sexta-feira, 16 de novembro de 2012

SUBISÍDIO EBD: OS ASPECTOS DA OBEDIÊNCIA

OS ASPECTOS DA OBEDIÊNCIA
A obediência é para todos e para todas. portanto, todas as pessoas devem obedecer, em todos os sentidos da vida humana; seja eles lideres; igreja, e acima de tudo obedecer a Deus em toda a sua plenitude. Os lideres , pastores deve também ser obedientes; não só exigir dos outros, mas, mostrar na pratica esse obediência. Existem três vírus terríveis que estão afetando a liderança da igreja nos últimos anos da igreja hodierna que precisam ser eliminados de imediatos; os quais são eles:
  - status: 
2º - Auto-imagem:
3º - Sucesso (fama)
01 – A MOTIVAÇÃO
A vida é feita de motivos. O cristão precisa ter motivos com sobra para adorar o Senhor; mas, o que é motivação? É tudo aquilo que impulsiona a pessoa a agir de determinada forma. Quando fala de motivação, muitos ficam de orelha em pé. Para entender um comportamento de alguém é necessário primeiramente conhecer os MOTIVOS que a impulsionam a agir daquela forma. Esse impulso a ação pode ser determinado por fatores externo e interno. Cada individuo é motivado por suas necessidades em busca de resultado. O comportamento motivacional esta relacionado a três fatores:
A – O comportamento esta sujeito a estimulo, interno e externo:
B – O comportamento é motivado: Toda ação visa buscar o seu objetivo
C – O comportamento é orientado por Objetivos: Sempre existe um desejo, uma necessidade, uma busca; um estimulo que justifica os motivos daquela ação.

A motivação começa quando surgem uma necessidade, a partir desce momento mecanismo interno e externo começa o ciclo motivacional.
A necessidade é a força motora que provoca a ação
Se a ação geradora do comportamento motivacional for eficaz a necessidade é satisfeita.
Dentro do ciclo motivacional nem sempre a necessidade é satisfeita, gerando frustração.
A frustração não resolvida gera conflitos:
Conflitos Psicológicos: (Agressividade, depressão, apatia,
Conflitos fisiológicos: (Insônia, complicações digestivas, cardíacas)
Para resolver a frustração usamos o termo compensação que é usada para compensar o objetivo não alcançado; por exemplo, o meu sonho era ser médico neuropsiquiatra como foi frustrado esse meu desejo, então fui ser psicólogo para compensar.
  
02 – OBEDIÊNCIA A DEUS
 É resultado de uma vida cheia de fé; ou seja, fé e obediência são irmã gêmeas fecundada no mesmo óvulo, fé e obediência não se separa andam juntas; obediência é resultado daquele que acredita em Deus e que exercita a sua fé. A obediência como fruto da fé deve ser espontânea e não imposta, como por exemplo, “são aquelas pessoas que obedece a Deus por medo do inferno, mas, não o ama de fato”
A – Obediência não é restrita é ampla na forma horizontal e vertical
- obediência na forma vertical: Obediência a Deus e as suas leis, preceituada nas sagradas escrituras; existem três formas de Deus governar o mundo; através das leis naturais, através das leis escrita e através de decreto. 
- obediência na forma horizontal: É obedecer aos valores internos, os pastores, a igreja, os patões, o trabalho, a empresa, as leis do país; as normas da convenção.
A – Linguagem antropomórfica.
antropo vem do grego e significa homem, portanto antropo é igual a homem; já o termo mórfica quer dizer forma; portanto antropomórfica é Deus em forma humana; é uma linguagem para que o ser humano possa entender um pouco mais sobre Deus.
B – Deus na forma pitoresca.
É a forma divertida com que Deus usou para impetrar a sua ira   
03 - A IRA DE DEUS
O Que é A Ira de Deus? A ira (gr. orge)
A Ira de Deus é uma expressão da  justiça e do seu amor.
É a indignação pessoal de Deus e sua reação imutável diante de todo o pecado 
É  uma Demonstração da Fidelidade de Deus, Deus é Fiel
(Nm 25.3; 32.10-13; Dt 29.24-28)
A Ira de Deus é Sobre Toda Impiedade. Mas O Que É Impiedade?
1º - Impiedade é Todo Tipo de Pecado
Ap.21.8 Mas, quanto aos:
1º - Tímidos
2º - Incrédulos
3º - Abomináveis
4º - Homicidas
5º - Fornicadores
6º - Feiticeiros
7º - Idólatras
8º - Todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre, o que é a segunda morte.

