domingo, 15 de janeiro de 2012

A BÍBLIA A CIÊNCIA E A FILOSOFIA

A BIBLIA, A CIÊNCIA E A FILOSOFIA


1. A BIBLIA
A Bíblia é a inerrante palavra de Deus.
Mt.22.29 Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus.
Hb.4.12 Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até à divisão da alma, e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.

2. A CIÊNCIA
Deus deu a ciência aos homens para o bem; mas, o homem criou a chamada falsa ciência.
1Tm.6.20  Ó Timóteo, guarda o depósito que te foi confiado, tendo horror aos clamores vãos e profanos e às oposições da falsamente chamada ciência;

3. A FILOSOFIA
A filosofia é considerada a mãe das ciências (rainha) mas, Paulo deixa um alerta;
Cl.2.8 Tende cuidado para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo e não segundo Cristo;

AS TRÊS VISÕES DE MUNDO:
Visão de mundo é o resultado de como as pessoas vêem o mundo; o que chamamos de cosmovisão. A visão de mundo de cada um depende de sua formação pelas quais foram construídas do decorrer da historia de vida  e a partir de heranças culturais. Quem teme a Deus por exemplo, tem uma visão de mundo diferente.

2.1. Judaica-Cristã:
É a visão centrada na Bíblia. Deus é o criador de todas as coisas (Gn1.1) tudo que existem, exceto o pecado e o diabo é obra da criação de Deus para um propósito ( Cl. 113-17; Pv. 16.14; Is43.7; Rm 11;36)

2.2. Filosófica
A visão filosófica é uma visão naturalista, onde exclui Deus do processo histórico da criação; entra em evidencia o processo naturalista da seleção natural (teoria da evolução)

2.3. Cientifica
Visão centrada na ciência. É o olhar a partir das lentes científicas, ou seja, é a maneira peculiar de vê o mundo do ponto de vista dos cientistas.


I - É POSSIVÉL HAVER HARMONIA ENTRE A CIÊNCIA E A BIBLIA?
A Bíblia e a ciência não são inimigas. A ciência está para comprovar tudo o que a Bíblia já afirmou há milhares de anos.  As contradições e as concepções antiéticas estão na visão dos cientistas ATEU que teimam em negar a existência do criador. Cientistas que negam a existência de Deus afirmam que o universo é obra do acaso. Portanto, as contradições estão nos cientistas, e não na palavra de Deus.

1. A Bíblia não é um manual de metodologia cientifica.
Não é o objetivo da Bíblia propor método científico. Ela revela a vontade de Deus para o ser humano sobre: A Origem; A Existência, a essência; A Salvação; Vida eterna; a consumação. A Bíblia responde as questões do corpo da alma e do espírito e apresenta o plano da salvação; a preocupação da Bíblia é com o mundo espiritual, e não científico. A Bíblia não se preocupa em ensinar ciência, filosofia, sociologia, psicologia etc.. nem método racional (2Tm.3.16-17) Mas, a Bíblia faz também exposição a temas científicos como Arqueologia, Antropologia, psicologia, história e outras ciência, quando a faz ela não falha; não erra.  

2. A Bíblia tem Razão sempre
A Bíblia não é um livro cientifico, mas, ESPIRITUAL, nem por isso ela não deixa de mencionar declarações de cunho cientifico.
A – Há poucos anos a ciência descobriu que as montanhas originaram do fundo dos mares. A Bíblia já afirmava isso cerca de três mil anos atrás. (Sl. 104.5-8)
B -  Cientistas revolucionaram  o mundo com a descoberta de que a terra é redonda; porém, a Bíblia já fazia referencia a isto mais de mil anos antes. (Is. 40.22)

3. Qual a Diferença entre a Bíblia e a Ciência.
A Bíblia é perfeita e muito bem acabada, não se pode tirar e nem acrescentar nada a seu conteúdo (Ap. 22.18-19/ Mt. 5.18-19)
A ciência consiste em um processo continuo de aperfeiçoamento. Uma teoria cientifica que hoje é aceita amanhã talvez não.
Exemplo: o átomo foi considerado pela ciência como uma partícula indivisível da MATÉRIA; hoje já se sabe que é possível dividir o átomo. Alem disso outras partículas sugiram como prótons e os nêutrons.
A ciência admite hipótese, teoria, tese; a Bibia não trabalha com suposições, com teoria hipotética, ela admite o “sim, sim, o não, não, o que passa disso é procedência maligna” 
Lutar contra bíblia é perca de tempo; a verdade bíblica sempre prevalece. (Jo.8.32) nossas vidas estão firmadas na rocha (Mt. 7.24-27)

3. A Verdadeira Ciência confirma o Relato Bíblico.
As descobertas científicas confirmam aquilo que a bíblia já dizia anos; desmascarando teorias falsas. o conflito com a Bíblia não é a ciência é a FALSA ciência.
A – A Cosmologia: Ciência que estuda a origem do universo; descobriu que a luz existiu antes do sol, e o chamou de luz cósmica. Isso comprova Gn. 1.3-16.
B – A Química: Descobriu que o ser humano tem uma composição química de 15 elementos, os mesmo que encontram na terra. Isso comprova Gn. 2.7
C – A Astronomia: Descobriu que cada estrela possui uma grandeza diferente. Isso confirma 1Co. 15.41.

A Bíblia não opõe a verdadeira ciência, pelo contrário apóia-a. Portanto, o cristão não deve ter a ciência como inimiga, mas, sim como profissão que pesquise sobre ela.
D – A Psicologia: Descobriu a psique humana, e os mecanismos de defesa a Bíblia já citada por Paulo em Rm 7.18

Disciplina
Pela bondade de Deus ministrei essa disciplina da 21º ESCCOLA BIBLICA DE OBREIROS DE ROLIM DE MOURA, foi uma benção de Deus; Aproveito para parabenizar o amado pastor Manoel Angelo pela pelissima escola, e todos os prelletores, organizadoress e participantes.

1 comentários:

video da gedalia no seminario das mulheres disse... [Responder comentário]

quero saber a diferencia da ciencia fisica com a ciencia espiritual mim ajunda pastor mauricio

Postar um comentário

Todo comentário deve seguir os critérios: estar relacionado ao assunto, ter identificação do comentarista e mesmo assim passa pelo nosso crivo daí decidiremos se devem ser publicados ou não.