quinta-feira, 12 de abril de 2012

SUBSÍDIO DA LIÇÃO 02

SITUAÇÃO GEOGRÁFICA DA IGREJA EM EFÉSO
A cidade de Efeso era a principal cidade da província romana da Ásia chamada menor, medindo mais ou menos do tamanho do Ceará, nesta cidade ficava o famoso templo da deusa DIANA, chamada de “Diana dos Efésios” considerado uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo, era um orgulho para os Efeso, não somente um orgulho, mas era o cartão postal da cidade. Éfeso era uma cidade envolvida em ocultismo e magia negra, porém ali o apóstolo São Paulo fundou a igreja genuína de Cristo, e cuida dela na doutrina cf. At. 19.1 “E sucedeu que, enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo, tendo passado por todas as regiões superiores, chegou a Éfeso e, achando ali alguns discípulos” O próprio apóstolo João escolheu Efeso como centro de seus trabalhos na Ásia, quando de seu retorno da ilha de Patmos ele foi morar em Efeso.

A Igreja Em Efeso – Representa o período compreendido entre os anos 30 a 100 d.C., isto é, a Igreja autêntica, chamava-se Igreja Apostólica Cristã, ou “Igreja dos Apóstolos” por ser eles os que deram prosseguimento a obra realizada por Cristo. Portanto o primeiro período da dispensação da graça começa com a igreja em Éfeso, porem este primeiro período escatologicamente já passou, conforme frisado acima terminou por volta dos anos 100 d.C. É claro que o texto bíblico se aplica a todas as épocas espiritualmente. Mas estamos falando de um período histórico da igreja. . É a igreja do amor decadente, representa a igreja do século I, isto é, a igreja da época apostólica.

EXPLICAÇÕES HISTÓRICAS
Esta Igreja cresceu rapidamente, No final do século havia mais de seis milhões de cristãos espalhados pelo mundo segundo afirma alguns historiadores primitivos; entretanto foram perdendo o seu primeiro amor à Jesus, e pela maravilhosa mensagem da salvação; pelas  forças das imposições impetradas pelos imperadores, Os quais promoveram contra a igreja dez perseguições gerais; contra os inofensiveis Cristãos. Foram mais de 248 anos de intensa perseguição e crueldade a aqueles aquém Cristos o chamou de Cristão. Essas dez perseguições foram promovidas basicamente de 64 d.C. a 312.

Primeira perseguição Geral – essa veio sobre os crentes no ano de 64 d.C. promovido pelo imperador romano, cujo nome era Nero; no ano 55 Nero começou a sua escalada de violência, neste ano ele envenenou seu irmão Britânico; cinco anos depois matou a sua própria mãe a senhora Agripina, no final mesmo ano matou a sua esposa, a senhorita Otávia, para casar-se com Pompéia. No ano 64, mas precisamente no mês de julho os habitantes da famosa cidade chamada de Roma, foram despertados e surpreendidos do sono com as assombrosas labaredas de fogo, dentro de poucas horas a capital e os habitantes vivenciaram as poderosas chamas de fogo por toda parte, diz os historiadores que o fogo durou nove dias; e Nero lançou a culpa do incêndio aos Cristãos, ainda neste ano mandou matar o mais respeitado e influente filosofo e político da época “O filosofo  Sêneca” muitos Cristãos selaram a sua vida como mártires por amor a Cristo, os crentes eram vestidos com pele de ovelhas, e eram perseguidos pelos cães que os devoravam até os matar. Outros eram vestidos com pano e eram colocados produtos inflamáveis, e eram acendiados ao por do sol, dizia ele para servir de luz para alumiar a grande cidade Roma durante a noite, servindo de espetáculo, o apostolo Tiago o Irmão do Senhor Jesus foi decapitado nesta primeira perseguição geral, Pedro também que foi degolado de cabeça para baixo segundo a tradição. No ano 68 d.C. o miserável imperador, inescrupuloso Nero, morreu com as suas próprias mãos, cheio de remorso, e medo que os levou a uma profunda depressão, e essa depressão foi intensa e em decorrência dos pecados e atrocidades cometidas contra os irmãos cristãos primitivos, e essa forte depressão que os levou ao suicídio.

