sexta-feira, 12 de novembro de 2010

SUBSÍDIO DA LIÇÃO 07 DE 17 DE NOVEMBRO DE 2010.

Subsídio da Lição 07 de 14 de novembro de 2010


ORAÇÃO COLETIVA DA IGREJA EA AÇÃO DO ESPIRITO SANTO.

1. PILARES DE SUSTENTAÇÃO DA IGREJA PRIMITIVA.
At. 2.42 “E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações”

Ao voltamos os nossos sentidos ao passado primitivo da igreja cristã; iremos perceber uma igreja bem diferente da igreja dos moldes que temos hoje. A igreja hodierna esta paulatinamente distanciando dos seus papeis idéias deixado pelos apóstolos, e que a igreja atual precisa urgentemente voltar a esses princípios, que são fundamentos para o crescimento fortalecimento da igreja:

1.1. A Doutrina dos Apóstolos:
A doutrina dos apóstolos é sem dúvida a doutrina ensinada pelo Senhor Jesus Cristo.

1.2. A Comunhão Entre os Irmãos:
Havia na igreja primitiva muita comunhão entre os irmãos; diferentemente de hoje. Espírito Santo produz alegria, ou seja, Espírito Santo e alegria são inseparáveis. Sem a presença maciça do Espírito Santo inexiste comunhão.

1.3. Partir do Pão: Ações Sociais Desenvolvidas pela Igreja.
Atualmente percebe-se que a filantropia é muito fraca na maioria das igrejas; Igreja sem a prática filantrópica não é igreja, apenas uma sociedade, a Igreja precisa urgente ter ações desenvolvidas no campo das ações sociais.

1.4. Orações Coletivas na Igreja.
Hoje as reuniões das igrejas são mais para contar historia do que par orar; é mais um encontro de lazer do que para buscar a Deus em oração. A Pouco tempo participei de uma determinada noite de vigília, onde se orava 20 minutos de joelhos e 3horas cantavam musicas que eles chamavam de hino, com as letras todas desvirtuada; isso é simplesmente lamentável. As orações estão muito pouco na coletividade da igreja.
A - Oração Coletiva: É aquela oração que se faz no âmbito da igreja com os irmãos congregacionalmente, não se vê isso mais;
B – Oração Individual: É aquela que o individuo entra em seu quarto fecha a porta e em secreto ora a Deus.

2. OBSTÁCULO A ORAÇÃO
Porque muitas orações não são respondidas? Devido os obstáculos! Parece que se tornou comum os obstáculo que impedem as orações de muita gente, principalmente os pentecostais, entre outros obstáculos podemos citar alguns: 
2.1. Pecado Alojado no coração.
Sl. 66.18 diz “Se eu atender a iniqüidade no meu coração, o Senhor não me ouvirá”
A -  Iniqüidade: Iniqüidade é todo tipo de pecado.
B – Atender: No texto bíblico aparece atender que significa aceitar, portanto, se eu aceitar o pecado no meu coração o Senhor não irá me responder.
C – Coração: Coração nesta passagem bíblica não é a massa de carne que bombeia o sangue no corpo, mas sim o âmago da alma; é a alma que decide se aceita o pecado ou rejeita, o cristão tem que se esforçar muito para rejeitar o pecado para que este não entra em seu corpo e as suas orações não serão respondidas.
O Cristão hodiernos deve sempre ter consciência se permitir que o pecado entre e domine o seu coração, as suas orações nuca serão respondidas.  

2.2. A Falta de Perdão.
A falta de perdão além de trazer conseqüências espirituais traz também problemas de ordem emocionais. Conheço um pastor de uma grande igreja que diz que perdoa alguém, mas nunca esquece o erro que o individuo fez; te perdou mas, pra mim não serve mais, isso não é perdão, é simplesmente hipocrisia. Pessoas que agem dessa maneira as suas orações são as mais formalistas que existem, Jesus disse: “E, quando estiverdes orando, pedoai, se tendes alguma coisa contra alguém, para que o vosso pai, que esta nos céus, vos perdoe as vossas ofensas” cf. Mt. 11.25
- Existe pessoa e até mesmo obreiro, pastores que tem uma dificuldade imensa de perdoar, mas é bom saber que o sucesso de uma pessoa no mundo espiritual depende da oração, e o sucesso de uma vida de oração esta no perdão.  Oração que não apresenta condições propicia para perdoar não é oração é simplesmente ritual religioso; hoje se vê muito ritual religioso na igreja, mas oração de verdade se vê pouco.
- Deus não escuta arrogante, iracundo, pessoa cheia de ódio, invejoso caluniador, mentiroso, fofoqueiro a oração setes podem até ser bonita, eloqüente, mas esta longe de Deus responde-las.  Fofoqueiro, mentiroso e caluniador é o que mais tem hoje nos dias hodiernos, eu mesmo já fui vitima desses elementos; mas com muita oração podemos superar.
2.3. Estar Fora da Vontade de Deus.
Na primeira epistola de João 5.14 escrito esta; “E esta é a confiança que temos Nele, que, se pedimos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve”
Um dos maiores obstáculos a oração é o individuo orar fora da direção de Deus, e segundo é o individuo estar fora da direção de Deus;
A - Deus ouve as nossas orações segundo a sua vontade: E para que Deus possa ouvir e responder as nossas orações nós devemos estar dentro da vontade de Deus. Muitos cristãos oram muito, mas pedem algo que esta fora da vontade de Deus. Antes de orar o cristão deve refletir se aquilo que ele ira pedir esta dentro do plano de Deus para a sua vida. Paulo complementa em Romanos 12.2E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus”
Não basta fazer a vontade de Deus, é preciso estar dentro da vontade de Deus.

