As Escrituras registram que o nascimento de Jesus foi anunciado por um anjo aos pastores no campo como sendo uma “boa nova de grande alegria” (Lc 2.10).
O anjo
mensageiro da boa nova não é identificado no texto lucano. Porém pelo
contexto infere-se que seja Gabriel. Ele fora o portador de importantes
anúncios anteriores.
Ao sacerdote Zacarias, junto ao altar do incenso no Templo, Gabriel anunciara o nascimento de João Batista (Lc 1.11,19).
À Maria,
em Nazaré na Galiléia, Gabriel avisou que a Virgem daria à luz um filho
ao qual deveria por o nome de Jesus. (Lc 1.26, 31).
O anjo
também visitou a José. O noivo de Maria planejou deixá-la secretamente
(Mt 1.19). Para impedir a execução desta ideia o anjo (Gabriel ?)
apareceu a José em sonhos (Mt 1.20). O anjo explicou-lhe o plano divino e
ratificou que o nome do menino seria Jesus (Mt 1.20,21).
O nome do menino indicava a importância de seu nascimento. O nome hebraico é “Yehoshua” cuja transliteração para o grego é “Iesous” e em português “Jesus” que significa “Salvador”. As palavras do anjo a José foram literalmente: “Ele salvará o seu povo dos seus pecados” (Mt 1.21b).
Após
estes eventos, Gabriel anuncia aos pastores o nascimento do menino
Jesus (Lc 2.10,11). Nesta ocasião a mensagem é testemunhada por uma
milícia celestial que entoa: “Glória a Deus nas alturas, Paz na terra, boa vontade para com os homens” (Lc 2.14).
O coro angelical exultava de alegria pelo cumprimento das profecias messiânicas: “Na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor” (Lc 2.11).
Na mensagem o anjo
anuncia a tríade de títulos do menino que acabara de nascer em Belém:
“Salvador”, “Cristo” e “Senhor”. Tais referências são objeto de nossa
reflexão.
1. Salvador:
Lucas se refere a Jesus como Salvador em seu Evangelho e também em Atos
dos Apóstolos (Lc. 2.11, At 5.31, 13.23). O Evangelista João também
menciona Jesus como Salvador (Jo 4.42). As outras referências a Jesus
como Salvador ocorrem nas Epístolas Paulinas e nas Epístolas Gerais (Ef
5.23; Fp 3.20; 1Tm 1.1, 2.3, 4.10; 2Tm 1.10; Tt 1.3,4; 2.10,13; 3.4,6;
2Pe 1.1,11; 2.20; 3.2,18; 1Jo 4.14; Jd 1.25).
2. Cristo: A expressão “Cristo” é tradução grega de “Christós” que tem origem na palavra hebraica “Mashiah” que foi transliterada para o português como “Messias”. Ambos os termos querem dizer “Ungido”.
Este termo é um título messiânico. Indica o enviado de Deus para ser o
Libertador de seu povo. No Novo Testamento este título aparece nada
menos de quinhentas e sessenta e nove vezes.
3. Senhor: Em Lucas esse é o principal e o mais comum título de Jesus. O termo é derivado da palavra grega “Kyrios”
que é utilizada tanto para Deus como para Jesus. Na anunciação do anjo o
título deve ser entendido como a encarnação do verbo, isto é, Deus se
fez carne (Jo 1.14). Esta doutrina também é enfatizada por Paulo na
confissão “Jesus é o Senhor” (1Co 12.3; Rm 10.9).
Diante
do exposto, temos o verdadeiro significado do Natal: o nascimento de
Jesus. Exultemos pois tal qual o coro angelical. Celebremos o nascimento
de Jesus Cristo nosso Salvador e Senhor!
Feliz e Abençoado Natal!
Douglas Roberto de Almeida Baptista
Articulista do CPADNews
Fonte: CPADNews
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