quinta-feira, 5 de julho de 2012

O CRISTÃO, POR MAIS AUTÊNTICO QUE SEJA NÃO ESTA ISENTO DAS ENFERMIDADES

01 - QUAIS AS ORIGENS DAS ENFERMIDADES?

As doenças, no seu aspecto geral, são conseqüências da entrada do pecado no mundo. No aspecto específico é patologia causada por vírus, bactérias, fungos, etc. A doença de uma determinada pessoa, no entanto, não se pode julgar que seja fruto de pecado, ou de falta de fé; ou ainda não podemos dizer que todas as doenças são patológicas. O cristão pode adoecer e pode ser curado de imediato ou não, isso depende da vontade de Deus. Depende única e exclusivamente de Deus e da fé da pessoa que está enferma, mas, também, da vontade diretiva ou permissiva de Deus. As enfermidades existem desde os tempos mais primitivos da humanidade; porém, nunca numa intensidade tão forte como estamos vendo nos dias hodiernos; elas são as conseqüências da entrada do pecado no mundo. O fato de sermos cristãos fiéis em Cristo Jesus, não isenta as enfermidades, isto é, o cristão também está sujeito as doenças e as vezes graves, que os levam à morte. Existem varios tipos de patologias e são de diversas origens:  

A – Pessoa com Virós: Um conjunto de vírus que ataca a pessoa destruindo o sistema imunológico.Essa doença leva o nome de virós porque os vírus ataca em conjunto, e são resistente ao medicamento, o texto sangrado diz “acometidos de varias enfermidades” cf. Mt.8.14-17; Mt. 4.23-24. 

B – Pessoas Atormentadas: Eram pessoas perturbadas mentalmente, desequilibrada nas estruturas emocionais, geralmente pessoas atormentadas pelas forças ocultas do mau, têm sentimento de tortura, vivem uma angustia sem precedência e muita aflição; o individuo atormentando e um desgraçado um miserável; são doenças de origens espirituais. cf. Mt. 9.17; Lc. 13.10-17;

C – Pessoas Endemoninhadas: Se o tormento e a ação dos demônios fora do corpo, pessoa endemoninhada e chamada de possessa, (possessão) é ação dos demônios dentro do corpo. Doenças de origens espirituais, o único remédio é Cristo.       

D – Pessoas Lunáticas: Os lunáticos são individuo que sofre enfermidade de acordo com a passagem da lua. Os astros exercem influências sobre muitas coisas na terra; A chamadas as fases lunares; cada fase provoca um efeito diferente na terra.     

E – Pessoas Paralíticas: A bíblia informa muitos casos de pessoas paralíticas, que foram curadas por Jesus, o texto diz que Jesus curou a todos.

02 - QUAIS SÃO AS DOENÇAS DA VIDA MODERNA?
São varias as patologias (doenças) da vida moderna. A modernidade trouce vários empreendimentos ao homem, mas, também várias doenças, seja fisica ou mental entre elas destacam as seguintes patologias:

A - Transtorno da Depressão: È a patologia que mais tem afetado o ser humano nos ultimos anos inclusive as mulheres são as mais afetadas, ela tem multiplas causas entre eleas destacam as causas ambientais, biológicas e neuroquimica. Tendo três fases: Leve, moderada e crônica; se não tratada podem levar a loucura e ao suícidio.

B - Transtorno do Pânico: Não é correto usar "síndrome do panico" mas, "transtorno do pânico" é uma condição mental que faz com que o indivíduo tenha ataques de pânico esporádicos, intensos e muitas vezes recorrentes. Pode ser controlado com medicação e psicoterapia.

C - Estresse: Pode ser causado por excesso de trabalho, de estudo, de atividades (a origem do estresse é sem duvida o EXCESSO) 


D - Ansiedade: È ânsia ou nervosismo é uma característica biológica do ser humano, que antecede momentos de perigo real ou imaginário, marcada por sensações corporais desagradáveis, tais como uma sensação de vazio no estômago, coração batendo rápido, medo intenso, aperto no tórax, transpiração

E - Esquizofrenia: È considerada pela psicopatologia como um tipo de sofrimento psiquico que fazem partes das psicoses. É um transtorno mental que tem a sua origem na depressão. são dois os sintomas delírios e alucinações. 
 

F - As Cefaléias: Entre as inumeras cefaleia que tem atacado a vida moderna, esta a enxaqueca que é genética e não tem cura, os antienxaquecosos podem aliviar os sintomas.  
 

G - As doenças psicossomáticas: Psico= a mente, somática= a corpo, a mente e o corpo formam um sistema Unico; se manifestar em diversos sistemas que constituem nosso corpo, como por exemplo: gastrointestinal (úlcera, gastrite, retocolite); respiratório (asma, bronquite); cardiovascular (hipertensão, taquicardia, angina); dermatológico (vitiligo, psoríase, dermatite, herpes, urticária, eczema); endócrino e metabólico (diabetes); nervoso (enxaqueca, vertigens); das articulações (artrite, artrose, tendinite, reumatismos). Portanto, todas as patologias citadas acima são PSICOSSOMÁTICAS.
 Portanto, todas as doenças psicossomática tem a sua origem no sistema nervoso central.
 
 
03 - A DOR E O SOFRIMENTO HUMANO
Vamos começar essa ultima etapa do estudo em apreço fazendo algumas pergundas reflexiva: A dor e o sofrimento é um bem ou um mal? Por que muitos cristãos autenticos sofrem? Por que os perversos não sofrem tantos quanto os autenticos? Será que aprenderemos uma boa lição com o sofrimento e a dor? Por que é melhor ir á casa onde há morte e tristeza do que á casa onde a alegria? Eclesiastes 7.2. Se Deus é amor e bondade por que permite Ele o sofrimento em nosso mundo? Com certeza a Bíblia tem uma resposta precisa e certeira para essas indagações humana, a começar pela leitura do Salmo 72; Jó 30:6 – “Sabei agora que Deus é que me oprimiu.”
Jó 30:11 – “Porque Deus afrouxou a corda do meu arco, e me oprimiu…”
Jó 30:19 – “Deus, tu me lançaste na lama…” O sofriemnto e a dor é o meio pelo qual Deus disciplina o ser humano. Ap. 3.19; Hebreus 12.6

 
Conclusão
Termino dizendo que o Cristão não esta isento das lutas, das dores e das enferminadas e também dos diversos tipos de sofrimentos; porém, a vitoria é confiar em Deus; do ponto de vista clinico o cristão devem também procirar ajuda médica e psicologica,pois, a ciência foi dada por Deus aos homens.
O livro Antropologia Teológica pode ser encontrado na edsantos.com.br ou pelo email ferreirabrito.mauricio@gmail.com

0 comentários:

Postar um comentário

Todo comentário deve seguir os critérios: estar relacionado ao assunto, ter identificação do comentarista e mesmo assim passa pelo nosso crivo daí decidiremos se devem ser publicados ou não.