segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

ESCOLA DOMINICAL CONTRIBUIÇÃO PARA SOCIEDADE

ESCOLA DOMINICAL CONTRIBUIÇÃO PARA A SOCIEDADE.

Desde sua origem, as Escolas Bíblicas Dominicais tem se tornado fundamental para o desenvolvimento do cristão. Não obstante, ao longo dos anos, muitos há tem abandonando, ou até mesmo relegando-a para segundo plano frente às escolas seculares.
Além de ser uma grande ferramenta de evangelização, a EBD é também primordial para a estabilidade familiar, pois, o ambiente é propicio para o ensino da verdade.
Muitas teorias tem se formado ao longo dos anos quanto aos métodos pedagógicos e sua aplicabilidade nas EBDs. E verifica-se que quanto mais se prepara em conhecimento e metodologias aplicadas ao ensino, maior os resultados obtidos.
Necessário se faz o aprimoramento de todos os atores envolvidos quanto à boa exposição da Palavra de Deus através das EBDs.
Aqueles que educam, precisa adquirir conhecimentos sólidos sobre os princípios bíblicos ensinados a classe. Devem também cultivar uma vida de intima comunhão com Deus, e sem se esquecer do conhecimento e manejo adequado das ferramentas pedagógicas para alcançar êxito neste tão importante labor.
Mesmo os que não possuem talento nato para o ensino podem buscar o aprimoramento e aprendizado, e se tornarem verdadeiros mestres na arte do ensino. Pois, ensinar a Bíblia é uma benção e um desafio para a vida do professor que ensina. 
A EBD propicia uma troca muito útil àqueles que fazem parte dela. No qual, tanto os educadores quanto os educados crescem um pouco mais a cada dia.
A EBD tem papel preponderante na formação do cidadão, tornando-o mais consciente e conciso ante as crises atuais. Ademais, a EBD tem o papel de ensinar verdades não apenas temporais e passageiras (ainda que elas tenham seu lugar em nossas vidas); mas se trabalha verdades divinas e eternas.
A EBD contribui de forma sublime através de seus currículos, tanto na formação escolar secular, quanto no aperfeiçoamento do caráter do cidadão. Onde o ser humano será tratado como um todo, não apenas em conhecimento, mas haverá crescimento tanto da alma quanto do corpo e também em seu espirito.
Por fim, as EBDs são de suma importância quanto ao desenvolvimento secular e espiritual do cristão. Quer de maneira direta ou até mesmo indireta, contribui para o equilíbrio social. Ademais, os ensinos transmitidos via EBD é uma verdadeira ponte entre as verdades eternas frente às necessidades humanas, entre o conhecimento de Deus e a ciência humana.
Irineu Aluno do curso de bacharelado em teologia.

1 comentários:

Assembleáis de Deus em Rio Brilhante disse... [Responder comentário]

gostei deste acessar ao seu blog e concordo com voces a escola dominical é o inicio de tudo

Postar um comentário

Todo comentário deve seguir os critérios: estar relacionado ao assunto, ter identificação do comentarista e mesmo assim passa pelo nosso crivo daí decidiremos se devem ser publicados ou não.