1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Este
momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês
também se importam com eles.
3
– Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos
alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana,
através de telefone ou e-mail.
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem
falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos
com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado,
associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos,
vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, iniciem o estudo da lição.
- Falem: A lição de hoje tem como título “Lança o Teu Pão sobre as Águas”.
- Iniciem o estudo do tema, utilizando a dinâmica “Lança o Teu Pão sobre as Águas”.
- Agora, trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Sugiro ainda a dinâmica “Sementes” sobre a Lei da Semeadura.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Vejam no final da postagem uma sugestão de atividade para o encerramento do trimestre!
Dinâmica: Lança o Teu Pão Sobre as Águas
Objetivos:
Entender o que significa a expressão “Lança o Teu Pão Sobre as Águas”
Refletir sobre a fé e a esperança.
Material:
01 vasilha com água
01 pão
01 envelope de sementes da mostarda.
Observações:
- Vocês poderão encontrar as sementes de mostarda em supermercados e em lojas que vendem produtos agrícolas.
-
A semente de mostarda é muito pequena e fácil de perdê-la. Então, para
entregá-la aos alunos, coloque-a num pedaço de durex transparente,
passando por cima dela outro pedaço de durex.
Procedimento:
- Apresentem uma vasilha com água e 01 pão.
- Depois, coloquem o pão dentro da água e vejam o acontece.
O pão ficará encharcado de água, mole e começa a despedaçar.
Então, perguntem:
O que vocês entendem ou sabem sobre esta expressão?
Será que realmente é para colocar o pão na água?
Aguardem as respostas. Depois acrescentem esta informação:
“A
chave para o entendimento dessa passagem está na palavra "pão". A
palavra hebraica traduzida aqui por pão tem também outros sentidos, um
deles é "grão", usado em panificação, dessa forma o texto parece se
referir a um antigo costume egípcio que os judeus conheciam bem, que era
lançar a semente (grão) sobre as águas do rio Nilo, quando ele
transbordava anualmente, dessa forma a semente ficava soterrada no local
da cheia, quando as águas do Nilo recuavam àquelas sementes brotavam e
davam a colheita devida”.(http://marcosandreclubdateologia.blogspot.com.br).
- Falem: Jogar o grão representa uma atitude de fé na esperança de que no futuro ela germinaria.
-
Leiam com os alunos: Lc 17. 05 e 06 “Disseram então os apóstolos ao
Senhor: Acrescenta-nos a fé. E disse o Senhor: Se tivésseis fé como um
grão de mostarda, diríeis a esta amoreira: Desarraiga-te daqui e
planta-te no mar; e ela vos obedecerá”.
- Entreguem para cada aluno uma semente da mostarda e solicitem que a observem.
-
Comentem que o versículo fala que a fé não é do tamanho da semente, mas
como a semente. Não devemos observar a pequenez da semente, porém a
dimensão do que ela pode produzir.
- Leiam: Mc 4.31 e 32.
“É
como um grão de mostarda, que quando se semeia na terra é a menor de
todas as sementes que há na terra; mas tendo sido semeada, cresce e
faz-se a maior de todas as hortaliças, e cria grandes ramos, de tal
maneira que as aves do céu podem aninhar-se debaixo da sua sombra”.
-
Falem: Para que a semente germine, cresça, ela deverá ser plantada em
solo fértil. Nossa fé cresce em comunhão com o Senhor e guardando Sua
palavra.
- Para concluir, falem: Plantemos a semente da fé em terreno fértil, para que possa germinar em tempo oportuno.
Por Sulamita Macedo.
Dinâmica: Sementes
Objetivo: Refletir sobre o princípio da semeadura e da colheita.
Material:
01 cesta pequena com sementes variadas.
01 copo descartável pequeno(tipo cafezinho) para cada aluno.
Procedimento:
- Leiam Gl 6.7 “... tudo o que o homem semear, isso também ceifará”.
- Falem: Este é o princípio da semeadura e da colheita.
- Perguntem: Que tipo de sementes estamos semeado? O que estamos colhendo?
- Distribuam 01 copo descartável pequeno(tipo cafezinho) para cada aluno.
-
Passem para os alunos a cesta com as sementes e solicitem para que eles
retirem no máximo 05 unidades diferentes e coloque-as no copo.
-
Depois, orientem para que os alunos falem sobre as ações, representadas
pelas sementes, que eles desejam cultivar em suas vidas para que tenha
êxito no seu relacionamento com Deus e com o próximo.
- Reflitam ainda: Já imaginou a quantidade do que vocês podem receber de volta daquilo que estão plantando?
- Leiam II Co 9.6 “...O que semeia pouco, pouco também ceifará; o que semeia em abundância em abundância também ceifará.”
