quinta-feira, 6 de setembro de 2012

COMO VENCER O ESPÍRITO DA INVEJA

            O ESPÍRITO DA INVEJA
“A inveja é um misto de ódio, desgosto, pesar e ciúmes pelo bem e felicidade de outrem” (Lições da Bíblia Revista 05. Ano 2. P.21); Tiago 3.13-17

1. QUAL A DEFINIÇÃO CORRETA DO TERMO INVEJA?
Como definir a inveja? É um sentimento? Ou é um espírito que perturba o ser humano; ou ainda é um demônio que age sutilmente explorando os extintos humanos? São muitas as perguntas e muitas delas são meramente especulativas
Definição segundo a psicologia.
È um sentimento de posse alheia, é o desejo por atributos, status, sentimento egocêntrico que renegue as virtudes de alguém, somente acentuando os defeitos.

Definição Segundo a Tradição Católica:
O sentimento de inveja é uma dos sete pecados capitais; considerado pecado porque uma pessoa invejosa ignora suas próprias bênçãos e prioriza o status de outra pessoa no lugar do próprio crescimento espiritual.

Definição Segundo o Aurélio:
A definição segundo o “Aurélio” desgosto ou pesar pelo bem ou felicidade dos outros, desejo violento de possuir o bem alheio.

Definição Bíblica Teológica:
Sentimento de rancor e ciúme em direção a outros por causa de seus bens ou boas qualidades. A bíblia diz que a inveja é “amarga”, mas se tende amarga inveja, sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. Inveja, biblicamente é: TERRENA, ANIMAL E DIABÓLICA.

·         Terrena: Produzida unicamente para prejudicar as pessoas, em todas as circunstâncias em que ela vive; quando o texto bíblico refere-se a mentira como ela sendo terrena é porque é fruto da carne; isto é o individuo invejoso não é espiritual.   

·         Animal: As ações das pessoas que são invejosas são comparadas a o dos animais, mas podemos ir mais além o invejoso é pior do que o animal. Isso significa pessoas que não tem entendimento espiritual.

·         Diabólica: Toda inveja é produzida pelo diabo; portanto, a inveja é algo tão diabólica que mata o amor, a união e todos os bons sentimentos.

