segunda-feira, 22 de outubro de 2012

PESSOAL DO 4º PERÍODO DO CURSO DE PSICOLOGIA DA FAAR - RESUMO DA PROVA

Resumo da Prova:  Desenvolvimento Humano
1 - Maturidade:
Quando um indivíduo já tem uma identidade formada, é capaz de viver intimamente com um membro do sexo oposto (ou outra pessoa) e está definido profissionalmente e está apto a associar-se com outras pessoas em condições de igualdade.  O adulto jovem assume responsabilidade com o casamento, com a paternidade e com a profissão
2 - Meia-idade:
Dos 30 aos 50 anos aproximadamente. Vive de acordo com a realidade; Reconhece seus sentimentos; Realização profissional; Consegue descansar no lazer; É autoconfiante e tem flexibilidade para mudar; Capaz de amar; Interessa-se pelas pessoas construtivamente; Toma decisões sem influenciar-se Estabelece amizades duradouras.
A perdas de parentes íntimos desencadeiam reações depressivas que são testes para avaliar o grau de maturidade.  
3 - Família Brasileira
A diversidade étnico-cultural do Brasil formada pela mistura de imigrantes europeus, escravos africanos, povos nativos (índios) e tantos outros, impões diferenças regionais, estruturais, de costumes e tradições indicando que não há um modelo único de família no Brasil
4 - Arranjos familiares
Pessoas solteiras, cônjuges não casados que habitam a mesma casa, casamento experimental, casais homossexuais, famílias recasadas, cônjuges que moram em casas diferentes e pessoas que vivem com parentes, são construções de vida familiar baseadas nos sentimentos subjetivos das pessoas envolvidas. Fatores que influencia a redução ao numero de filhos; Entrada da mulher no mercado de trabalho; crise econômica dos anos 80, surgimento de novos valores de criação dos filhos,
 difusão da pílula anticoncepcional, aumento no nível de escolaridade feminina  acesso à informação.
5 - Família
É um grupo social especial, caracterizado por relações íntimas e intergeracionais entre seus membros
6 - Síndrome do ninho vazio
Desconforto emocional dos pais, sofrimento que homens e mulheres sentem ao verem seus filhos deixando a casa
Está ligada à cultura, ou seja, em países onde as pessoas estão acostumadas e preparadas para se separarem dos filhos, a síndrome parece não trazer mudanças ou conflitos
1 - O primeiro estágio – confiança básica versus desconfiança básica.
Ocorre aproximadamente durante o primeiro ano de vida (0 - 18 meses).
A criança adquire ou não uma segurança e confiança em relação a si próprio e em relação ao mundo que a rodeia, através da relação que tem com a mãe. Se a mãe não lhe der amor e não responde às suas necessidade, a criança pode desenvolver medos, receios, sentimentos de desconfiança que poderão vir a reflectir-se nas relações futuras. Se a relação é de segurança, a criança recebe amor e as suas necessidades são satisfeitas, a criança vai ter melhor capacidade de adaptação às situações futuras, às pessoas e aos papéis socialmente requeridos, ganhando assim confiança.
Virtude social desenvolvida: esperança.
2 - O segundo estágio – autonomia versus vergonha e dúvida
Aproximadamente entre os 18 meses e os 3 anos.
É caracterizado por uma contradição entre a vontade própria, (os impulsos) e as normas e regras sociais que a criança tem que começar a integrar. É altura de explorar o mundo e o seu corpo e o meio deve estimular a criança a fazer as coisas de forma autónoma, não sendo alvo de extrema rigidez, que deixará a criança com sentimentos de vergonha. A atitude dos pais aqui é importante, eles devem dosear de forma equilibrada a assistência às crianças, o que vai contribuir para elas terem força de vontade de fazer melhor. De fato, afirmar uma vontade é um passo importante na construção de uma identidade -Manifesta-se nas "birras"; nos porquês; querer fazer as coisas sozinho.
Virtude social desenvolvida: Vontade
3 - O terceiro estágio – iniciativa versusculpa
Aproximadamente entre os 3 e 6 anos
É o prolongamento da fase anterior mas de forma mais amadurecida: a criança já deve ter capacidade de distinguir entre o que pode fazer e o que não pode fazer. Este estágio marca a possibilidade de tomar iniciativas sem que se adquire o sentimento de culpa: a criança experimenta diferentes papéis nas brincadeiras em grupo, imita os adultos, têm consciência de ser “outro” que não “os outros”, de individualidade. Deve-se estimular a criança no sentido de que pode ser aquilo que imagina ser, sem sentir culpa. Neste estádio a criança tem uma preocupação com a aceitabilidade dos seus comportamentos, desenvolve capacidades motoras, de linguagem, pensamento, imaginação e curiosidade. O perio deste estágio é o sentimento de culpa que pode perseguir a criança; periodos em que a criança imitan os adultos.
Virtude social desenvolvida: Intenção
4 - O quarto estágio – indústria versus inferioridade
Decorre na idade escolar antes da adolescência (6 - 12 anos)
A criança percebe-se como pessoa trabalhadora, capaz de produzir, sente-se competente. Neste estágio, a resolução positiva dos anteriores tem especial relevância: sem confiança, autonomia e iniciativa, a criança não poderá afirmar-se nem sentir-se capaz. O sentimento de inferidoridade pode levar a bloqueio cognitivos, descrença quanto às suas capacidades e a atitudes regressivas: a criança deverá conseguir sentir-se integrada na escola, uma vez que este é um momento de novos relacionamentos interpessoais importantes. O risco é a criança desenvolver o sentimento de inferioridade
Virtude social desenvolvida: competência.
5 - O quinto estágio – identidade versus confusão de identidade
Marca o período da adolescênia
É neste estágio que se adquire uma identidade psicossocial: o adolescente precisa de entender o seu papel no mundo e tem consciência da sua singularidade. Há uma recapitulação e redefinição dos elementos de identidade já adquiridos – esta é a chamada crise da adolescência. Fatores que contribuem para a confusão da identidade são: perda de laços familiares e falta de apoio no crescimento; expectativas parentais e sociais divergentes do grupo de pares; dificuldades em lidar com a mudança; falta de laços sociais exteriores à família (que permitem o reconhecimento de outras perspectivas e o insucesso no processo de separação emocional entre a criança e as  figuras de ligação. O comportamento oscila entre ações positivas e negativas
Virtude social desenvolvida: fidelidade
6 - O sexto estágio – intimidade versus isolamento
Ocorre entre os 20 e os 35 anos, aproximadamente
A tarefa essencial deste estágio é o estabelecimento de relações íntimas (amorosas, e de amizade) duráveis com outras pessoas. A vertente negativa é o isolamento, pela parte dos que não conseguem estabelecer compromissos nem troca de afectos com intimidade.
Virtude social desenvolvida: amor
7 - O sétimo estágio – produtividade versus estagnação
(35 - 60 anos)
É caracterizado pela necessidade em orientar a geração seguinte, em investir na sociedade em que se está inserido. É uma fase de afirmação pessoal no mundo do trabalho e da família. Há a possibilidade do sujeito ser criativo e produtivo em várias áreas. Existe a preocupação com as gerações vindouras; produção de ideais; obras de arte; participação política e cultural; educação e criação dos filhos. A vertente negativa leva o indivíduo à estagnação nos compromissos sociais, à falta de relações exteriores, à preocupação exclusiva com o seu bem estar, posse de bens materiais e egoismo.
Virtude social desenvolvida: consideração
08 - O oitavo estágio – integridade versus desesperança
Ocorre a partir dos 60 anos
É favorável uma integração e compreensão do passado vivido. É a hora do balanço, da avaliação do que se fez na vida e sobretudo do que se fez da vida. Quando se renega a vida, se sente fracassado pela falta de poderes físicos, sociais e cognitivos, este estágio é mal ultrapassado. Integridade - Balanço positivo do seu percurso vital, mesmo que nem todos os sonhos e desejos se tenham realizado e esta satisfação prepara para aceitar a idade e as suas consequências. Desespero - Sentimento nutrido por aqueles que considerem a sua vida mal sucedida, pouco produtiva e realizadora, que lamentem as oportunidades perdidas e sentem ser já demasiado tarde para se reconciliarem consigo mesmo e corrigir os erros anteriores. Neste estágio a questão chave é: Valeu apena ter vivido?
Virtude social desenvolvida: sabedoria.