- Analisem ainda que há sementes que germinam com facilidade, mas há outras que precisam de cuidados especiais para que brotem.
Depois
façam uma relação disto com as sementes que estamos cultivando, quais
delas necessitam de maiores cuidados e tentativas para produzir frutos.
- Para finalizar, leiam Gl 5.22.
Por Sulamita Macedo.
Sugestão para o Encerramento do 4º. Trimestre – 2013
Lição de Jovens e Adultos
Sugiro
uma Gincana, mas caso não haja condições de realizá-la, vocês podem
fazer adaptações e executar algumas atividades desta gincana
A gincana pode ser realizada:
- Entre todas as classes da lição de jovens e adultos
- Com um segmento, por exemplo jovens, dividido em 02 grupos
- Com uma classe, dividindo a turma em 02 grupos
- Com uma comissão julgadora ou observadora que contabilizará os pontos e supervisionará a execução das tarefas.
Tarefas
1 – Apresentar figuras
Apresentar figuras que representem cada lição, explicando a relação entre elas e os temas das lições.
Esta tarefa deve ser divulgada com antecedência(no domingo anterior a gincana)
Pontuação: Cada figura tem valor de 01 ponto, a explicação correta mais um ponto.
Cada grupo terá a pontuação de acordo com a quantidade de figuras e a explicação correta.
2 – Encenar
Cada grupo deverá fazer encenação de forma rápida das seguintes passagens de Provérbios:
Provérbios 22.13
Provérbios 6. 1 a 5
Esta tarefa deve ser divulgada com antecedência(no domingo anterior a gincana)
Pontuação: A melhor encenação tem valor de 05 pontos, a outra terá 03 pontos.
3 – Explicar
Cada grupo deverá explicar Ec 11.1.
Pontuação: A melhor explicação valerá 02 pontos
4 – Citar corretamente:
01 versículo de Provérbios
01 versículo de Eclesiastes
Pontuação:
Pela citação correta dos dois versículos, o grupo ganhará 03 pontos. Se
apenas citar 01 versículo, o grupo ganhará 01 ponto.
5 – Responder
As
perguntas serão sorteadas, duas para cada grupo. As perguntas deverão
estar num saco e um elemento de cada grupo retirar a pergunta uma de
cada vez, alternando com o outro grupo. O mediador deverá ler a
pergunta.
Quem escreveu Provérbios e Eclesiastes?
O que significa as palavras que estão na frente dos 22 versículos de Pv 31?
O que diferencia o livro de Provérbios do livro de Eclesiastes?
Quantos provérbios escreveu Salomão?
Pontuação: Para cada resposta correta, o grupo ganha 02 pontos.
6 – Perguntas de um grupo para outro grupo
O grupo 01 faz uma pergunta para o grupo 02.
O grupo 02 faz uma pergunta para o grupo 01.
Pontuação:
Esta tarefa valerá 04 pontos: 02 pontos pela pergunta elaborada de
forma correta e 02 pontos pela resposta correta dada para a pergunta da
outra equipe.
7 – Quem procura acha
Cada
grupo deverá procurar nas bolsas, carteiras ou peças do vestuário,
objetos que lembrem algum ensinamento de Provérbios e Eclesiastes.
Pontuação:
Cada objeto tem o valor de 01 ponto. Ganhará a equipe que apresentar o
maior número de objetos, isto é, a quantidade de pontos está relacionada
ao número de objetos.
8 – Desenhar e explicar
Desenhar uma situação descrita em Provérbios
Desenhar uma situação descrita em Eclesiastes
Material necessário:
01 folha de cartolina, 01 lápis grafite e lápis colorido para cada grupo.
Pontuação: Ganha 03 pontos o grupo que melhor desenhar e explicar o desenho a respeito da situação descrita nos dois livros.
9 – Formar versículo
Cada
grupo deverá receber um conjunto de palavras misturadas que formam uma
frase de cada livro: Provérbios e Eclesiastes. Depois eles devem montar
os dois versículos.
Pontuação:
Ganhará 02 pontos, o grupo que montar mais rápido e de forma correta os
dois versículos. Ganhará 01 ponto aquele grupo que montar apenas um
versículo.
10 – Qualidades da Mulher virtuosa
Cada
grupo deverá escrever as qualidades da mulher virtuosa, sem consultar a
Bíblia, nos papéis coloridos e colar na figura de uma mulher.
Material necessário:
02 contornos de uma figura de mulher
Papéis coloridos em tiras
02 Pincéis atômicos
02 tubos de cola
Pontuação:
Ganha 02 pontos, o grupo que colocar na figura mais qualidades da
mulher virtuosa, dentro de um tempo estipulado por vocês.
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