interpretada como a elaboração de hábitos e instituições dirigidas a sua função.
32 – Qual o legado deixado pelos estudos da ecologia cultural?
Entre muitos podemos citar o com conhecimento detalhado da natureza e da relação entre os animais, plantas e os meios ambientes, os modos próprios dos povos igualitários, de classificação da espécie da natureza incluindo noções com valores científicos, sobre as espécies, gêneros e famílias.
33 - Quais os dois exemplos de economia em sociedade não capitalista?
A – Guaja:
Povo indígena que vive no estado do Maranhão nos vales dos rios Guarapi, Turiaçu, Pindaré. São caçadores e coletores exclusivamente. Vive na teoria do igualitarismo social.
B – Tenetehara-Guajajara:
Vive também no Maranhão. Sua cultura se apresenta em toda sua complexidade de horticultores tradicionais dos trópicos sul-americanos. O modelo econômico é tradicional do qual outros povos indígenas brasileiro partilham;sistema econômico que os antropólogos chamam de “economia de troca” para não perder as suas caraterísticas econômicas tradicionais e sua cultura.
34 – O poder em sociedade igualitária se exerce de um modo, em sociedade desiqualitaria de outro modo bastante diferente.
35 – Como era o poder politico nas sociedades igualitária primitivas?
Eram simplesmente sociedades sem estado, em consequência, portanto, sem poder, pois, sempre havia evidencia de mando, de obediência, de representações formais de poder. A forma de poder em tais sociedade esta relacionada ao parentesco. Nas sociedade igualitárias indígenas a liderança e chamadas de Caciques .
36 – Clastres desconfia dos mecanismos sociais s das figuras politicas e que de algum modo fomentam o surgimento da desigualdade social e do estado.
37 – O homem nas sociedades igualitária defende a família, o grupo, a sociedade, expondo-se na linha de frente.
38 – Em alguma sociedade a liderança politica é exercida por grupo de irmão e parentes pelo lado paterno, pelo que se chama no jargão antropológico de “patrilinhagens”
39 – Há também sociedade de caçadores e coletores que não existem nenhuma regra explicita de alinhamento politico, podendo ser grupos de irmãos ou irmãs e seus maridos sob liderança de um parente mais velho.
40 – Nestas sociedade a religião não constitui fulcro de poder real, diferencial.
41 – Nas sociedades mais conhecidas de caçadores e coletores como os Esquimós, os Bosquimanos do Kalahari, os Pigmeus do Congo, os Ona da terra do fogo e tantos outros inclusive os Guaja Brasileiro a liderança masculina não prescinde do aconselhamento feminino, especialmente das velhas.
42 – Dois exemplos da passagem do igualitarismo para hierarquia social.
A – Povos do leste africanos que vivem nas savanas pelos alto rio Nilo, no Quênia e Sudão, cuja economia se baseia no pastoreio extensivo de gado
B – Povo Zulu Esse povo vive hoje em território incrustado da África do Sul.    Mas, já combateua invasão inglesa no começo do século xx, Eram um povo guerreiro.
43 – Em sociedades modernas em especial as capitalistas os homens se agrupam por interesses mormente econômicos.
44 – Importante também é considerar o poder como aspectos da sociabilidade humana, uma dimensão que esta presente no relacionamento social, em quase todos os níveis.
45 – Quem tem poder gosta de exibi-los aos outros, na verdade, a exibição é uma forma de exercer o poder. Toda instituição de poder tem os seus meios para exibi-los. Outra descoberta importante que a antropologia desperta é que o poder tem que ser lembrado que é poder.
46 – O que é diferença de poder?
Nas classes sociais nas sociedades modernas, existem as diferenças das classes que é na verdade a diferença de poder.
47 – Quais as diferenças entre os movimentos políticos e os movimentos sociais?
A – Movimento politico: é a luta pelo poder estatal e é exercido por partidos políticos.
B – Movimentos sociais: funcionam pelos interstícios da sociedade e visam a mudança de posições e comportamentos sociais. São movidos por ideias que afetam a sociedade e modificam a cultura.
48 – O movimento social feminismo.
É um fenômeno moderno, ganhou força de legitimidade pelos estudos comparativos da relação com o homem feitos por antropólogos em muitas sociedades e cultura.
49 – Emile Durkheim o principal sociólogo da religião disse que toda religião é verdadeira; a antropologia trata-se dessa grande questão.
50 – O que é religião?
Os teólogos cristãos interpretam que a religião é a busca do reencontro do homem com o seu criador, que estaria antes dele, que seria origem de tudo e a essência de todo universo. Podemos dizer que a religião é uma instituição cultural. A religião como instituição é um conjunto de crenças aceitas pela sociedade em torno do sagrado.
51 – Quais as principais religiões mundiais?
Cristianismo, judaísmo, islamismo, xintoísmo, confucismo, hinduísmo, taoísmo. A realidade cultural das religiões e bem mais vasta e diversificada.
52 – Todas as culturas têm os seus modelos de crenças; que reconhecem algo que esta além do mundo físico; elas atribuem uma força transcendental, essa força transcendente para os judeus é Jeová, para os palestinos Ala, para os Cristãos Deus; para os Islâmicos Maomé. 
53 -Quais as diferenças entre o sagrado e o profano?
A igreja esta relacionada com o sagrado enquanto o bar com o profano, para cada situações a pessoa de comporta de uma maneira. Ao sagrado cabe o silencio o respeitoe a reverencia; ao profano balburdia, desconstrução e a irreverência.
54 – O incesto e inaceitável praticamente em todas as culturas mundiais, a antropologia usa o termo tabu. A proibição do incesto pode ser considerada um ato sagrado.
55 – O que significa pecado?
Transgressão as leis de Deus. Ou algo ditado por Deus,
56 – O que é magia?
Aplicação ritualística de invocações encantações de espíritos desencarnados que possam intervir em certos aspectos da vida social.
57 – O que é pajelança?
Ritual religioso que envolve o Pajé nas tribos Tupinambá e Guarani. Esse ritual envolve dança, chamamento de espirito, possessão demoníaca, uso do tabaco para inebriar e entrar em transe, neste ritual realizam supostamente as curas.
58 – O Cristianismo.
Todos esses esquemas de religião antiga foi rejeitada pelo Cristianismo e os seus teólogos
59 – Cristianismo protestante.
São muitas as variações do protestantismo noBrasil, existem os protestantes tradicionais oriundos dos Estados Unidos e o protestantes evangélicos .
60 – O que é um ritual religioso?
Um ritual é composto por um conjunto de comportamentos padronizados com começo meio e fim.
61 – O casamento é considerado na cultura brasileira um ritual de passagem da vida de solteiro para o de casado.
62 – O que é mito?
Vem dos gregos é uma historia contada em uma atitude de respeito sobre acontecimentos passados. Nas sociedades modernas mito é confundido com lendas.









0 comentários:

Postar um comentário

Todo comentário deve seguir os critérios: estar relacionado ao assunto, ter identificação do comentarista e mesmo assim passa pelo nosso crivo daí decidiremos se devem ser publicados ou não.