quarta-feira, 22 de agosto de 2012

AS AMARGAS CICATRIZES DEIXADA PELAS DIVIDAS

1.  O RETRATO DA SOCIEDADE ATUAL

A – Dividas:
A sociedade hodierna é chamada de sociedade do consumo (Consumismo) é o governo federal esta cada vez mais induzindo as pessoas ao consumo facilitando teoricamente o crédito, sem medir as conseqüências futura; atolando as pessoas nas dividas. Pesquisa recente mostra que 40% das famílias brasileira estão endividadas, entre estas muitas famílias cristã, e o mais grave é que 10% desta declararam que não tem como pagar as suas dividas.

B – Soberba:
Para manter sempre no Auge essas famílias enveredam por caminhos das financeiras e das empresas de agiotagem mantendo a todo custo as suas aparências, sem importar com as conseqüências.

2. O DÍZIMO
O dízimo é do Senhor, Deus é o dono do dinheiro que o cristão conquista com o esforço de seu trabalho. O Cristão não deve comprometer, ou administrar o dinheiro do Senhor; e o pastor responsável deve também administrar com muito temor de Deus.

A – Mau Uso do Dizimo:
O mal uso do dizimo são causa, ou sintomas de uma má administração levando muitos servos de Deus a se embaraçarem.

B – Nepotismo na Igreja
Um outro problema sério é o nepotismo na igreja, descancarado e sem critério, que trás sérios prejuízos material e espiritual a igreja. O Reino de Deus deve ser priorizado. (Mt. 6.33).

C – O Dinheiro
O Cristão deve fazer uso de seu dinheiro de forma correta, e a administração da igreja deve também ter LISURA e TRANSPARENCIA na aplicação dos mesmos. A benção do senhor virá sobre os ofertastes dessa forma (recíproca) Ml.3.10-11

3. O ORÇAMENTO FINANCEIRO DOMESTICO
A -  O primeiro principio é: não gastar mais do que ganha.
B – Defina aquilo que é prioridade
C – Elimine os desperdício
D – Reserve um pouco, ou seja cerca de 20% para poupança.
E – Faça um orçamento correto observando os preço, comprando realmente só aquilo que você precisa.
F – Façam anotações das despesas mensais
Lc. 14.28-30

4. PSICOPATOLOGIA CONSUMISTA
O consumismo exagerado, desenfreado é considerado pelo psicologia como um transtorno compulsivo (compulsão por compras) Esse desejo descontrolado por adquirir as coisas é uma patologia grave que precisa ser tratada com terapias psicológicas e algumas mais grave com medicamentos. Lamentavelmente a muitos crentes inseridos nesta lista. Pessoa que não tem controle por compras e acabam endividadas levando a outros problemas emocionais e psicóticos. Essa patologia consumista a Bíblia a suprema palavra de Deus chama de COBIÇA e cita o caso de Acã. Js. 7.1-26.

A – Serviços de Proteção ao Crédito:
Lamento que os nomes de muitos cristãos estão configurados nas listas dos SPC, alguns por ser afetado pela patologia do consumismo; outros por descontrole financeiro, e aqueles que por descuido ou por enfermidade acabaram por não pagar suas dívidas, e Deus conhece os corações e sabem todas as coisas. Quem sou eu para julgar!     

B – Atração
A atração pelas compras começas pelos olhos, depois se estende pelo crédito facilitado e acabam por não pagar e os nomes ficam arrolados nas casas de proteção ao credito, perdendo assim a credibilidade.

C – Consumismo inconsciente:
Não acredito que o consumismo seja inconsciente, acredito que seja impensado; inconsciente não; haja vista i individuo deixa-se dominar pela apelo da mídia. O prazer de comprar é um mecanismo interno ligado ao bem estar, dando prazer a compra mesmo que essa não precisa de tal objeto, ai é que mora a patologia. Duas coisas levam o individuo a atrair divida: A compulsão por compra (patologia) e a insensatez, ou seja agir sem pensar, ou sem medir o bolso.(mas tudo é feito consciente) 

5. O CAMINHO PARA LIVRAR-SE DAS DÍVIDAS.
Em Primeiro lugar é bom ressaltar que ficar devendo, ou ter divida não é pecado; o pecado é não pagar a divida; dar CALOTE é pecado.

A – Mantenha o controle das dividas:
Ter cuidado com os cheques e os cartões; as dividas devem estar controlada, ou seja, submetida dentro do seu orçamento.

B – Ter ciência da Receita
Saber controlar as divida é ter ciência dos valores das entradas, e dos salários ganho, por exemplo, se eu ganho 500,00 e devo 460,00 estou de forma equilibrada no controle das minhas dividas, mas, se for inverso posso perder o controle da divida.

C – Boa Administração:
Ter boa administração é saber administrar o que ganha, ou a receita que entra no caixa, seja valores altos ou baixo; Administrar bem é fugir das altas taxa de juros. administrar bem é utilizar os recursos com planejamento;

D – Livrar-se da Tentação do Dinheiro:
Não é livrar-se do dinheiro da tentação que ele pode causar; o dinheiro pode atrair varias tentações entre elas cito: consumismo, divida, concupiscência, prostituição, adultério, inveja, ciúme. (1Tm6.9)

E – Entrega o seu caminho ao Senhor;
Foi de propósito que deixei por ultimo essa ultima parte, por ela esta acima de todas; a bíblia é clara “entrega o seu caminho ao Senhor, e tudo ele fará” O Senhor é meu pastor nada me faltara” Para você amigo e irmão que esta cabisbaixo pelo peso das dividas o Senhor abrirá porta para que você possa sair dessa situação, apenas confie Nele.  Seja qual for as suas situações e dividas, o socorro vem de Deus “Deus é o nosso refugio e fortaleza socorro bem presente na angustia (Sl 46.1) Que a angustia das dividas vai passar e Cantaremos o Hino da vitoria. DEUS TE ABENÇOE E TE AJUDE..Amém.

0 comentários:

Postar um comentário

Todo comentário deve seguir os critérios: estar relacionado ao assunto, ter identificação do comentarista e mesmo assim passa pelo nosso crivo daí decidiremos se devem ser publicados ou não.