terça-feira, 16 de agosto de 2011

DICAS DE COMO ESCREVER EM BLOG

Dez dicas de como escrever bem em blog

2º – Não fale daquilo que não conheça: Quer falar sobre determinado tema e não domina-o? Seja coerente e deixe bem claro seu conhecimento sobre o assunto na introdução ao tema. Você não é obrigado saber de tudo, claro, mas se quer ganhar confiabilidade, consulte um profissional ou outro blogueiro que tenha conhecimento na área para a qual deseja escrever;
3º – Não exagere nos termos técnico: Até por uma questão de lógica não é muito legal encher o texto de termos técnicos sem explicá-lo, lembre-se que você não sabe o nível do usuário que vai ler seu artigo. Seja simples e o mais claro possível, use links externos que apontem para a explicação do termo técnico. Parafraseando o @AcheioByte, seja KISS  (“Keep It Simple, Stupid” (Mantenha isto simples, estúpido), ou seja, descreva o passo a passo, explique o termo, seja claro.
4º – Jamais use jargões sem coloca-los entre “aspas” e nunca use vícios de linguagem, como “vc” para você, “qdo.” para quando, etc, exceto se o seu blog tenha como público-alvo adolescentes, jovens, etc.
5º – Não GRITE com o leitor: Nunca escreve no modo “caixa alta”, ou seja, COM LETRAS EM MAIÚSCULO, na “netiqueta” isso equivale gritar com o usuário, não deixe o leitor estressado, seja educado. Títulos, principalmente, não devem ser em caixa alta.
6º – Respeite o direito de outros: Nunca divulgue imagens, áudio ou vídeo sem o consentimento do autor e, principalmente: Nunca cometa plágio, isso é imperdoável. Nunca coloque músicas ou conteúdos escrito por outra pessoa, para serem baixados(as) no seu blog exceto, se: a) você for o proprietário, b) se o autor autoriza, c) se for do domínio público;
7º – À César o que é de César: Se você não é o dono da frase, termo, artigo original, etc, seja justo em citar o autor ou mesmo lincar o site/blog do autor, isto se chama transparência;
8º – Cuidado com a poluição visual: Tem coisa mais chata que acessar blog lento ou mesmo carregado de propagandas ou imagens? Tem blogueiro que leva o AdSense muito à sério, de cada 5 linhas, uma propaganda, isso é ruim pois pode aumentar a taxa de rejeição, ou seja, o usuário pode deixar seu blog antes mesmo de ler o seu artigo. Estude um pouco de SEO (Técnicas de Marketing para Buscadores) e se não tem intenção de somente faturar com seu blog, diminua a poluição visual do seu blog, use formatos menores e mais leves de imagens, ou mesmo algum plugin que diminua o espaço da imagem e propagandas no seu blog. A indução ao clique também pode levar seu blog às penalidades dos buscadores, fique atento!
9º – Mantenha o foco: Diversificar nem sempre é a melhor alternativa para angariar usuários, portanto mantenha o foco do seu blog. Conheço alguns blogueiros que começaram escrevendo sobre comportamento e agora só falam sobre política… mudou o foco? O perfil do usuário também muda, lembre-se disso.
10 – Escreva pouco mas escreva bem: Todo artista, por mais brilhante que seja, não cria uma obra todo mês, nem todo ano, certo artistas levam anos para produzir uma obra de relevância, por isso, não necessariamente isto seja diferente com um blog. Pesquise, estude, faça testes, consulte, revise e quando estiver pronto, publique. É melhor escrever bem e ter relevância do que “encher lingüiça” só para manter o discipulado.
Atenção: Essas dicas fazem parte do meu ponto de vista, que nem sempre pode ser o seu mas nem por isso precisa me ofender por isto, portanto seja educado e critique, sugira, discorde, concorde, mas moderadamente
Texto do professor: José Ferreira Neto - Analista de Sistema e Informação

1 comentários:

João Q. Cavalheiro disse... [Responder comentário]

Paz do Senhor Pr. Maurício!

Muito interessante suas dicas para escrever no blog. Se todos que acessarem este blog colocarem prática certamente que obteremos uma boa melhora no visual dos textos postados.

Deus vos abençoe!

Aceite um abraço do irmão em Cristo...

Pr. João Q. Cavalheiro
www.aramasi.blogspot.com

Postar um comentário

Todo comentário deve seguir os critérios: estar relacionado ao assunto, ter identificação do comentarista e mesmo assim passa pelo nosso crivo daí decidiremos se devem ser publicados ou não.