sexta-feira, 2 de abril de 2010

PEDAGOGIA DA ESPERANÇA

PEDAGOGIA DA ESPERANÇA

Introdução

Senhores professores, esta primeira aula das lições bíblica CPAD, jovens e adultos segundo trimestre 2010, trata-se da pedagogia da esperança, cuja o comentarista é um piedoso e o nobre companheiro e profeta de Deus Pr. Claudionor de Andrade, teólogo respeitado.

1. Jeremias, o profeta da Esperança.

No auge da crise em Israel surge o profeta Jeremias, trazendo em seu bojo uma pedagogia da esperança; para libertação dos oprimidos. Ele não nasceu em berço de ouro, era um profeta pobre, não possuía recursos financeiros; por ser pobre não foi levado para Babilônia, e por ser analfabeto, foi dispensado pela tropa de Nabucodonosor; assim sendo permaneceu em Judá; seus companheiros Daniel, Ezequiel e outros sábios foram para Babilônia.

É provável, ninguém podem afirmar que Jeremias viveu entre os anos 620 a 586 a.C. vindo da região próxima de Jerusalém chamada de ANATOTE; afirmam alguns teólogos por ter algum deficiência não pode exercer o ministérios sacerdotal; outros já dizem que Deus o tinha determinado para ele ser PROFETA e não sacerdote; a Bíblia afirma que Deus o chamou dentro do ventre da mãe e deu pro profeta as nações; por esta razão bíblica, ele é chamado de profeta da ESPERANÇA.

A – Profeta de Anatote

Precisamos de profeta de Anatote; vivemos em meio uma sociedade secularizada e materialista onde as influencias malignas estão afetando a igreja; a uma decadência moral e espiritual, tempos de apostasias e esfriamento na fé jamais vista na historia da humanidade.

Precisamos de profeta que cumpra com precisão a missão entregue por Cristo; evangelizar;

Precisamos de profeta que fala a linguagem divina doa em quem doer.

Precisamos de profeta que seja homem de Deus e não homem do povo.

Precisamos de profeta que pregue aquilo que o provo precisa ouvir, e não aquilo que eles querem ouvir.

Precisamos de profeta que tenha coragem de expor o câncer que afeta o mundo gospel.

Precisamos de profeta que denuncia o pecado, mas, que tenha misericórdia do pecador.

Precisamos de profeta que confronta os empresários de IGREJA; que tratam as coisas santas como propriedade sua.

Precisamos de profeta denuncia duramente aqueles que vendem as igrejas aos políticos; prometem quantidades votos etc.

Precisamos de profeta que pregam a esperança, a santidade, a pureza e a fidelidade a Deus em meio uma geral corrompida.

Precisamos de profeta que não negocia os dons espirituais; mas, que profetiza segundo a vontade de Deus.

2 A Vocação do Profeta.

Vocação é o Que? A vocação é aquilo que é inato, isto é, que nasce com o individuo; essa vocação que chamamos também de tendência, portanto, o individuo herda tendencia. Essa tendência precisa ser DESENVOLVIDA. O profeta Jeremias desenvolveu a sua vocação profética, de duas maneira a primeira trata-se do desenvolvimento com o meio social que ele estava inserido, a segunda com as escolas de profetas tradicionais; Jeremais a partir das duas situações propôs o desenvolvimento do seu ministério profético em Judá, Jerusalém. Portanto, o cristão precisa desenvolver a vocação a aptidão natural a qual ele nasce; lembrano que a vocação é sempre desenvolvida com as oportunidades e trabalhos, escola e meio social que o individuo esta inserido. Detalhes que impede o profeta desenvolver as suas habilidades:

A – Ciúme:

O ciumento não consegue ver bem o irmão que desenvolve um bom trabalho, ele sempre prefere trabalhar com alguém que ele mesmo o considere inferior.

O ciumento não consegue dar oportunidades há um determinado irmão mesmo sabendo que este tem habilidades para desenvolver certo trabalho na igreja.

Percebe-se que Jeremias foi vocacionado no ventre, cf. Jr. 1.5; o Senhor o conheceu, santificou com o sentido de separação e deus as nações por profeta; portanto, Deus não é ciumento; se fossem ele teria matado Jeremias no ninho.

B – A Incapacidade Perante aos Olhos Humanos.

