quinta-feira, 21 de junho de 2012

QUANDO O CANDELABRO É REMOVIDO, O QUE FAZER?

QUANDO O CANDELABRO É REMOVIDO
Ap 2.5

INTRODUÇÃO

A mensagem enviada à igreja de Éfeso é uma palavra viva e atual para a igreja hoje. Os problemas que aquela igreja enfrentou são os problemas que enfrentamos hoje: como ser uma igreja dinâmica no trabalho de Deus num tempo de apatia.
Como ser uma igreja fiel em tempos de perseguição no campo de idéias e novas teologias emergentes?
Como ser uma igreja ortodoxa num contexto marcado por tanto misticismo e tantas heresias?
Como ser uma igreja vibrante no seu amor por Deus e uns pelos outros num contexto de tanto formalismo religioso e frieza nos relacionamentos.

Nossa sociedade é o retrato da cidade de Éfeso. Éfeso era a primeira, maior e mais rica cidade da Ásia Menor. Era a metrópole e a luz da Ásia. Em Éfeso ficava o porto mais importante da Ásia. Era considerada a porta de entrada do mundo. Éfeso era também o centro do culto de Diana. Lá estava o templo da deusa Diana que era uma das sete maravilhas do mundo antigo. Éfeso era famosa como centro mundial da superstição. Pessoas vinham de todas as partes do mundo comprar amuletos e objetos mágicos em Éfeso. Mas Éfeso era também um centro de imoralidade. O templo de Diana tinha centenas de prostitutas cultuais.

Jesus tinha uma mensagem para igreja de Éfeso. Aliás a igreja de éfeso teve grandes pastores como Paulo, Apolo, Timóteo e João. Aquela era uma grande igreja. Houve naquela igreja ricos sinais de avivamento: 1) As pessoas ao ouvirem o Evangelho vinham publicamente denunciando as suas obras pecaminosas;
 2) As pessoas convertidas do ocultismo, queimavam em praça público os livros de magia;
3) O evangelho espalhou-se por toda a Ásia a partir do testemunho daquela igreja. Era uma igreja missionária.

I – Elogios e acusações;

Em meio a elogios e admoestações, a igreja de éfeso recebe a ordem de lembrar-se de sua condição anterior;
A igreja recebe a ordem expressa de arrepender-se do seu pecado;
A igreja recebe a ordem clara de voltar à prática das primeiras obras;

Mas éfeso recebe também uma solene advertência de Jesus, V. 5 ...removerei do seu lugar o teu candelabro, se não se arrependeres.
Candelabro – No hebraico MENORAH, no latim CANDELABRUM.
(Lv 24.24) Candeeiro (I Rs 7.49) Castiçal (I Sm 3.3) Lâmpada de Deus.

QUAL A FUNÇÃO DO CANDELABRO NO TABERNÁCULO?
QUAL A SUA CARACTERISITCA?
QUAL A SUA FORMA?

A FUNÇÃO DE UM CANDELABRO – DAR LUZ
Simplesmente e precisamente, a função de um candelabro é dar luz; não ser um ornamento, não uma coisa bonita para se olhar, não um simbolismo místico para causar interesse, para fascinar e para intrigar; não uma sugestão obscura, imperceptível. Não _ para dar luz! É pra isso que serve _ luz. Na intenção e no pensamento de Deus, a função começa e termina aí.

A despeito dos grande privilégios a igreja de Éfeso estava em risco de perder a sua luz. A igreja que perde o seu amor, em breve perderá a sua luz. Sem amor A igreja não tem luz. Muitas igrejas tem deixado de existir, porque abandonaram o seu primeiro amor. Seus templos se transformaram em museus. Seus membros ficaram dispersos. Outras igrejas perderam sua capacidade de brilhar. Seus edifícios podem permanecer intactos, seus pastores podem continuar pregando e suas congregações se reunindo, mas seu candelabro foi removido.

A Verdadeira Luz é um Impacto
A verdadeira luz é um impacto. Tanto é um impacto que qualquer coisa que for contrária a ela não pode co-existir com ela, mas tem que sair. Esta é a prova de que ela é a luz Divina. Sabemos muito bem algo do impacto da luz. Saímos subitamente da escuridão para o esplendor do sol, e não podemos suportar a luz; temos que tampar nossos olhos, o impacto é demais para nós.
O que eu quero dizer é que o testemunho do candelabro não é dar um monte de informação.  Não é simplesmente a afirmação ou apresentação de fatos frios. Não é simplesmente uma questão de doutrinas e verdades; e é tão fácil, no decorrer do tempo, para que aquilo que começou como um impacto de luz se degenerar em palavras, montanhas de palavras, e idéias _ escriturísticas, espirituais, de certa forma, idéias Divinas.
E penso que isto é um dos desafios das igrejas em Apocalipse. Elas tinham os seus ensinamentos e crenças ortodoxas; elas entregariam as suas vidas por esta verdade; elas odiavam certas coisas que não eram sadios; mas o impacto tinha sumido. Estava tudo certo quanto ao modo, mas não quanto ao impacto da luz. As trevas ao redor não eram provocadas e desafiadas por sua presença.
A luz, do ponto de vista de Deus, não é apenas luz fria; é um poderoso impacto. Assim, essas igrejas na Ásia foram desafiadas no terreno, não do que criam, se apoiavam, ou até mesmo ensinavam, mas do efeito de sua posição contra cada aspecto do terreno das trevas.
O sacerdote ministrando no Lugar Santo via tudo á luz do candieiro. A luz do sol (a natureza) ficou excluída. As cousas de Deus são vistas a luz de Deus e da sua palavra. Muitos nos nossos dias querem reduzir a religião ao plano material e cientifico. Mas as cousas de Deus são interpretadas espiritualmente. A luz da natureza não serve para entender as cousas do senhor.

QUANTO A CARACTERISTICA  - Era de ouro maciço. Foi feito de uma só peça, não fundido, mais batido. Fala do sofrimento de Jesus que produziu essa luz. O ouro tipifica “ a glória e a divindade de Cristo.

A FORMA DO CANDELABRO – Tinha três braços saindo de cada um dos dois lados, formando ao todo sete braços. O braço central, que era o apoio dos outros, representa cristo. Os seis braços representam a igreja. Em cada um dos seis braços havia enfeites na forma de três fases.
1 – A maça ou gomo – 2 – A flor – 3 – O copo ou amêndoas maduras. A flor fala dos dons espirituais que embelezam a igreja e reflete a luz da divina vontade de Cristo. O copo fala da união oriunda da palavra de Deus que é luz. Havia assim em cada braço, nove frutos e na haste central havia doze. Gal 5.22,23 – Paulo enumera 09 frutos do Espírito. Realmente estes são os verdadeiros enfeites da Igreja de Cristo a Luz do Mundo. 

0 comentários:

Postar um comentário

Todo comentário deve seguir os critérios: estar relacionado ao assunto, ter identificação do comentarista e mesmo assim passa pelo nosso crivo daí decidiremos se devem ser publicados ou não.