quarta-feira, 9 de março de 2011

SUBSÍDIO DA LIÇÃO 11 DE 13 03 2011


O PRIMEIRO CONCÍLIO APOSTÓLICO
ATOS 15.6.-29
I. CAUSAS DA DISCUSSÃO
Foram muitos os motivos para a realização do concílio, entre elas destacamos:

1.  Os judaizantes.
Alguns dentre os de Jerusalém fora a Antioquia, dizendo que os gentios deviam se tornar judeus para serem salvos. Diziam os judaizantes que os gentios teriam que viver como os judeus prescritos na lei. Cf At. 15.1-6; Esses judaizantes mentiram dizendo ser vindo da parte de Tiago; Gl. 2.12; sendo que Tiago nunca tivera autorizado como ele mesmo declara em Atos 15.24.

2. Ameaça a Liberdade Cristã.
Os judaizantes fizeram um estrago muito grande em Antioquia da Síria; até Pedro e Barnabé deixaram ser levados por eles, cf. Gl.2.11-13., Paulo ficou revoltado com essas intenções promiscuas dos apóstolos e advertiu Pedro severamente; repreendeu publicamente, cf, Gl. 2.14. E assim pode conter a ameaça a liberdade cristã. ,

II – OS DISCURSOS DO CONCÍLIO.
Diversos apóstolos discursaram nesse concílio, porém, destacamos apenas dois:

1. Pero
Percebem que antes de Pedro discursar havia uma discussão acirrada, Pedro porém levantou e chamou a atenção do povo, ele evocou a revelação que recebeu de Deus na casa de Cornélio. Fez saber que ele era escolhido de Deus para falar aos gentios.

2. Paulo.
Paulo tinha experiência missionária em suas viagens e um testemunho vivo. Ele tinha experiência da salvação em Cristo e tinha certeza que o ritualismo judaico não levaria a nada.  O testemunho de Paulo foi fundamental para desfazer a casta judaizante.

III – PALAVRA DO PRESIDENTE DO CONCÍLIO
O presidente de uma instituição religiosa tem muito peso, por essa razão deve sempre ser sabia as suas decisões.

1. Valor das decisões convencionais.
Tudo indica que foi Tiago que presidiu essa convenção; depois de ouvir Paulo, Barnabé, Pedro observou tudo para tomar a sua decisão. Tiago começa citando Amós 9.1-12; passagem do Antigo testamento que prevê a salvação dos gentios, assim ele fortalecia o seu argumento de que a igreja é composta de judeu e gentio convertido a Cristo.

2. Como conduzir uma reunião
Tiago dirige respeitosamente aos presentes, chamando os de irmãos; sua intenção não era atacar os legalistas nem os liberais, mas o seu compromisso era com a palavra de Deus.

3. Um povo e não uma seita.
Interessante observar neste particular que Tiago chamou Pedro pelo seu nome hebraico SIMÃO. Isso significa que Tiago não o conhecia como pedra como afirma a igreja romana.  Tiago procura mostra que o cristianismo não era uma seita, mas, sim um povo especial.

IV –DECISÕES DO CONCÍLIO
Entre as diversas decisões que tomaram neste concilio sob a presidência de Tiago, destacamos:
1.Abster das coisas sacrificadas a ídolos.
Essa ordenança diz respeito as restrições a que se refere a os alimentos sacrificados aos ídolos. Essa matéria foi aprovada no concílio por unanimidade, e depois foi aprofundada por Paulo, cf. Rm 14.13-16; 1Co.8.7-15.

2. Abster do Sangue.
Já estava prevista na lei levitica, cf. Lv. 3.17., porém, se sabe que os gentios usavam como alimento, isso por desconhecer a lei de Deus;

3.  Abster-se da carne sufocada.
Já estava prescrito na lei de Moisés, mas, os gentios não observavam essa lei. Cf. Gn. 5.9; Dt. 12.16.; era uma prática muito comum entre os gentios abater animais sem derramamento de sangue.

4. Abster-se da Prostituição.
O padrão de vida moral dos gentios estava muito baixo e secularizado. A bigamia, poligamia prostituição eram comum entre eles inclusive incesto. Havia no templo a chamada prostituição sagrada.

0 comentários:

Postar um comentário

Todo comentário deve seguir os critérios: estar relacionado ao assunto, ter identificação do comentarista e mesmo assim passa pelo nosso crivo daí decidiremos se devem ser publicados ou não.