2. A INVEJA TRÁS SÉRIAS CONSEQUENCIAS.
A inveja brota na mente atendendo os ditames de satanás; a pessoa em um estado mais avançado de inveja pode adoecer com mais freqüência; são doenças que abalam o sistema nervoso do individuo e causa outros males, como por exemplo, o mau-humor, a insatisfação, sentimento de inferioridade, desconfiança. Eis aí algumas conseqüências da inveja:
A Inveja Adoece a Alma:
A inveja em si mesma já é uma doença, “De origem emocional” é uma doença terrível. Irmãos queridos não deixem ser vencidos, nem envolvidos com esse pecado doentio da inveja, ela adoece também o coração, levando o indivíduo ao fracasso espiritual, e até usar meios ilícitos para satisfazer os seus intentos invejosos e para prejudicar outras pessoas; a inveja é pecaminosa e perniciosa.
A Inveja e a Mentira Andam Juntas:
Em uma linguagem mais clássica podemos dizer que a inveja atrai a mentira, a pessoa mente porque tem amarga inveja; não são poucos os pastores que são vitimas de pessoas invejosas e de mentiras praticadas por elas somente para os prejudicarem. Não são pouco também os crentes que são atacados pelo vírus da inveja, causando estrago a mil.  Portanto, a inveja leva a pessoa a mentir. A inveja é revelada através das ações do invejoso. Inveja e mentira andam de mãos dadas.
Inveja Atrai a Calúnia a Difamação e o Falso Testemunho
A – Calunia: É fazer acusações falsas, levada pela mentira e a falsidade, a calunia pode ser entendida também como alguém que inventa uma falsa historia de alguém. A atual legislação brasileira prevê pena par aos caluniadores; mas, mesmo assim não o impede de praticar a calunia.
B – Difamação: O Código Penal Brasileiro (CPB) define como crime contra a honra a difamação. O invejoso fala abertamente contra a honra de ágüem. Portanto, difamar é tirar a boa fama o crédito e a reputação de alguém. O invejoso procura desacreditar publicamente alguem. Difamar é tirar o credito, falar mal de alguém.
C – Falso Testemunho: Existem muitas pessoas hoje que estão doentes na igreja porque foram vitimas de calunia e difamação; onde o invejo usou um falso testemunho para condená-las perante a igreja; a bíblia condena com veemência o falso testemunho, “Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.” Cf. Ex.20.16. Existem ainda outras referencias biblicas, cf, Ex. 23.7; Dt.5.20 Pv. 19.9.
 A Inveja Destrói os Sonhos:
A inveja retarda a benção de Deus na vida da pessoa invejosa; ela destrói qualquer obra de Deus na vida da pessoa, na destruição dos sonhos ela age tirando a alegria, o prazer, prosperidade e a motivação.
A Inveja è Fruto de Uma Mente Carnal:
A falta de crença, de espiritualidade produz uma mente leviana, carnal; portanto os pensamentos carnais sempre darão lugar a inveja. Segundo os estudiosos da psicologia todas as atitudes do ser humano, sistema comportamental tem inicio na mente, por isso o pensar o sentir e o agir esta intrinsecamente ligado; desde os tempos mais primitivos o fato é percebido entre os seres humanos. Percebe-se no texto sagrado que os filhos de Jacó ardiam de invejam de José.
A Inveja Leva a Morte Física e Espiritual:
A inveja é tão maligna que a pessoa invejosa chega ao escrúpulo de cometer um assassinato. Caim matou seu irmão Abel porque tinha alojado em seu coração a “amarga inveja”, os irmão de José tiveram muita inveja dele; “Seus irmãos, pois, o invejavam; seu pai, porém, guardava este negócio no seu coração.” Cf. Gn. 37.11. Sambalate ardia de inveja de Neemias; “O que ouvindo Sambalate, o horonita, e Tobias, o servo amonita, lhes desagradou com grande desagrado que alguém viesse a procurar o bem dos filhos de Israel.” Cf. Nee. 2.10, os invejosos não herdarão o reino de Deus Gl. 5.21-26. A Inveja desagrada a Deus e trás juízo para que as pratica.

PESSOAS QUE FORAM VITIMAS DE INVEJA
São muitas as pessoas que foram ou estão sendo vitimas da inveja, inclusive eu já fui vitima dela; fui perseguido pelo espírito da inveja por mai de 20 anos; mas, agente precisa a aprender a conviver com os invejosos; nunca iremos ficar livres deles; Mas, o que nos da força para vencer os invejosos é que os homens Bíblicos também foram vitimas entre eles destacamos (que foram as vitima do espírito da inveja): Neemias, Paulo e o Senhor Jesus Cristo.
·   Neemias:
Nee. 2.10 O que ouvindo Sambalate, o horonita, e Tobias, o servo amonita, lhes desagradou com grande desagrado que alguém viesse a procurar o bem dos filhos de Israel.


·   Paulo
Atos 13.45 Então, os judeus, vendo a multidão, encheram-se de inveja e, blasfemando, contradiziam o que Paulo dizia.


·   O Senhor Jesus Cristo
Mc.15.10 Porque ele bem sabia que, por inveja, os principais dos sacerdotes o tinham entregado.

3. COMO VENCER O ESPÍRITO DA INVEJA

Não Devem Contaminar Com o Espírito da Inveja:
Marcos 7.21-23 Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios, os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem.
Elimine Todo Sentimento de Inveja do Sucesso dos Outros:
A fim de reforçar o argumento repito aqui o texto de Atos 13.45 Então, os judeus, vendo a multidão, encheram-se de inveja e, blasfemando, contradiziam o que Paulo dizia.
Desejai Afetuosamente a Vitória
1Pe 2.1-2 Deixando, pois, toda malícia, e todo engano, e fingimentos, e invejas, e todas as murmurações, desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que, por ele, vades crescendo,
Pensai Nas Coisas Que São de Cima:
Cl.3.1-2 Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima e não nas que são da terra;
Purificando os Corações:
Tiago 4.8 Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Limpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai o coração.

0 comentários:

Postar um comentário

Todo comentário deve seguir os critérios: estar relacionado ao assunto, ter identificação do comentarista e mesmo assim passa pelo nosso crivo daí decidiremos se devem ser publicados ou não.