segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

A VERDADEIRA TEOLOGIA

A VERDADEIRA TEOLOGIA
1.A VERDADEIRA TEOLOGIA TEM QUE SER BIBLICA.
A verdadeira teologia, a teologia dita “ortodoxa” (palavra grega que significa “de opinião correta”, “doutrina correta”) é, antes de mais nada, um estudo racional, ordenado e organizado que parte da revelação divina, ou seja, que tem seu ponto de partida na Bíblia Sagrada. Um estudo teológico consistente não questiona a Bíblia, não procura julgá-la, censurá-la ou autenticá-la, como se o homem pudesse se fazer juiz de Deus, mas, sim, entendê-la em toda a sua profundidade; essa é a verdadeira teologia, e não essa falsa teologia que os liberais andam pregando por seus seminários que são mais formação de mente cauterizada.

2. SE A TEOLOGIA NÃO FOR BIBLICA NÃO É TEOLOGIA.
A verdadeira teologia, diante de aparentes contradições, de textos difíceis de entender (cf. II Pe.3:16), esclarece o povo de Deus, ordenando, sistematizando e entendendo os devidos pensamentos. A verdadeira teologia, como parte das Escrituras Sagradas, não deixa de reconhecer que a Bíblia Sagrada é inerrante, ou seja, não apresenta erros nem contradições, pois é a Palavra de Deus. A verdadeira teologia, em momento algum, questiona a origem divina das Escrituras. A Bíblia é a Palavra de Deus e os homens que a escreveram, fizeram-no por intermédio da inspiração do Espírito Santo (II Pe.1.21).

3. A CIENCIA E A FILOSOFIA.
A verdadeira teologia não pode temer as ciências e a filosofia; A verdadeira teologia não se opõe à ciência, converge com ela. Quem se opõe à verdadeira teologia não é a ciência, mas a falsa ciência (I Tm.6.20). A verdadeira teologia não se opõe à filosofia, mas sim as vás filosofias, que não são firmadas na verdade, é que são opostas à verdadeira teologia (Cl.3.8).

4. TEOLOGIA QUE DESTRÓI A FÉ NÃO É TEOLOGIA.
Nao quero estudar uma teologia para destruição da fé, quero sim uma teologia que fortifica mais a minha fé; as supostas teologias distruidoras que elas fiquem bem longe de mim. portanto, teologia que destroi a fé não é uma verdadeira teologia; é sempre melhor ficar com a BIBLIA.  

0 comentários:

Postar um comentário

Todo comentário deve seguir os critérios: estar relacionado ao assunto, ter identificação do comentarista e mesmo assim passa pelo nosso crivo daí decidiremos se devem ser publicados ou não.