quinta-feira, 8 de setembro de 2011

O QUE SIGINIFICA SANTIFICAÇÃO?

O QUE SIGINIFICA SANTIFICAÇÃO.
Podemos a primeira vista, dar pelo menos quatro significados ao termo santificação.

1. Santificação Significa SEPARAÇÃO.
2Co. 6.17-18 “Pelo que saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; e não toqueis nada imundo, e eu vos receberei;e eu serei para vós Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-poderoso”
Isto é, viver separado de tudo o que é ofensivo a santidade de Deus, viver no mundo, mas, não compartilhar das coisas pecaminosa do mundo. A separação aqui é do pecado e não das pessoas, Jesus teve um ótimo relacionamento com os pecadores, mas não participou do pecado, não foi influenciado pelas ações dos pecadores, ao contrario ele influenciou a sociedade de sua época a se tornarem santos para entrarem no reino dos céus, deixando o exemplo para nós. A separação é o sentido mais fiel do termo, portanto segue uma seqüência lógica e é esta: separação, dedicação, purificação, consagração. Na visão de Pedro Santidade é separa-se do Pecado como geração eleita, cf.1Pd. 2.9; “Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz”
Jesus disse que viver no mundo mas não pertencer as coisas do mundo, ou seja não podemos ser influenciados pelo sistema pecaminoso do mundo. Jo.17.16 “Não são do mundo, como eu do mundo não sou”

2. Santificação Significa DEDICAÇÃO.
Gl. 2. 20 “Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou e se entregou a si mesmo por mim”
O Cristão se separara do mundo para dedicar-se a Deus com mais profundidade, com mais gosto, com mais santidade, e seriedade, tornando-se mais dedicados as coisas de Deus, dedicando. Deus então começa a usar os seus servos com os dons espirituais, para receber algo de Deus é preciso ser dedicado, fiel a Ele.

3. Santificação Significa PURIFICAÇÃO.
Hb. 9. 13 “Porque, se o sangue dos touros e bodes e a cinza de uma novilha, esparzida sobre os imundos, os santificam, quanto à purificação da carne”
Esta é a condição que Deus requer dos seus filhos, isto fala de pureza, limpeza. Condição especial de que Deus se agrada dos seus seguidores, a purificação trás a obediência, a purificação está relacionadas a todas as áreas da vida do ser humanos, puros nos negócios, os olhos, na vida sexual, na vida conjugal, a Pureza abrange todos os aspectos do individuo. Cf Salmo 24.3-4 “Quem subirá ao monte do SENHOR ou quem estará no seu lugar santo? Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente” a pureza precisa estar no coração dos homens e da mulher.

4. Santificação Significa CONSAGRAÇÃO.
1Pd.1.16 “porquanto escrito está: Sede santos, porque eu sou santo”
E ter um viver em conformidade com as exigências de Deus. A santificação é o meio pela qual o crente terá condições de ver a Deus. Sem ele ninguém verá o Senhor. Hb. 12.14, consagração tem o sentido de separação, que é a condição única de ver a presença maciça de Deus, e Jesus Cristo.

0 comentários:

Postar um comentário

Todo comentário deve seguir os critérios: estar relacionado ao assunto, ter identificação do comentarista e mesmo assim passa pelo nosso crivo daí decidiremos se devem ser publicados ou não.