Lição 07 13 de fevereiro de 2011
ASSISTENCIA SOCIAL
I – O DIA DE PENTECOSTES
O pentecostes marcou o inicio da Igreja de Cristo na terra; na primeira pregação foram quase três mil almas, (almas aqui entende-se pessoas) essas pessoas se converteram a Cristo espontaneamente, elas não foram forçadas; porque o cristianismo não por força e nem por violência é pelo amor. O crescimento da igreja primitiva foi vertiginoso.
Porque a Igreja cresceu rapidamente? Porque os apóstolos não abandonaram a doutrina de Cristo At. 4.42; em segundo lugar eles perseveraram; em terceiro lugar os apóstolos começaram a evangelizar, falar ou escrever sobre evangelização é muito fácil, o difícil é realidade pratica.
II- A ASSISTÊNCIA SOCIAL
É tarefa da igreja assistir as pessoas carentes, que realmente são carente.
Os irmãos necessitados precisam de ajuda da igreja, ajuda financeira, ajuda espiritual, ajuda fraterna.
Filantropia financeira: é a pratica do amor, ou seja, o amor em pratica real.
Ajuda espiritual: não basta só a ajuda financeira, é preciso também a ajuda espiritual.
Amor fraterno: em muitos casos o individuo não esta precisando de alimentos, mas, sim esta precisando de amor.
III – DORES DO CRESCIMENTO
Não entendi bem o que o autor quis dizer com a frase “dores do crescimento” a meu ver essa colocação não esta bem posta no sentido em que se trata a lição; quanto mais a igreja cresce mais os problemas aumentam: aumenta os necessitados e outros;
IV – MUMURAÇÃO DOS GREGOS
Murmurar não privilégio dos gregos, ainda hoje isso acontece nos arraias do crentes. A murmuração sempre parte de algo que impulsiona anteriormente. (murmurar é falar baixinho). Muitos são os motivos que provocam a insatisfação, porém, devem-se controlar e manter –se o auto-controle.
V –PARA QUE SERVE OS DIACONOS.
Diaconato não é um trampolim para o presbitério, mas um serviço prestado para o reino de Deus, onde visa atender os necessitados e as viúvas e a casa de Deus. os diáconos eram eleitos pela igreja, isso percebemos a participação da igreja no processo da escolha dos obreiros. A igreja precisa estar ciente de tudo: despesas, finanças, prestação de contas; patrimônio, veículos. O dinheiro da igreja é públicos e santo, por esta razão devem ser tratado com TRANSPARENCIA.
VI – O IMPORTANTE NEGÓCIO.
A fé sem as obras é morta, portanto, não se deve desprezar a filantropia na igreja, os dois papeis mais importante para igreja exercer a sua função de igreja, é:
A – Evangelização: sem duvida a principal missão da igreja.
B – Assistência Social: A pratica filantrópica foi considerada pelos apóstolos um importante negócio. Por isso ela não deve ser esquecida, menosprezada, para ajudar os pobres a igreja não precisa de associação, ONGs etc. precisam sim de muito amor no coração.
0 comentários:
Postar um comentário
Todo comentário deve seguir os critérios: estar relacionado ao assunto, ter identificação do comentarista e mesmo assim passa pelo nosso crivo daí decidiremos se devem ser publicados ou não.