sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

SUBSIDIO DA LIÇÃO 04


SUBSÍDIO DA LIÇÃO 04 – 23 JANEIRO 2011

 TEMA: O PODER IRRESISTÍVEL DA COMUNHÃO

1. O QUE É COMUNHÃO?
Comunhão é ter tudo em comum; ou seja, oração, meditação, serviço social etc.; “no partir do pão e nas orações” resume tudo o que é comunhão.
A – a Comunhão faz a igreja ser um organismo vivo.


B – Comunhão é ser unido por um vínculo comum.


C – Comunhão é ter um olhar de piedade para com os irmãos e a comunidade em geral.


D – Comunhão é repartir com os que não possuem.


E – Comunhão é abrir as portas para os necessitados.
At.2.42 E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.
At.2.43 Em cada alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos.
At.2.44 Todos os que criam estavam juntos e tinham tudo em comum.
At.2.45 Vendiam suas propriedades e fazendas e repartiam com todos, segundo cada um tinha necessidade.
At.2.46 E, perseverando unânimes todos os dias no templo e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração,
At.2.47 louvando a Deus e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar.
F – Comunhão é socorrer os necessitados.

2. A UNIDADE DA IGREJA
A igreja de Cristo precisa mais do que nunca em sua historia esta unida como nos dias hodiernos, os levantes contra a igreja vem de varias áreas, entre elas destacam:
A – As vãs filosofias e as sutilezas
B – A Falsa ciência
C – E as falsas teologias.
Os leitores desse blog, poderão ler meu artigo sobre a ciência a bíblia e a filosofia irão encontrar argumentos sólidos para superar os ataques contra a fé cristã.
A igreja tem muitos membros de diversas culturas, mas sempre tem um objetivo comum, estar unidos em prol de Cristo
1Co.12.12  Porque, assim como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também.

Nos últimos anos tem surgido muito entre a igreja as dissensões, os rachas, as famosas divisões; porém, sempre é bom salientar que isso é fruto de uma mente carnal desprovida de Deus, e também como resultado de muitas insatisfações decorridas no processo administrativo. 

É da vontade de Deus que a igreja permaneça unida, com um só objetivo ganhar almas para o reino. O que Jesus mas quer é que a igreja se mantenha unida, em sua oração sacerdotal  Jesus refere-se a unidade.
Jo.17.11 E eu já não estou mais no mundo; mas eles estão no mundo, e eu vou para ti. Pai santo, guarda em teu nome aqueles que me deste, para que sejam um, assim como nós.

2.1. As Divisões na Igreja.
Lamentavelmente as divisões têm surgido com mais freqüências nos dias hodiernos; e lamento que essas divisões têm partido de lideres; o que tem partido o corpo de Cristo. Mas sempre é bom refletir o que tem motivado essas divisões? O que de fato tem deixado muito prejuízo para a igreja.

3.CARACTERISTICA DA UNIDADE
A igreja precisa possuir uma unidade doutrinária, não pode haver harmonia se a doutrina bíblica “a doutrina dos apóstolos” é a mesma doutrina de Cristo; com o avanço cultural persebem-se nos dias atuais que muitos estão mudando as doutrinas bíblicas e adaptando aos costumes dos pagãos, portanto, quando se fala doutrina dos apóstolos refere-se as doutrinas de Cristo; hoje muitos lideres querem impor as suas doutrinas e os seus costumes e como resultado surgem as divisões; conseqüentemente surgem as HERESIAIS e as APOSTASIAS.
A -  Heresias são distorções e conceitos errônea ensinados.
B – Seitas são grupos unidos em torno de uma interpretação errônea da bíblia.

3.1. Três tipos básicos de doutrinas
Basicamente existem três tipos de doutrinas, quais são elas:
A –Doutrina de Deus (At. 13.12; Tt. 2.10)
B – Doutrina de Homens (Mt. 15.9; Cl. 2.22)
C – Doutrina de Demônio (1Tm. 4.1)  

3.2. Outras Doutrinas
Existem ainda outras doutrinas muito perniciosas a fé Cristã, que na verdade são destruidoras entre elas destacamos:

A - A Doutrina de Jezabel (Ap.2.20)
Que atua na área do incentivo a prostituição, idolatria e da falsa profecia. Nessa doutrina age o espírito da mentira, como forma de engano.

B – Doutrina de Balaão (Ap. 2.14)
Essa doutrina atua levando a falsidade religiosa
Levando as pessoas ao liberalismo (jd.11) 2Pe.2.15)
Ao mundo gospel. O profeta mercenário que procura explorar a igreja (Nm. 25.3-9)

C – Doutrina de Absalão (2Sm 15.1-6)
Essa doutrina trás ensinamentos inerente a traição
Causa a divisão na igreja; Lisonja, Mentira, Falsidade

D – Doutrina de Caim (Gn. 4.1-26)
Doutrina da falta de amor, inveja e do ódio.

E – Doutrina de Coré (Nm.16)
É as doutrinas das contradições, da oposição na igreja fatalista e cega. Promovem as rebeliões no ministério.

4. RESULTADO DA COMUNHÃO
São muitos os resultados práticos para quem mantém uma vida de comunhão com Deus. Os quais vejamos os principais:

A – Santo Temor de Deus:
Ter temor de Deus não é o mesmo que ter medo de Deus; é sim, ter medo de pecar contra Deus. “em cada alma havia temor” alma aqui é referente a pessoa humana. Temer a Deus é submeter as doutrinas de Deus.

B – Milagres
“sinais e maravilhas” sinais e maravilhas são duas coisas distintas; sinais esta relacionados às curas paulatinas e outros eventos desta natureza, já a maravilha é a intervenção nas leis da natureza; portanto, a comunhão resulta em milagres e maravilhas.

C – Práticas Filantrópicas
A igreja que de fato possuem a comunhão não permitira que seus membros passem por necessidade estrema; mas, parece que o que esta acontecendo nos dias atuais é inverso; igreja acumulando riquezas e mais riquezas, e muitos membros ficando cada vez mais pobres. O que deve ser feito é a descentralização dos recursos da igreja, e no orçamento distribuírem de acordo com as prioridades; e entre as prioridades estão as filantrópicas.

D – Evangelização
Só há crescimento se houver evangelização, e só há evangelização se houver mover do Espírito num sentimento profundo de comunhão entre os santos; “todos os dias acrescentava á igreja o Senhor” isso fala de evangelização, a igreja precisa crescer em todos os sentido, mas, principalmente em dois verticalmente e horizontalmente, ou seja, crescimento horizontal fala de crescimento em numero de membro; crescimento vertical fala de crescimento em qualidade; portanto o crescimento da igreja deve ser qualitativo e quantitativo.

E – Adoração
A igreja de Cristo deve preservar o espírito de Adoração; não pode haver formalismo na igreja, mas adoração verdadeira que mova o interior das pessoas, a igreja não é agencia de injustiça, mas, que pratica a justiça; não deveria haver injustiça dentro da igreja, mas, sempre há e sito tem atrapalhado muito a adoração verdadeira; existem pessoas que foram convidadas para cooperar na igreja e derrepente são abandonadas, humilhadas, desprezadas e tratadas como se fossem criminosas; lamentavelmente.      

0 comentários:

Postar um comentário

Todo comentário deve seguir os critérios: estar relacionado ao assunto, ter identificação do comentarista e mesmo assim passa pelo nosso crivo daí decidiremos se devem ser publicados ou não.