quinta-feira, 3 de maio de 2012

NA IGREJA DE TIATIRA TINHA JEZABEL UM FALSA PROFETIZA

JESUS FEZ (6) SEIS ELOGIO A IGREJA EM TIATIRA, AS SUAS QUALIDADES ERAM:
1º Ap.2.19 “Conheço as tuas Obras conheço vem do verbo conhecer, portanto Jesus usou o verbo no tempo presente, e na Segunda conjugação, que significa saber tudo no tempo certo, em tempo real; Jesus conhecia as obras de caridade da Igreja em Tiatira, (Sl. 33.18), (Jr. 12.3) (Jo.10.14), as obras de caridade são muito importante, durante essa dispensação da graça Ap. 22.12, as obras são as únicas coisas que levamos desta terra, elas nos acompanha boa ou ma.

2º Ap. 2.19 “E a tua Caridade caridade é traduzido por amor ágape, que significa amor pelas almas que não conhecem a Cristo. A caridade nada é do que o amor em pratica, o amor é uma das maiores virtudes do cristianismo, e esta permeados em todos os livros da bíblia agindo de muitas maneiras, por isto dizemos que o amor é multiforme.

O amor é dado – a bíblia diz que Deus amou o mundo que “deu” o seu filho. Cf. Jo. 3.16, e a mesma bíblia diz que Deus prova o seu amor para com a humanidade, quer dizer que Deus apresenta as provas desse amor para com os seres humanos, o amor não é exigido é espontâneo é dado.
O Amor de Cristo – ao lermos 2Co. 5.14, iremos encontra em Cristo o mesmo amor de Deus, isto é a prova de que Cristo tinha, tem a mesma natureza de Deus, isto é o seu amor para com a humanidade é igual a de Deus pai, esse amor foi sem duvida que motivou a Jesus Cristo morrer pela humanidade, em favor dos pecadores esse amor os gregos chamaram de Ágape.

Amor humanoexiste também o amor dos homens para com Deus, e seu filho Jesus, esse amor brota no coração dos homens através da obra do Espírito Santo Gl.5,22, não confundir o amor puro de Deus, transmitido aos corações pelo Espírito Santo com o amor próprio, cf. Mt. 22.39, o amor próprio pode levar o homem a ser amante de si mesmo cf. 2Tm 3.2,

3º Ap. 2.19 “O teu Serviço é a mesma palavra grega para Diakonia (diácono) que significa diversos serviços prestado á igreja, temos uma grande oportunidade de trabalho hoje em nossas igrejas, e temos que trabalhar enquanto é dia disse Jesus; a noite vem onde ninguém pode trabalhar,

4º Ap. 2.19 “A tua fé Hebreus 11 registra os heróis da fé, a galeria dos mártires da fé, aqui e uma fé esperançosa, genuína, progressiva.  Chamada de fé em ação.

5º Ap. 2.19 “E a tua paciência traduzida por perseverança nos sofrimentos, constância, estabilidade. O mais correto seria “e a tua perseverança” perseverança na fé.

6º Ap. 2.19 “E tuas últimas obras são mais que as primeiras” isto nos mostra que ouve um crescimento espiritual continuo nesta igreja, mesmo as nuvens negras a idolatria cobrindo o mundo da época, estavam em Tiatira os fiel com grandes Obras para Cristo, é preciso haver um crescimento espiritual na via dado crente. O cristão que presa pela sinceridade busca constantemente o crescimento tanto qualitativo quanto quantitativo.

JESUS MOSTRA O DEFEITO DA IGREJA EM TIATIRA ( PECADO)
Ap. 2.20 “Mas tenho contra ti Toleras Jezabel, mulher que se diz profetiza, ensine e engane os meus servos, para que se prostituam e comam dos sacrifícios da idolatria”.

A igreja em Tiatira estava tendenciosa a tolerância ao pecado, a iniqüidade e os ensinamentos antibiblico, anti-social, entre a liderança permeava, João nesta revelação cita o nome de uma personagem bem conhecida no Antigo Testamento chamada Jezabel. E bom lembrar que não é aqui de hipótese alguma uma reencarnação, mas uma mulher que praticava os mesmo atos da Jezabel do Antigo Testamento. Jezabel representa a idolatria e perseguição aos santos (cf. 1Rs. 16.21, e muitos em Tiatira aceitaram os seus ensinamentos, pelo fato de ela falar no nome de Deus, e Ter uma grande influencia, e enorme popularidade entre os crentes, não todos que falam o nome de Deus que Deus está com ele não, no centro espírita falam também o nome de Deus, na igreja de Roma falam também, mas pelas obras abem quem é quem. Cristo condena o pecado e quem concorda com ele, devemos ter muito cuidado com aqueles que só aceita ser chamados de revendo, preletor oficial, mestres aos seus próprios olhos, que coloca a sua revelação própria acima da santa revelação de Deus, (cf. 1CO 14.29), os liberais diz que Deus aceita todos os atos imorais, na igreja; isso é uma inverdade, Deus o que ele pode fazer é perdoar, aqueles que se arrepende, e para vergonha muitos pastores atuais estão aceitando esse falso ensino dentro de suas igreja,  a maior prostituta na atualidade diz ser crente, e seu pastor diz que não tem nada haver a sua profissão, e ela continua noite a dentro com os seus programas imorais e pornográficos na televisão, Deus excluirá tal pastor juntamente com os seus membros, (Lc. 17.3-4), existem uma seita bastante conhecida no Brasil, que muitos por faltar habilidades bíblica chaman-na de igreja, diz que o homossexual nesta igreja pode continuar sendo, a prostituta pode continuar é profissão, isto não é igreja é seita que fala em Deus mas Deus não esta lá, eu provo

