terça-feira, 18 de maio de 2010

A FAMILIA FOI ARQUITETADA POR DEUS

Família; O que é?





















A família é a mais importante instituição social estabelecida por Deus, sendo ela mesmo a base de todas as outras. A destruição, inversão de valores, deturpação, descaracterização e a desmoralização da família, implica diretamente num profundo caos, produzindo os mais terríveis danos à humanidade, quer sejam de ordem moral, espiritual, econômica, fraternal e social.

A preservação da família, depende diretamente da obediência aos princípios estabelecidos por Deus em sua palavra. Negligencia a Bíblia é voltar-se contra o Criador e trabalhar para a destruição das coisas que Ele criou, definidas pelo escritor sagrado como muito boas “E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; e foi a tarde e a manhã: o dia sexto.”

Segundo o Dicionário Aurélio de Língua Portuguesa. Família é toda pessoa do mesmo sangue; descendência.

Segundo o dicionário de Houaiss, o vocábulo “família” pode significar, num sentido mais restrito “grupo social básico, formado por pai, mãe e filhos”, num sentido mais abrangente “pessoas ligadas entre si pelo casamento ou qualquer parentesco”, e ainda num sentido geral “grupo de seres ou coisas com características comuns”.

No hebraico bíblico, o termo para família é mispahah, que significa “família, clã”, isto é, todos os integrantes de um grupo que estavam relacionados por sangue e que ainda sentiam um senso de consangüinidade, parentesco.
No grego do Novo testamento, temos a palavra oikos, que pode significar “habitação, casa, lar ou família (I Tm 5.4) e patria, que primeiramente significa “ascendência, linhagem, tribo (Lc 2.4, At 3.25, Ef 3.15).
A palavra “família” é de origem latina (família ae), e é usada para definir um vínculo doméstico, íntimo.
 A família é composta de pai, mãe e filhos, na regra geral toda família tem alguma dificuldade. Não pretendo escandalizar ou confundir o atento leitor mais convido a fazer uma cuidadosa analise das dificuldades familiares que enfrentou Abraão e os seus descendentes. Abrindo mão do vislumbre da sua conduta patriarcal e como o pai da fé, respeitosamente exploraremos o lado humano e frágil dessa família, e a herança ruim que se arrastou sobre as suas gerações.

Tal qual as famílias hodiernas, dois fantasmas assombraram a família do patriarca.

Primeiro a mentira que passou de pai para filho e assim sucessivamente. Abraão mentiu por duas vezes ao negar que sara era sua esposa, (Gn 12.13 e 20.2). Seguindo o exemplo do Pai mais tarde Isaque mentiu negando que rebeca era sua esposa (Gn 26.7). Lançando mão da mesma prática mais tarde Jacó também mente, enganando o próprio pai (Gn 27. 18-24) de semelhante modo Jacó foi enganado pelos seus filhos, quando lhe mentiram a cerca da morte de José (Gn 37. 31-34).

O outro fantasma é claro que isso no modo de dizer, que atormentou a família do patriarca e atormenta famílias até hoje. É a parcialidade no amar os filhos. “Filhos prediletos outros rejeitados”.

Abraão amou mais a Isaque do que a Ismael ao ponto de expulsa-lo de casa (Gn 21.14). Isaque amou mais a Esaú do que a Jacó ao passo que rebeca sua esposa amava mais Jacó que Esaú (Gn 27.1-10), Jacó por sua vez amava mais a José do que os outros ao ponto de fazer-lhe uma túnica diferenciada (Gn 37.3), isso causou a essa Família grandes problemas e conflitos por conta do ciúme e da concorrência, porém, Deus que é amoroso e misericordioso não levou em conta essas fraquezas, pois encontrou no coração desses homens arrependimento e os perdoou e abençoou-lhes.

É... Talvez caro leitor, você esteja enfrentando os mesmos problemas com a sua família quero lhe dizer que nem tudo está perdido, Deus tem para sua família a solução.

Agora te darei a receita para vencer esses dois (Problemas) fantasmas.
1º Ao cumprir o que está escrito em Zacarias 8.16, “Estas são as coisas que deveis fazer: Falai a verdade cada um com o seu próximo; executai juízo de verdade e de paz nas vossas portas” e o que escreve o Apostolo Paulo em Efésios 4.25, “Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros”. O espírito de mentira da o lugar a verdade e a verdade liberta (João 8.32).
2º Ao cumprir o que disse Jesus em Jo 13.34-35 “Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis; nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros”. A barreira da parcialidade é quebrada e o amor de Deus inunda os corações.
Portanto meus Amados se seguires a Deus de todo teu coração, e se desvencilhares desses maus hábitos, Deus o Deus dos céus abençoara tu e a tua família de Geração a Geração.


COLABORAÇÃO
Pr. Ary Paulo da Silva
Presidente da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Vilhena/RO;
Vice-Presidente das Assembleias de Deus da 5º Região (Cone-Sul)

0 comentários:

Postar um comentário

Todo comentário deve seguir os critérios: estar relacionado ao assunto, ter identificação do comentarista e mesmo assim passa pelo nosso crivo daí decidiremos se devem ser publicados ou não.