A Ira De Deus se, Manifestou No Passado
A Ira De Deus E Seu Ódio Ao Pecado Revelou-se Através Do Dilúvio
2Pd.2.5 E não perdoou ao mundo antigo, mas guardou a Noé, pregoeiro da justiça, com mais sete pessoas, ao trazer o dilúvio sobre o mundo dos ímpios;

cf. Gn 6.1-8


A Ira De Deus Revelou-se Através Do Abrasamento Da Terra
Dt 29.23 e toda a sua terra abrasada com enxofre e sal, de sorte que não será semeada, e nada produzirá, nem nela crescerá erva alguma, assim como foi a destruição de Sodoma e de Gomorra, de Admá e de Zeboim, que o SENHOR destruiu na sua ira e no seu furor

A Ira De Deus Se Manifestou Na Destruição De Sodoma E Gomorra.
Jd.7 assim como Sodoma, e Gomorra, e as cidades circunvizinhas, que, havendo-se corrompido como aqueles e ido após outra carne, foram postas por exemplo, sofrendo a pena do fogo eterno.

A Ira de Deus Se Manifesta No Presente

A Ira De Deus É Quando Ele Entrega Os Ímpios  Às Vis Paixões

Rm.1.24 Pelo que também Deus os entregou às concupiscência do seu coração, à imundícia, para desonrarem o seu corpo entre si

Rm.1.26 Pelo que Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza.
Rm.1.28 E, como eles se não importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convém;

A Ira de Deus se Manifesta Através das Pestilência.

Mt.24.7 Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares.
A Ira De Deus Se Manifestará No Futuro
A Ira De Deus No Futuro Incluirá A Grande Tribulação Para Os Ímpios
Mt 24.21 porque haverá, então, grande aflição, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem tampouco haverá jamais.

E Um Dia Vindouro De Juízo Para Todos Os Povos E Nações
Dn 8.19 E disse: Eis que te farei saber o que há de acontecer no último tempo da ira; porque ela se exercerá no determinado tempo do fim.


Dia De Alvoroço E De Desolação, Dia De Trevas E De Escuridão
Sf 1.15 Aquele dia é um dia de indignação, dia de angústia e de ânsia, dia de alvoroço e de desolação, dia de trevas e de escuridão, dia de nuvens e de densas trevas
4. DEUS NÃO ESTA INTERESSADO EM RITUALISMO RELIGIOSO.
Os rituais religiosos proclamado no livro de Leviticos que fez parte do Antigo Pacto, como parte obrigatória da lei de Moisés, não faz parte mais da comunidade cristã do Novo Testamento, pois o mesmo terminou com a implantação da lei da graça por Jesus Cristo. Deus está interessado em um coração, puro, santo quebrantado e imaculado.
5. DEUS TRÁZ A MEMÓRIA.
A RAM – registro automático da memória trouxe a tona todos os benefícios que Deus tinha feito ao povo. É na memória que está o registro de historia de vida de cada individuo. A memória registra tudo, tanto as coisas boas, quanto as más; porém tudo aquilo que nos causa mais impacto emocional a memória tem mais facilidade para o registro.

6. SACRIFICIO HUMANO
Não é prática da comunidade Cristã, e também não eram pratica ou costumes da comunidade de Israel.  Eram prática das nações pagãs, portanto, Deus nunca aceitou sacrifício que envolvessem o ser humano; Deus não tem prazer em sacrifícios e rituais exteriores.

0 comentários:

Postar um comentário

Todo comentário deve seguir os critérios: estar relacionado ao assunto, ter identificação do comentarista e mesmo assim passa pelo nosso crivo daí decidiremos se devem ser publicados ou não.