Jezabel- o nome Jezabel, significa entulho, montão de lixo, casta, ou  deposito de lixo.

Jezabel do Antigo Testamento – foi mulher do rei Acabe, foi uma rainha má,  (1Rs.16.31; 18.4; 19.1; 21.5.23; 2Rs.9.10-36 uma prostituta que teria nascido em Tiro, uma cidade portuária do reino Fenício, seu pai era rei e sacerdote que adorava Astarote, e oferecia sacrifício a Baal, essa fera do antigo testamento tombou no vale de armagedon cf. 2Rs.9.15,16,30,37.

As Cinco Característica de Jezabel do Antigo Testamento.
Era uma mulher prostituta - e incentivava a prostituição, alem de ensinar com eloqüência, tudo indica que era muito eloqüente em seus ensinos prosmicuos.

Era uma mulher idolatra - ensinava a idolatria “comer do sacrifício da idolatria” se algo que trás a ira de Deus imediata chama-se prostituição idolátrica.

Era uma falsa profeta - as profecia tem que ser testada pela Bíblia 1Co.14.29, os crente não abalizados na doutrina bíblica sadia, não sai correndo atrás de falsos profetas, as profecias são bíblicas, as falsas profecias não são bíblicas, portanto elas devem ser aprovadas pela bíblia, é a bíblias que da o veredicto final sobre a autenticidade das profecias. Jesus disse que se conhece pelo fruto, nos somos conhecidos pelos frutos e não pelos dons.

Foi um patrocinadora de idolatria (1Rs.18.19), patrocinar é investir financeiramente para divulgar trabalhos, ela por ser esposa do rei tinha acesso ao cofre, e usava os recursos financeiros par fermentar os seus famoso ensino e ganhar adepto. E oferecendo dinheiros para os seus adeptos produzir profecias a troco de dinheiro.

Foi uma mulher vingativa (1Rs.19.2) foi um mulher assassina (1Rs.21.5-13) incentivava o marido a fazer o mal, sua morte foi das mais terrível que o mundo conheceu (2Rs.9.33-35)

Jezabel do Novo Testamento em Ap. 2.20 - não é a mesma Jezabel do Antigo Testamento, Pois ela morreu no ano 884 a.C. aproximadamente (2Rs.9.33-35), mas a Jezabel que João cita em do Ap. 2.20, era uma falsa profeta que tinha na igreja em Tiatira, esta tinha a mesmas qualidades e característica  da Jezabel do Antigo Testamento,  era uma prostituta com o nome de Profeta, dizia ser profeta, ou seja se autodenominou profeta, não são poucos os incautas que são levados arrebatados pôr estes tipos de profetas, a bíblia manda examinar testar a profecia, (1Co.14.29), Pastor Claudionor Correia de Andrade, cita na lição bíblica o Rancho dos profetas. Numa alusão aos falsos, os rancheiros, que fazem tudo as escondidas.

“mulher que se diz profetiza” isto indica que ela mesma se autodenominou profeta, não foi os obreiros que separou par ao ministério profético, mas o que Jesus condenava aqui é que os obreiros da igreja em Tiatira a tolerava, não as disciplinava, tem que até excluir se for preciso, para moralizar a obra de Deus, essa mulher era real e literal, veja o pronome “ela” indicando uma pessoa.

Opinião o Dr. Carroll. Op.cit. Vol. Exposição sobre o Apocalipse, defende a seguinte posição, “essa Jezabel, tratava-se da mulher do pastor da igreja em Tiatira, por aparecer no original a palavra “yuvn” que pode significar esposa; isto se da muitas vezes no novo testamento” mas até aonde isso é verdadeiro, não sei, mas tem sentido, quem sabe, ele esta certo, eu particularmente acredito que não.

Mauricio Brito, é pastor Professor Univesitário, autor do livro Antroplologia Teológica; fone para contato 92244161 ou ferreirabrito.mauricio@gmail.com

0 comentários:

Postar um comentário

Todo comentário deve seguir os critérios: estar relacionado ao assunto, ter identificação do comentarista e mesmo assim passa pelo nosso crivo daí decidiremos se devem ser publicados ou não.