quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

DEFENDO UMA PEDAGOGIA MAIS AFETIVA E MENOS TEÓRICA

PEDAGOGIA AFETIVA

A Pedagogia afetiva e as relações de afeto são fundamentais no desenvolvimento e na formação da personalidade do ser humano, e estas devem ser cultivadas, especialmente, nas instituições que trabalham com educação infantil, e educação de 1º a 4º série, e também nas escolas bíblicas dominicais, haja vista que a escola que cultiva tal relação tem fortalecida a sua autonomia e desempenho. Neste contexto, o educador exerce o papel de mediador e incentivador, além de propiciar uma recepção afetiva dessas crianças, ao mesmo tempo ele desenvolve atividades diferenciadas que promovam a aprendizagem do aluno.
O desenvolvimento destas práticas, dar-se-ão com a eficiência da aplicação teórica. Com certeza uma prática pedagógica fundamentada na afetividade possui maiores condições de atender aos objetivos educacionais com mais eficiência as instituições de educação infantil, e de 1º a 4º. Com isso fica clara a importância da afetividade no desenvolvimento do indivíduo e demonstrar como incluí-lo na prática pedagógica de maneira eficiente, para que afloram as suas emoções e sentimentos.
Apesar de todo o material e referencial teórico que aborda a questão, através desta pesquisa tenho a sublime intenção de contribuir com os educadores da área de pedagogia e com as instituições de educação infantil e das series iniciais; do ensino fundamental, e nas escolas dominicais por todo pais instaladas nas igrejas evangélicas. Ressalte-se ainda, que é extremamente importante levar a conhecimento dos pais a importância do ATO AFETIVO na formação da personalidade da criança, fazendo com que os mesmos contribuam para tal formação.
Este artigo tem por objetivo discutir a importância da PEDAGOGIA AFETIVA práxis pedagógica, além de reconhecer relações afetivas que ocorrem na classe professor alunos e o papel das emoções e da família no processo ensino-aprendizagem.
Pretende-se enfatizar ainda o quanto é necessário que a escola tenha uma pedagogia mais AFETIVA do que TEÓRICA nas séries iniciais do ensino fundamental, haja vista que para este assunto não é necessário uma hora aula especifica, mas a mesma tem que estar presente no cotidiano escolar e na vida do professor que poderá ser abordado a todo o momento. A afetividade é importante para que o professor consiga sucesso em seu trabalho, e os alunos tenha alegria em aprender.


BRITO, Mauricio Ferreira. Psicopedagogia Afetiva: Contribuição para aprendizagem nas series iniciais do ensino fundamental. 2007, 61 folhas. Trabalho Conclusão de Curso de especialização – Sistema de Ensino a Distancia, Faculdade Integrada de Jacarepaguá, Jaru, 2007.

0 comentários:

Postar um comentário

Todo comentário deve seguir os critérios: estar relacionado ao assunto, ter identificação do comentarista e mesmo assim passa pelo nosso crivo daí decidiremos se devem ser publicados ou não.