Geralmente o ser humano possuído de inveja não consegue enxergar, ver a capacidade dos outros. No caso de Jeremias ele mesmo viu a sua fragilidade como profeta, “sou uma criança” isto fala da pequenês de Jeremias diante de um Deus grandioso; se não sei falar não poderei ser mensageiro de Jeová? É preciso entender que a chamada para o ministério vem de Deus, porém, que chama capacita, as pessoas as vezes não acreditam, na verdade quem não acredita são os incrédulos; mas Paulo reforça dizendo que “ é por Cristo, que temos tal confiança em Deus; que não sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos, mas a nossa capacidade vem de Deus. 2Co.3.4-5. Os olhos humano não enxerga você, não vê capacidade em você, mas Deus os vê como precioso e profeta Dele; pois, é Deus que põe as palavra na boca do profeta, cf. Jr.1.9. é Deus que os capacitas.

3. O Estado Civil do Profeta.

Casar, ou não casar, eis ai a questão? O celibato é só para quem possui dons especiais. A ordenação para o casamento foi estabelecida desde o principio da criação; porém, existem os casos especiais que Deus exigem que o individuo permaneça solteiro, Jeremias é um caso especial que fugiu a lógica estabelecida pelo próprio Deus, cf Jr.16.2-3. Jeremias é um caso especial, Deus então considerou o estado de solteiro, porém isso é uma exceção e não uma regra; porque o casamento é uma relação afetividade sexual entre macho e fêmea. O casamento envolve deixar pai e mão; unir-se a sua mulher, dois numa só carne; portanto o que Deus ajuntou não separe o homem. É provável conforme registra Jr.16.2-3 que o profeta em estudo era SOLTEIRO, porem, não é mandamento é opção; já o casamento tem propósito: companheirismo, procriação, e para evitar a promiscuidade.

4. O Caráter do profeta.

O caráter firme e forte levou o profeta a desagradar os ricos e tornou-se impopular; Jeremias era impopular e os nobres não gostavam de sua mensagem. Importa agradar a Deus e não aos homens; existem igreja contemporânea que não há espaço para profeta; esta faltando profeta de Deus nos púlpitos. Em Pv 10.9 diz que quem anda em sinceridade esta seguro.

A – Caráter:

Conjunto de qualidades e habilidades que se manifesta, por ser adquiridos ao longo dos tempos, que define a personalidade do individuo. O caráter de Jeremias se manifestou através dos seus valores morais, alem disso o seu caráter era fortalecido pela suas atitudes de fidelidade, honestidade, verdade, transparência, justiça, generosidade, gratidão tudo isso faz parte do caráter de Jeremias. As virtudes de Jeremias eram muito forte, pois este jamais negociou os seus princípios morais. Jeremias não era um homem que vivia cheio de engano querendo agradar a população não era obcecado por ibope, seu objetivo sempre era agradar a Deus, isso fazia parte de seu caráter.

B - Personalidade

Jeremias era filho de Hilquias, que é provável que foi sumo sacerdote nos dias de Josias, tudo indica que Hilquias era bisavó de Esdras, Esdras 7.ss. Vejamos alguma particularidade de Jeremias:

- Foi constituído profeta pelo Senhor antes do seu nascimento. Jr. 1.5

- Viveu solteiro, Deus o proibiu de contrair matrimonio; se você quer saber porque pergunte a Deus!! Jr. 16.2-3

- Ele ministro provavelmente 40 anos em Jerusalém.

- eram um homem profundamente sensível e compassível;

- era impopular e desprezado, porem, tornou herói dos judeus que voltara do cativeiro.

Conclusão

As profecias de Jeremias em sua maioria eram condenatória, porém ele também tinha mensagem gloriosa de esperança para o povo, portanto percebe-se nos trechos de Jr. 3.16-18; 12,14-15; 23.3-8; 30.33.


Mauricio Brito, é Pastor, Teólogo, pedagogo, psicopedagogo, professor universitário nas cadeiras de Antropologia e História geral; especialista em educação infantil; Relator do conselho de educação e cultura Religiosa da CEMADERON. Ministra nas áreas de família, Batalha espiritual, Cura Interior Antropologia e Escola dominical. Contato 69-35213070–92244161 ferreirabrito.mauricio@gmail.com

Jaru Estado de Rondônia CEP 78940-000




0 comentários:

Postar um comentário

Todo comentário deve seguir os critérios: estar relacionado ao assunto, ter identificação do comentarista e mesmo assim passa pelo nosso crivo daí decidiremos se devem ser publicados ou não.