Segunda Perseguição Geral – essa começou no ano 68, com o suicídio de Nero, o poder imperial passou automaticamente a um homem chamado “Domiciano” é provável que ele foi até o ano de 96, 98 d.C. deu continuidade as atrocidades que antes já viam sendo cometidas, porem agora com mais intensidade, alem das barbarias por ele cometida, oficializou a idolatria, ou seja, o “culto ao imperador”, que já era pratica dos imperadores passados, porem não eram oficializados; no exercito nomeou Tito para ser o general, a missão de Tito era matar a todos que não cultuasse o imperador,  neste tempo tantos judeus como cristãos, morreram de forma de estrangulamento, rachados, e serrados aos meio porque recusavam a cultuar o imperador, e não o chamavam de divino como ele queria, no ano de 96 d.C. o último dos apostolo sobrevivente até então, João o evangelista, foi lançando numa caldeira de azeite fervendo, mas o calor insuportável do azeite não teve poder sobre o velho apostolo a quem Jesus declinou a cabeça por que o amava, mas a incredulidade e ironia do imperador mandou que os seus soldados o exilasse para uma ilha chamada Patmos, o apostolo João foi preso nesta ilha, que ficava próximo a Ásia menor, ele era filho de Zebedeu, e era considerado o discípulo amado de Jesus, esse João foi lançado num tacho de azeite puro de oliva fervente, saiu ileso o poder  do azeite quente não feriu e não o matou, o imperador sabendo deste grande milagre, mandou levar para a ilha dos criminosos chamada Patmos, as fera famintas de Patmos não teve também poder sobre o velho apostolo, que saiu e foi morrer em efeso já com a idade avançada. Assim terminou os primeiros cem anos da igreja apostólica Cristã, todos os Apóstolos aqueles que andaram com Cristo, já teriam morrido, agora caberiam os chamados discípulos dos apóstolos darem continuidade a Obra de Cristo, e foi o que fizeram. Os imperadores acharam que com a caçada aos Apóstolos e posteriormente a suas mortes teriam acabado com o Cristianismo, mas foram enganados o sangue deles derramado eram como sementes germinadora, nos séculos seguintes Deus o levantou homens ainda mais cheio do Espírito Santo, Jesus Disse que edificaria a sua igreja e as portas do inferno não prevalece conta ela Mt. 16.18, “Pois também eu te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” Domiciano dizia ser os crentes ateus, quer dizer, ele invertia os valores, ateus eram os imperadores e as sua turma, mas o crentes morriam estraçalhados mas não curvava diante do imperador para lhe cultuar. Cultuavam somente a Deus, e o seu filho Jesus.

Início da diáspora judaica após destruição do templo em Jerusalém
Diáspora
(do grego "dispersão") é o termo coletivo para as comunidades judaicas fora de Israel. O processo começou com as expulsões assírias e babilônias em 721 a.C. e 597 a.C., continuou com migrações voluntárias e acelerou-se com a destruição do templo de Jerusalém pelos romanos, em 70 d.C, que haviam anexado a Judéia em 63 a.C. No século I, a.C., havia comunidades judaicas desde o Levante até a Itália, notavelmente na Babilônia e no Egito. A situação piorou após 132 d.C., quando, depois de uma revolta malsucedida, os judeus ficaram proibidos de entrar em Jerusalém sob pena de morte. Os judeus da diáspora do mundo greco-romano falavam em sua maioria grega, mas permaneceram leais à sua fé religiosa, visitavam Jerusalém e viam Israel como sua terra natal. Após 212, os romanos concederam cidadania aos judeus, que a partir daí se espalharam por vários pontos do Império Romano.

JESUS APRESENTA-SE À IGREJA EM EFESO COMO:
Ap. 2.1Aquele que tem a na sua mão direita as sete estrela, e anda no meio dos sete candeeiro de ouro”
As sete estrelas é uma referencia aos sete anjos das sete igrejas mencionadas, que são os pastores responsáveis pela Igreja local, ou seja, os pastores das Igrejas, isto, por extensão significa dizer que Jesus tem o controle dos pastores em suas mãos, na sua destra, mão direita, muitos pastores entram em dificuldades porque não aprenderam a confiar inteiramente em Jesus, e eles precisam saber que quem está no comando e Jesus. Os pastores estão ligados intimamente com Cristo, isto sem falar que o dirigente da igreja local precisa consultar a Cristo antes de tomar qualquer decisão, aqui entra a questão de que muitas igrejas estão fracassando nos dias atuais, a culpa é do pastor, primeiro porque perdeu a direção, segundo que deixou de confiar em Cristo, ou seja, deixou de segurar nas mão furadas de Cristo, e se acham tão famoso, que não precisam mais de segurar nas mão de Cristo, e o resultado é desastroso tanto para igreja como para si próprio. Agora não brinque com pastor que esta ligado com Cristo, e esta seguro nas mãos de Cristo, que você se queima, e ofende a Deus. Pessoas que se levanta, se opõe contra pastor compromissado com Deus, não  prospera, obreiro na direção de Deus tem a inspeção do Senhor Jesus Cristo, é uma brasa acesa nas mãos de Jeová.