3. O CRISTÃO E A SUA VIDA DE ORAÇÃO.
Falar de oração é muito fácil, difícil é viver e ter uma vida de oração. O cristão precisa é urgente ter uma vida de oração senão ele não será cristão. Os dois lados da vida do cristão:
A – Cristão que Ora: A oração aproxima o individuo de Deus; quando a pessoa tem uma vida de oração ele olha para os seus próprios defeitos e dia após dia começa uma vida de restauração e aproximação do sagrado. Orar é entender que não conseguimos viver sem Deus. Atos 17.28
Porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos; como também alguns dos vossos poetas disseram: Pois somos também sua geração.

B – Cristão que não ora: Aqueles que não ora, ou não tem a pratica da oração em suas vidas estão vulneráveis ao fracasso; quando se deixa de orar individuo começa a olhar os defeitos dos outros, e começa a distanciar de Deus. O Cristão que não ora ignora as bênçãos celestiais. “O Cristão que não ora a Deus, por sua omissão esta como que a rogar a Satanás”(Raimundo de Oliveira)

4. O ESPIRITO SANTO NA VIDA CRENTE
O Cristão precisa ser cheio do Espírito Santo de forma constante, porque o Espírito Santo quer trabalhar de diversas maneiras na vida do individuo.
4.1. O Espirito Santo Nos Guia Em Toda Verdade.

Jo 16.13 Mas, quando vier aquele Espírito da verdade, ele vos guiará em toda a verdade, porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará o que há de vir.

Rm 8.14 Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus.

At 16.6 E, passando pela Frígia e pela província da Galácia, foram impedidos pelo Espírito Santo de anunciar a palavra na Ásia.

At.16.7 E, quando chegaram a Mísia, intentavam ir para Bitínia, mas o Espírito de Jesus não lho permitiu.

At. 8.29 E disse o Espírito a Filipe: Chega-te e ajunta-te a esse carro.
At.8.30 E, correndo Filipe, ouviu que lia o profeta Isaías e disse: Entendes tu o que lês?

4.2. O Espirito Santo é O Nosso Professor, e  Nos Faz Lembrar
Jo. 14.26 Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito. Cf. 1Co.2.13

4.3. O Espirito Santo Intercede Por Nós

Rm 8.26  E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.

Rm 27 E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos.

-         Ele Nos Assiste nas Fraquezas
-         Ele Nos Ajuda nas Orações
Cf. At. 4.23-24; Ef. 6.18

4.4. Ele Avisa O Crente Contra A Apostasia, O Espirito Enganador
1Tm. 4.1  Mas o Espírito expressamente diz que, nos últimos tempos, apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores e a doutrinas de demônios,

O Espírito Santo revelou explicitamente que haverá, nos últimos tempos, uma rebeldia organizada contra a fé pessoal em Jesus Cristo

1º - Aparecerão na igreja pastores de grande capacidade e poderosamente ungidos por Deus. Alguns realizarão grandes coisas por Deus, e pregarão a verdade do evangelho de modo eficaz, mas se afastarão da fé e paulatinamente se voltarão para espíritos enganadores e falsas doutrinas.

2º - Muitos crentes se desviarão da fé porque deixarão de amar a verdade cf. 2Ts
2.10 e de resistir às tendências pecaminosas dos últimos dias cf. Mt 24.5,10-12
Por isso, o evangelho liberal dos ministros e educadores modernistas encontrará pouca resistência em muitas igrejas cf. 2Tm 3.5; 4.3; 2 Co 11.13

3º - A popularidade dos ensinos antibíblicos vem sobretudo pela ação de Satanás, conduzindo suas hostes numa oposição cerrada à obra de Deus.

4º- A proteção do crente contra tais enganos e ilusões consiste na lealdade total a
Deus e à sua Palavra inspirada.

4.5. Ele Nos Ajuda Na Adoração
Jo. 4.23 Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai nem espírito e em verdade, porque o Pai procura a tais que assim o adorem.
Jo.4.24 Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. cf. At. 10.46 Fp. 3.3

4.5. Ele Consola o Crente nos Momentos Difíceis
Jo. 14.16 E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre,
Jo.16.17 o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; mas
vós o conheceis, porque habita convosco e estará em vós. cf. At. 9.31
Autor do texto 
Pastor Mauricio Brito. Fone Para contatos 92244161 - Se você deseja uma palestra sobre escola dominical em sua Igreja Podem entrar em contato pelos fones. 92244161 - 3521-3070 ferreirabrito.mauricio@gmail.com

0 comentários:

Postar um comentário

Todo comentário deve seguir os critérios: estar relacionado ao assunto, ter identificação do comentarista e mesmo assim passa pelo nosso crivo daí decidiremos se devem ser publicados ou não.