10 – A maturidade
A maturidade esta dividida em duas etapas, adulto jovem e meia-idade, a primeira indo +ou- dos 20 aos 35 anos.
11 – O adulto Jovem
Três grandes responsabilidades: Ajustamento profissional, casamento e ajustamento sexual; paternidade.
12 – Problemas no ajustamento sexual
Experiências sexuais traumáticas pré-conjugais; medo de crítica ou ridículo; sentimento de inferioridade física; sentimento de culpa do casal por terem mantido relações sexuais antes do casamento; complexo do Édipo ou de castração não resolvida; impulsos homossexuais conscientes ou inconscientes; conflitos amoroso; hostilidade entre os cônjuges; idéia de pureza de um dos cônjuges; excesso de narcisismo; temores de gravidez ou parto. casais que não em sua casa própria;
13- Nascimento dos filhos
os pais mudam por influencias dos filhos, no nascimento eles trazem alterações na dinâmica familiar, quando ficam doentes também. A mais importante influencia dos filhos exercem sobre os pais relacionam a auto-estima.  
14 – Neurose de domingo
Certas pessoas de meia idade sofrem dessa neurose, para elas os dias de folga são são impregnados de tédio, aborrecimento e irritação.
15 – Queixa na meia-idade
São as queixas hipocondríacas que se associam as sensações de tédio e de ansiedade frente a rotina.
16 – Climatério:
È a diminuição da atividade glandular sexual, seu marco inicial a menopausa. O Climatério é  a segunda recapitulação dos processos sexuais da infância.  Muitos homens na meia-idade tem sintomas semelhantes das mulheres na menopausa.
17 – AS pessoas solteiras na meia-idade.
Tem maior probabilidade de estagnação principalmente se não casarem pro problemas intrapsíquicos.
18 – Velhice
As idéias sobre velhice estão eivadas de preconceitos. O velho tem que relacionar com o meio cuja as normas são impostas pelos jovens. Erikson considera que o conflito psicossocial básico da velhice é INTEGRIDADE DO EGOXDESESPERO. O processo de envelhecimento é variável de individuo para individuo.
19 – Aposentadoria
Pode ser uma situação traumática eu exige um difícil reajustamento. Aposentadoria tem influencia na personalidade de homens e mulheres.   
20 – Comportamentos dos velhinhos
Rebeldia própria de adolescente; aumento de interesse sexuais; aparentemente exemplar; sentimento de ciúme; preocupações obsessiva  de zelo e limpeza; necessidades de guardar alimentos;  


   


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