terça-feira, 9 de agosto de 2011

ESGOTAMENTO ESPIRITUAL - PARTE 02

TRÊS SINTOMAS BÁSICOS DO ESGOTAMENTO ESPIRITUAL


        “E Acabe fez saber a Jezabel tudo quanto Elias havia feito e como totalmente matara todos os profetas à espada. Então, Jezabel mandou um mensageiro a Elias, a dizer-lhe: Assim façam os deuses e outro tanto, se decerto amanhã a estas horas não puser a tua vida como a de um deles.”

I Reis 19: 1,2


        O homem de Deus ouve um outro desafio, sendo que agora de Jezabel, só que ao invés de Elias enfrentar o desafio da rainha de Israel como o fizera com os profetas de Baal, toma a seguinte atitude. “O que vendo ele, se levantou, e, para escapar com vida, se foi, e veio a Berseba, que é de Judá, e deixou ali o seu moço.”

I Reis 19: 3


1. A FUGA DE ELIAS
Elias foge. Por que? Porque está esgotado espiritualmente. Esta, portanto, é a primeira característica de alguém que está esgotado espiritualmente: fuga. O homem de Deus vai a Berseba que é a cidade mais ao sul do reino do Sul; Judá, onde Jezabel não poderia encontrá-lo. “Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação.”II Timóteo 1: 7 Deus não te tirou do mundo para que você esteja retrocedendo; contudo, o Senhor tem um chamado para avançarmos, progredirmos, caminharmos porque Ele é conosco e ainda que Jezabel e os 450 profetas de Baal levantem-se contra nós, Deus é conosco para nos livrar! “Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? Mas em todas estas somos mais do que vencedores.” Romanos 8: 31 e 37 Deus é contigo! Não temas! O Senhor não pode usar covardes! Não podemos nos acovardar, não podemos ficar parados diante das circunstâncias, dos problemas, das tribulações porque Deus está conosco! “E ele se foi ao deserto, caminho de um dia, e veio, e se assentou debaixo de um zimbro; e pediu em seu ânimo a morte e disse: Já basta, ó Senhor; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que os meus pais.” I Reis 19: 4

2. ELIAS DESEJA A MORTE
A segunda característica é: deseja a morte; não propriamente a morte física, mas a morte espiritual. Como? Alguém esgotado espiritualmente pensa que a sua caminhada já acabou, que o seu ministério já chegou ao fim, que a obra que Deus tem para fazer na sua vida e aquilo que Ele quer já se concluiu. Elias pensava que o seu ministério tinha acabado, mas não! Deus ainda tinha muitas coisas para o profeta fazer. Da mesma forma o Senhor nos diz que ainda quer realizar uma grande obra conosco. Não penses que o seu chamado acabou, que a tua obra terminou que a tua chamada findou porque Deus te diz que não! Deus quer restaurar o seu ministério! Não faças como Elias que desejou a morte; antes, grande é o chamado que o Senhor ainda tem contigo. A plenitude de nosso ministério que não temos realizado será cobrada pelo Senhor. “Mas, se, quando vir que vem a espada, não tocar a trombeta, e não for avisado o povo; se a espada vier e levar uma vida dentre eles, este tal foi levado na sua iniqüidade, mas o seu sangue demandarei da mão do atalaia. A ti, pois, ó filho do homem, te constituí por atalaia sobre a casa de Israel...” Ezequiel 33: 6 Desenvolva o seu ministério! Não penses que o seu lugar é apenas no banco da Igreja ouvindo a Palavra porque não é! “...porque o jovem morrerá de cem anos...comerão o seu fruto.” Isaías 65: 20b,21c Não ache que pela sua idade avançada, sua chamada acabou. Por outro lado, não admita que pela sua pouca idade, o Senhor ainda não quer te usar. Deus definitivamente quer a todos: desde o maior até o menor, desde o mais velho ao mais moço.  “E deitou-se e dormiu debaixo de um zimbro...” I Reis 19: 5a

3. DORMIR FORA DE HORA
A terceira característica é: sono (dormir) O Senhor Jesus nos disse na parábola do trigo e do joio que enquanto os homens estavam dormindo (Mt 13: 25), o inimigo (diabo) semeou o joio no meio do trigo. O que significa dormir? Falta de vigilância. “Sede sóbrios, vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a que possa tragar.” I Pedro 5: 8 Quando não damos importância à casa do Senhor, à Palavra de Deus, não oramos, não jejuamos, não nos preocupamos com nossa intimidade e comunhão com Deus; o diabo nos ataca. Ele está sempre pronto para isso! Porém, se nós temos a nossa aliança com Deus intacta, o que é o diabo para nos tocar? Devemos fazer como Davi perante Golias. “Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu vou a ti em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado.” I Samuel 17: 45 Por que Davi pôde fazer isso? Porque ele mantinha a sua perfeita aliança com o Senhor. Saul, que nessa época já havia sido rejeitado por Deus, não pôde enfrentar Golias. Teve medo! Contudo, Davi ungido pelo Espírito, ele pôde enfrentar o gigante Golias e o vencer porque Deus era com ele e da mesma forma o Senhor é conosco! Deus está contigo leitor!


0 comentários:

Postar um comentário

Todo comentário deve seguir os critérios: estar relacionado ao assunto, ter identificação do comentarista e mesmo assim passa pelo nosso crivo daí decidiremos se devem ser publicados ou não.