quarta-feira, 16 de maio de 2012

SEXTA CARTA A IGREJA EM FILADÉLFIA

SEXTA FASE DA IGREJA.
                   A sexta fase da igreja da dispensação da graça divina; inicia-se com a igreja em Filadélfia, igreja do período do arrebatamento fiel, do amor fraternal, do amor entre os irmãos, a igreja do amor. Essa carta tem sete versículos, mas ilustra o período que aproxima o arrebatamento da igreja.

SEXTA CARTA A IGREJA EM FILADÉLFIA
Ap.3.7-13
E ao anjo da igreja que está em Filadélfia escreve: Isto diz o que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de Davi, o que abre, e ninguém fecha, e fecha, e ninguém abre: Eu sei as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar; tendo pouca força, guardaste a minha palavra e não negaste o meu nome. Eis que eu farei aos da sinagoga de Satanás (aos que se dizem judeus e não são, mas mentem), eis que eu farei que venham, e adorem prostrados a teus pés, e saibam que eu te amo. Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra. Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa. A quem vencer, meu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas.

Ap. 3.1”Ao Anjo da Igreja que está em Filadélfia”

O Novo testamento não cita o nome do pastor de Filadélfia, mas a história dos romanos diz ser o “Amado Gaio” o bispo de Filadélfia. Pela analise teológica paulina, podemos pensar supostamente se um amigo fiel de Paulo chamado Silas o pastor anjo da igreja, mas a posição geográfica em que se encontra Filadélfia e mister dizer que Gaio é o mais provável ser o pastor. 3Jo.1 ”O presbítero ao amado Gaio, a quem, na verdade, eu amo” As hipóteses históricas leva a crer que Gaio portanto, seria o bispo desta igreja.


A Palavra Filadélfia: significa Amor Fraternal, é a igreja do arrebatamento, Filadélfia era fiel ao seu Senhor, não negava a santa palavra de Deus, os membros tinham suportado a oposição mundana, e não desistiram, mantendo a lealdade e a fidelidade a Cristo. E se apegando as verdades escritas no evangelho, por esta fidelidade Jesus o promete livra-la da hora da provação mundial, a grande tribulação, ou seja, essa igreja será arrebatada antes da grande tribulação. Rm. 14.10, “Mas tu, por que julgas teu irmão? Ou tu, também, por que desprezas teu irmão? Pois todos havemos de comparecer ante o tribunal de Cristo.” 1Ts. 4.9, Hb. 13.1

SITUAÇÃO GEOGRÁFICA DA ÉPOCA:
Filadélfia era uma cidade da Lídia, 40 quilômetros distante de Sardes, edificada por Atilo Filadelfo, rei de Pergamo, hoje faz parte da Turquia moderna. Ela era famosa em sua época, por pertencer a província romana, seu fundador foi Atilo II, situada aproximadamente 122 quilômetros de Esmirna, ela trás esse significado de amor fraternal, por ser uma homenagem prestada ao irmão de Atilo II, Eumênes II, essa cidade ficava num ponto estratégico, ficando bem na rota de passagem do povo imperial.

A Igreja Em Filadélfia – Período De Despertamento espiritual (o significado da palavra é "amor fraternal" e é a Igreja que medeia o período entre 1750 a 1900 d.C): Amor fraternal (grego), amor fraterno, é o tipo Igreja missionária, evangelistica, fiel até o arrebatamento) - É possível uma igreja ser irrepreensível? Respondemos que sim. A igreja de Esmirna e de Filadélfia foram. Das sete, são as únicas que o Senhor não deu  nenhuma repreensão.

EXPLICAÇÕES HISTÓRICAS.
Neste período nasceram e espalharam-se pelo mundo as "missões estrangeiras". As Sociedades Bíblicas americanas, britânicas, e outras, foram organizadas com o objetivo de levar a Bíblia "a todo o povo, nação, tribo e língua." Iniciaram-se os estudos sobre os livros de Daniel e Apocalipse, em conjunto com outros foram criados pelos teólogos a escatologia contemporânea. Sem dúvida este movimento espiritual levou a um despertamento religioso espantoso; seria então um reavivamento reformista; observe-se que Jesus não dirige nenhuma reprovação a esta Igreja, mas as motiva para o crescimento. Grandes evangelistas e pregadores surgiram nesta época verdadeiras tochas acesas nas mãos de Deus, e o evangelho de Cristo sendo divulgado, queiram a igreja católica, ou não, sempre Deus tem levantado homem para pregar e levar o nome de Cristo.

JESUS APRESENTA-SE A IGREJA EM FILADÉLFIA, COMO AQUELE QUE:
Ap. 3.7  “Isto diz o que é Santo , o verdadeiro, e que tem a chave de Davi, aquele que abre e ninguém fecha, aquele que fecha e ninguém abre”

A identificação do filho de Deus, o representante legal de Deus, o próprio Deus, ser santo é um atributo de Deus Is. 6.3, “E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória” o verdadeiro, quem é verdadeiro? Jesus, o que significa? Em que há verdade, ou fala somente a verdade, aquele que é real exato genuíno, autêntico, que não é fingido, mas sim sincero, legítimo, portanto Jesus é o legitimo filho de Deus, que tem as qualidades essenciais de Deus. A esta igreja Jesus apresenta de forma quádruplo, conforme veremos a seguir.

1º - “O que é santo” Deus é santo e também o seu filho amado Jesus, portanto Deus exigem dos seus seguidores santidade, Jesus apresenta sendo santo separado do mundanismo, assim também ele requer dos seus Discípulos. Nos temos que procurar buscar a santidade, 1Ts.4.7 Porque não nos chamou Deus para a imundícia, mas para a santificação. Isto quer dizer que fomos chamados por Deus para sermos santo, isto é, separados do mundanismo.
Falar de santidade nos dias atuais é difícil, mas não podemos deixar de falar. A sociedade está sendo levada por uma enxurrada do mal, uma avalanche maléfica; mas Deus requer de todos nós santidade. O mundo hodierno está escravizado pelo pecado, e muitos nas igrejas atuais não gostam que falem de santidade; porem é dever de todos obreiros que presa pela vida santa da igreja deve sempre incansavelmente doutrinar a igreja sobre o processo da santificação. Hb. 12. 14 “Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor”
O Que Significa Santificação? Qual o significado da Palavra Santificação?
Podemos a primeira vista, dar pelo menos quatro significados ao termo santificação.

0 comentários:

Postar um comentário

Todo comentário deve seguir os critérios: estar relacionado ao assunto, ter identificação do comentarista e mesmo assim passa pelo nosso crivo daí decidiremos se devem ser publicados ou não.