quinta-feira, 4 de novembro de 2010

SUBSÍDIO DA LIÇÃO 06 DIA 07 11 2010


Subsídio da Lição 06 de 07 de novembro de 2010



A IMPORTÂNCIA DA ORAÇÃO NA VIDA DO CRISTÃO

1. OARAÇÃO É A COMUICAÇÃO COM DEUS.
Deus pai celestial tem muitas maneiras de falar com os seres humanos; a palavra de Deus diz isto; cf. Hb.1.1 Havendo Deus, antigamente, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos, nestes últimos dias, pelo Filho, portanto, Deus fala de muitas maneira e o texto sacro diz que Ele fala muitas vezes.

A – Deus fala muitas vezes: É da vontade de Deus sempre estar falando com o homem; o ser humano ao não entender a vontade de Deus; por esta e outras razões é que Deus esta sempre falando.

B – Deus fala de muitas maneiras: Deus não é estático em sua maneira de falar, Ele fala de diversas maneira, até que se torna clara aquilo que Ele quer nos comunicar.

2. NÓS SÓ TEMOS UMA MANEIRA DE COMUNICAR-SE COM DEUS.
Vimos no texto acima que Deus tem muitas maneiras de comunicar com os seres humanos; mas, nós pobres mortais que somos só temos uma maneira de comunicar com Deus; que é sem dúvida a oração; não existem outra maneira do ser humano comunicar com Deus a não ser através da oração. 1Sm.23.1 E foi anunciado a Davi, dizendo: Eis que os filisteus pelejam contra Queila e saqueiam as eiras. 1Sm.23.2 E consultou Davi ao SENHOR, dizendo: Irei eu e ferirei estes filisteus? E disse o SENHOR a Davi: Vai, e ferirás os filisteus, e livrarás Queila.

A – Consultou Davi ao Senhor: Isto é, orou Davi ao Senhor, foi a maneira pela qual Davi se dispunha para buscar orientação em  Deus mediante aquele grande ataque de guerrilha; neste particular vejam a importância da oração fervorosa a Deus.

B – Deus Responde a Oração de Davi: Se por um lado é muito importante orar, porque é na verdade a única maneira de nós nos relacionar-mos com Deus; por outro lado é preciso que esta oração tenha resposta; “Deus respondeu a oração de Davi”

C – O segredo da oração esta na resposta: Existem pessoas que oram anos, entra ano e sai ano orando, isto é bom, mas, o mais importante é saber que Deus esta respondendo a sua oração; ter uma vida toda de oração, mas não ter resposta desta oração parece no meu entender que a oração ficou incompleta. Se você não esta tendo resposta em suas orações é preciso rever os seus métodos de oração, ou a sua pratica; ou é preciso fazer uma reflexão profunda para detectar o que esta acontecendo que Deus não lhes esta respondendo as suas orações.

3. ORAÇÃO OU REZA.
A oração no meio da sociedade cristã esta tão banalizada que parece mais um aglomerado de palavras decoradas sem inspiração do que propriamente dita; existem tanta oração hipócrita que já sabemos com  antecedência ao seu fim; são apenas palavras fingidas e sem sentimento.
A – Oração sem unção:  oração sem unção é insípida, sem sabor, e sem graça; é como alimento sem sal;

B – Oração sem endereço: São as orações hipócritas, formalista que parece mais um emaranhado de palavras previamente decoradas do que oração. Oração precisa ter endereço, o céu é o endereço da oração do cristão.

C – Oração Abominável: Pv.28.9 O que desvia os seus ouvidos de ouvir a lei, até a sua oração será abominável. Muitas pessoas por falta de conhecimento bíblico deixa pessoas desconhecida orar por elas e até com imposição de mãos; não sabendo ela que aquela pessoa esta debaixo da maldição; porque esta debaixo da maldição? Porque não deu ouvidos a lei do Senhor; são na verdade desviados do evangelho com o nome de cristão. Oração do desviado é abominável; portanto, não deixe pessoas estranha, desconhecida orar por você não; se você estiver precisando de oração chame os presbítero de sua igreja; chame os pastores e os obreiros de sua igreja para orar por você; chame um obreiro que você conhece de sua confiança e ele orara por você; e a oração terá validade em sua vida.

D – Oração do desviado é abominável: Aqueles que oram a Deus sem terem qualquer propósito sincero de lhe obedecer segundo a sua Palavra, Deus não responderá
suas orações. Quem compromete sua dedicação ao Senhor, freqüentando locais de prazeres pecaminosos também não terá resposta de suas orações (cf. 15.29; Sl 66.18; Is 59.2; ver o estudo A ORAÇÃO EFICAZ). Orar sem amor à Palavra de Deus é hipocrisia e insulto diante do Senhor (ver 1 Jo 3.22) (Fonte: BEPDIGITAL)

4. O QUE É ORAÇÃO?
- Oração não é formula pronta, copiada da internet, ou escrita em algum manual de intercessão.
- Oração não é camuflar por detrás de uma falsa santidade, e apresentar uma enxurrada de gritaria sem sentido na ora do culto.
- Oração não é repetição de palavras previamente elaborada, com intenção de agradar alguém.
- Oração não é algo decorado, ou copiado de alguém.
A – Oração é:
- Fruto da Espontaneidade
- É ser grato a Deus, não pelos benefícios que recebemos Dele, mas, pela existência Dele.
- É invocar a Deus com a alma contrita e quebrantada.
- É o exercício da fé cristã.
- É chegar com confiança ao trono da graça.
- Oração é a inspiração da alma grata a Deus

CONCLUSÃO
Concluo com a Epistola aos Hebreus 4.14-16, palavras que nos conforta em todas as nossas orações; Queridos irmãos e amigos leitores deste humilde blog cheguemos a Deus em Oração porque temos um sumo sacerdote capaz de nos ajudar.  
“Visto que temos um grande sumo sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou nos céus, retenhamos firmemente a nossa confissão. Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno

0 comentários:

Postar um comentário

Todo comentário deve seguir os critérios: estar relacionado ao assunto, ter identificação do comentarista e mesmo assim passa pelo nosso crivo daí decidiremos se devem ser publicados ou não.