domingo, 11 de março de 2012

DICAS PARA CONTROLAR O ESTRESSES


Drible o stress no trabalho
Trazemos algumas dicas que vão ajudar a lidar com o tão comum stress do trabalho:

- Visualização
Uma das características de uma pessoa estressada é a negatividade. Em vez de enxergar o objetivo, a pessoa mantém sempre a atenção fixa no obstáculo que não consegue resolver. Uma maneira de contornar essa situação é mudar o foco de visão, tendo imagens positivas à frente dos olhos.
Tenha consigo, ou mentalize, uma fotografia que lhe remeta à felicidade ou tranqüilidade, como uma cachoeira, um pôrdo-sol ou até o retrato de sua família. Quando estiver muito estressado, essa imagem pode lhe ajudar a liberar a tensão e encontrar soluções.

- Identifique os seus limites
Evite assumir mais responsabilidades do que pode suportar. Quando se encontrar no limite físico e mental, aprenda a dizer “não” às horas extras, para não desrespeitar o próprio corpo. Em uma jornada de 12 horas, sua performance não será a mesma durante o dia inteiro. Nas últimas horas, você estará cansado, portanto organize seu dia de trabalho tendo isso em consideração. Classifique as atividades em prioridades e evite fazer mais de uma coisa por vez. Aprenda a dividi-las com os demais profissionais, não centralize.

- Relaxe
Não importa se você trabalha sentado ou em pé, seu corpo acaba se cansando. Por isso, é importante se mexer, o que inclui tanto esticar os braços e as pernas como fazer pequenas caminhadas durante o expediente. Além de ativar a circulação, o movimento relaxa o cérebro e contribui para diversificar os pensamentos.

- Conecte-se com o mundo externo (mas sem exageros)
De vez em quando dê uma pausa, ligue para um familiar ou para aquele amigo alto-astral com quem você não fala há um bom tempo. Ler uma poesia, uma passagem de seu livro predileto ou uma revista também ajuda, pois estimula a imaginação – o que é fundamental quando se procura uma solução.

- Cuide da alimentação
O mecanismo do estresse tem uma reação física que intensifica a descarga de adrenalina, aumentando os níveis de glicose no sangue – o que pode ser regularizado com alimentos ricos em fibras, como saladas e cereais, os “purificadores” do organismo. Outra coisa importante é intercalar as atividades diárias com copos de água e lanchinhos nutritivos, como barras de chocolate, para repor as energias sugadas pelo estresse.

- Aprenda a se relacionar
O ambiente profissional é um dos apectos importantes da sua vida e, portanto, um dos lugares onde você se relaciona e convive com pessoas. Trate os outros com cortesia e respeito, mesmo que não goste de todos. Não se descuide dos pensamentos alheios, mas tome cuidado para não se envolver em redes de intriga e idéias negativas. Não use a desmotivação dos que trabalham ao seu lado como desculpa para seus próprios fracassos e frustrações.

- Estimule os sentidos
Enquanto a visão e audição são sentidos muito explorados, o olfato permanece esquecido em nossa cultura. Isso colabora para o desgaste físico e mental, segundo a aromaterapia, que estuda os benefícios terapêuticos das essências extraídas da natureza. Descubra maneiras de utilizar a aromaterapia em seu ambiente de trabalho, sem interferir na rotina alheia.

- Motive-se
Quando o assunto for trabalho ou vida pessoal, é ilusão achar que estaremos motivados o tempo todo. Porém, é o que devemos buscar. Encare a atividade que parece enfadonha como um desafio a ser superado, e seu prazer virá de adquirir essa nova habilidade. Visualize o seu objetivo final. Tendo um propósito e um significado para aquilo que realiza, qualquer atividade torna-se menos estressante.

- Faça concessões a si mesmo
Seu objetivo no trabalho é ganhar dinheiro. Acumulamos responsabilidades financeiras que tendem a ocupar todo o orçamento. Isso não significa, porém, que você deve viver uma vida de restrição, sem prazeres. De forma equilibrada e calculada, é possível presentear-se com pequenos passeios e coisas de que gosta. Saia com amigos para andar de bicicleta nos dias de folga. As atividades físicas levam à produção de substâncias relaxantes, como a endorfina. Se não houver lazer algum, a vida, dentro ou fora do ambiente profissional, pode tornar-se um peso.

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