terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

DOENÇAS OU ENFERMIDADES?

DOENÇAS E ENFERMIDADES

A historia da humanidade é uma prova de que o homem após a queda, sempre foi incomodado com problemas de saúde física, espiritual e emocional, cf. Gn.3.16-17; 4.5. Deus em sua infinita graça e misericórdia nunca quis que o homem vivesse em situação angustiante, e apresentou meios para que ele pudesse obter a cura de seus males, incluindo aqui o maior mal o pecado. Deus deu o seu filho Jesus para morrer para libertar o homem do pecado; na cura Divina encontramos a libertação de nossas dores físicas e interiores, através de meios eficazes, como a Oração, a Fé e o Perdão.

1. O que são doenças e o que são enfermidade?
               Para dar essa resposta a essa dupla pergunta recorri ao dicionário de língua portuguesa, o Aurélio Buarque de Holanda, o mais conceituado dicionário Brasileiro, com mais de 100.000 palavras, pude verificar que doença e enfermidade têm a mesma denotação, ou o mesmo significado, o mesmo sentido; informando que enfermidade é uma doença, e doença é uma enfermidade. Por exemplo: - doença do peito – é a popular Tuberculose;- doenças tropicais – podemos distinguir a malária, a febre amarela; - doença terminal – aquela em que o paciente está na fase final da vida – e aí engloba câncer, tuberculose, doenças cardíacas, malária, febre amarela.
- A Enfermidade:
               Uma pessoa que esta enferma é porque ele esta doente; a lógica diz isto, a enfermidade provoca muitas dores; A bíblia sagrada cita diversa pessoas enfermas; a exemplo citarei apenas dois. Vejamos:
O coxo paralítico:
     Lc.5.18 E eis que uns homens transportaram numa cama um homem que estava paralítico e procuravam fazê-lo entrar e pô-lo diante dele.
A mão mirrada:
Lc.6.6 E aconteceu também, em outro sábado, que entrou na sinagoga e estava ensinando; e havia ali um homem que tinha a mão direita mirrada.
- A Doença:
               As doenças são um mal em que o paciente sente muita dor, tristeza angustia e febre etc. Ela pode ser patológica, cf.Mt.8.14-15; Mc.1.32-34; Lc 5.12-13; 8.47-48; quanto psicológica Sl. 42.6, ou de origem espiritual.
Doenças patológicas:
Mt.8.14-15  E Jesus, entrando na casa de Pedro, viu a sogra deste jazendo com febre. E tocou-lhe na mão, e a febre a deixou; e levantou-se e serviu-os
               As doenças patológicas deixam uma sensação desagradável com variações diversas provocada pelas terminações nervosas localizadas nas imediações do problema; focalizando muita dor e febre. No texto acima em negrito a sogra de Pedro estava patologicamente doente; seu quadro clinico era grave, pois a febre era muito alta; febre alta pode levar a pessoa a loucura, alem de cozinhar os órgãos internos como fígado e pâncreas, e causa dos distúrbios mentais;  vejam que Jesus amigavelmente entrou na casa “E tocou-lhe na mão, e a febre a deixou”
Doenças psicológicas:
     Sl.42.6 Ó meu Deus, dentro de mim a minha alma está abatida; portanto, lembro-me de ti desde a terra do Jordão, e desde o Hermon, e desde o pequeno monte.
               É provocada pela doença interior, depressão, traumas, distúrbio psicológico, solidão, culpa, ansiedade, luto, inferioridade, ira, perdas diversas.
 Estaria o rei Davi sofrendo de depressão?
Acredita-se que sim, percebe-se um homem tremendamente depressivo; tudo nos leva a crer onde Davi ia as situações depressivas lhes acompanhava e mostrando o seu estado interior e espiritual decadente. Nos vs. 6 e 7 Davi faz um relato muito melancólico de sua situação caótica, quando ele lembra o Hermom, lugar onde nasce o Rio Jordão um cauduloso rio de aproximadamente 2.500 metros de altitude.
Doenças de origens espirituais:
Como já disse neste livro das doenças de origens espirituais, mas, é bom focalizar que os problemas espirituais também se constituí uma doenças; que deve ser tratada com terapias espirituais, aconselhamento bíblico e oração para libertação.

0 comentários:

Postar um comentário

Todo comentário deve seguir os critérios: estar relacionado ao assunto, ter identificação do comentarista e mesmo assim passa pelo nosso crivo daí decidiremos se devem ser publicados ou não.