JESUS ELOGIOU A IGREJA EM EFESO; AS SUAS QUALIDADES ERAM;
AP. 2.2-3 “Eu Sei as Tuas Obras”
A Igreja em Efeso era uma Igreja autêntica, e ensinava a doutrina verdadeira, a doutrina bíblica sadia, pura. Era uma igreja de muito trabalho e esforço como diz o texto sagrado “trabalhastes pelo meu Nome” o trabalho Evangelistico marcava esta Igreja, é o que não se vê mais em muitas igrejas atuais, a evangelização é relegada a segundo plano e talvez nem entra no orçamento da igreja. Essa Igreja tinha paciência isto é, perseverança, que podem também ser traduzido por esperança, cf.Is.40.31 “Mas os que esperam no SENHOR renovarão as suas forças e subirão com asas como águias; correrão e não se cansarão; caminharão e não se fatigarão” a esperança é a Segunda qualidade do Cristianismo, a primeira é o amor, e a terceira é a fé, é lógico que isso funciona como se fosse uma engrenagem. Os irmãos e obreiros desta Igreja puseram à prova os maus crentes, os que dizia ser obreiro e não eram; cf. 2Tm.3.6-14; eles pregavam um outro evangelho  como diz Paulo cf.Gl.1.8-9 “ Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema. Assim como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo: se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema” a Igreja atual deve corrigir o obreiro faltoso, disciplinar o crente faltoso, e ficar atento para aqueles que diz ser mestre aos seus próprios olhos, esses falsos mestres não têm compromisso com a Igreja, querem apenas tirar a lã das ovelhas e deixá-las expostas aos lobos. 2Jo. 9-11 “Todo aquele que prevarica e não persevera na doutrina de Cristo não tem a Deus; quem persevera na doutrina de Cristo, esse tem tanto o Pai como o Filho. Se alguém vem ter convosco e não traz esta doutrina, não o recebais em casa, nem tampouco o saudeis. Porque quem o saúda tem parte nas suas más obras”
Mt.7.15.17-15 “Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores. Por seus frutos mos conhecereis. Porventura, colhem-se uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos? Assim, toda árvore boa produz bons frutos, e toda árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa dar maus frutos, nem a árvore má dar frutos bons. Toda árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo. Portanto, pelos seus frutos os conhecereis” Uma das grandes qualidade dessa igreja foi a sua capacidade doutrinária de não permitir os maus crentes na comunhão da Igreja. O pastor desta igreja sofreu com os que dizia ser apostolo e não era, mas eles eram mentirosos, sofreu, mas não cansou, outra grande qualidade desta Igreja foi odiar, isto é, não tolerar as obras dos nicolaítas, “as obras dos nicolaítas”. Que obras são estas? Boa não pode ser, - Seita fundada por Nicolau de Antioquia um diácono desviado da igreja primitiva cf. Ap.2.6, que atormentavam a igreja primitiva com falsos ensinos, entre eles ensinava que a imoralidade sexual não afeta a salvação em Cristo, e que os cristãos eram livres para entregar as depravações e os prazeres carnais, portanto A bíblia afirma que o Senhor Jesus odiava as suas obras, a bíblia diz ao contrario 1Co. 6.9-10. “Não sabeis que os injustos não hão de herdar o Reino de Deus? Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o Reino de Deus” Tudo indica que eram crentes liberais, modernistas da época, IRINEU um dos mais brilhantes pais da igreja cem anos mais tarde disse que esse nicolaítas eram os seguidores de Nicolau um dos sete diáconos que desviou da igreja em Jerusalém mencionado em atos 6.5; anteriormente eram um bom discípulo mais posteriormente desviou-se da verdade se metendo em desregramentos e desejo desenfreados por sexo. Essa é a base histórica que temos para afirmar isto, porem as escrituras não nos da ênfase para afirmar, ela nos fornece as informações precisas sobre essa seita dos nicolaítas, mas se existiu essa seita maléfica isso ela deixa bem claro, porem a igreja de Efeso repugnou os seus adeptos severamente. Jesus, não aceita heresia, e nem devassidão. Nos dias atuais temos que repelir com veemência aquilo que Deus não aceita, isto é, mostrar a fidelidade a Cristo, é bom lembrar que Jesus vez elogio ao pastor desta igreja, não era fácil ser uma testemunha de Cristo nos tempos representados pela igreja de Efeso, muitas eram as perseguição, e as fortes correntes filosófica, e a teologia liberalista, ligadas as seitas, os falsos Ensinadores eram um problemas serio, como hoje. Paulo o Grande Apostolo e doutor dos gentios já anteriormente tivera problemas com eles como se mostra em 2Co. 11.13-15 “Porque tais falsos apóstolos são obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo. E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz. Não é muito, pois, que os seus ministros se transfigurem em ministros da justiça; o fim dos quais será conforme as suas obras” Eles auto intitulavam apostolo, pastores, mestres, não tinham uma diretriz, e por fim embebedavam a muitos; é bom ressaltar que a igreja de efeso não aceitava tão ensino, eram refutados os falsos ensinos e posto em disciplina os que assim o agiam, o ensinamento sadio bíblico genuíno sempre deve ser acompanhado de disciplina. Jesus reconheceu plenamente o trabalho dos irmãos da igreja em Efeso, existem pastor, dirigente de igreja, superintendente de escola dominical, que nunca reconhece o trabalho de outro obreiro, nunca faz um elogio sincero, Jesus disse trabalho infatigáveis, todo cristão salvo, deve lutar em prol do reino de Deus, essa luta deve ser física, espiritual, física aqui e no trabalho da organização dos templos, espiritual e na oração continua. Jesus reconheceu a grandeza de João Batista quando disse dos nascido de mulher ninguém foi maior que João Batista.

0 comentários:

Postar um comentário

Todo comentário deve seguir os critérios: estar relacionado ao assunto, ter identificação do comentarista e mesmo assim passa pelo nosso crivo daí decidiremos se devem ser publicados ou não.