1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Este
momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês
também se importam com eles.
3
– Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos
alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana,
através de telefone ou email.
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem
falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos
com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado,
associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos,
vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 - Agora, vocês iniciam o estudo da lição
- Falem: A lição de hoje tem como título “Advertências contra o adultério”.
- Introduzam o estudo da lição com a dinâmica “A Cisterna”.
- Depois, trabalhem o conteúdo proposto na lição, buscando sempre a participação dos alunos e contextualizem o tema para o tipo de aluno que vocês ensinam.
Nas classes dos não casados, vocês devem relacionar o tema com afidelidade que deve existir entre os namorados e/ou noivos.
O relacionamento é bom quando é a três.
Observem a reação dos alunos e depois completem a frase: o homem, a mulher e Deus.
O relacionamento é bom quando é a três: o homem, a mulher e Deus.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Texto Pedagógico
Método de Divisão em Grupos nas aulas da EBD
O Método de Divisão em grupos, como o próprio nome sugere, consiste na
divisão da totalidade dos alunos em pequenos grupos, com objetivos
definidos para estudo de um tema ou uma atividade, sob a orientação de
um professor ou um líder, com apresentação de resultados.
Este método possibilita a participação, a comunicação, estimula atroca de ideias, pessoas tímidas se sentem mais encorajadas para falar e propicia a capacidade de liderança.
Alguns cuidados na utilização deste método precisam ser observados,
como: o assunto principal pode ser desviado, daí a necessidade de uma
liderança firme e habilidosa; há ainda, a possibilidade de uma pessoa
dominar a discussão, deixando de lado os demais componentes sem
participação; quando não há conhecimento do tema, as contribuições dos
grupos podem ser limitadas, dessa forma é interessante uma boa
orientação do professor para este tipo de trabalho.
Os desafios para a utilização deste método, nas aulas da Escola
Dominical, aparecem devido a estrutura da EBD, na qual a maioria das
aulas acontecem dentro do templo e a organização das classes é feita
por agrupamento em bancos de madeira, pesados e difíceis de serem
arrastados. Mesmo assim, há formas de fazê-lo, veja quais as
possibilidades:
- Dividir a turma por proximidade, isto é, os grupos são formados por alunos que estão próximos, sem mexer nos bancos etc.
-
Solicitar o uso de uma sala ou outro espaço que porventura a igreja
disponibilize para aulas da EBD; então, é interessante um agendamento
prévio com o superintendente, para que seja reservado este ambiente,
como também realizar a permuta de local, caso alguma turma utilize
costumeiramente aquele espaço.
Durante o trabalho em grupo é interessante, que o professor passe em
cada grupo, tirando dúvidas e observando o direcionamento da atividade.
Dividir os alunos em grupos não significa momento de descanso para o
professor, a atenção deve ser redobrada, tanto no momento da atividade
em si, como na apresentação.
No
momento da apresentação, permaneça diante da turma, ao lado dos alunos
de cada grupo. Dessa forma, você estará dando suporte emocional aos que
estão nervosos e sendo assim eles se sentirão mais seguros. Observe o
que está sendo dito, acrescente outras informações e corrija se
necessário.
Geralmente,
quando o professor pede que formem grupos, a tendência natural é que os
alunos se agrupem com aqueles que mais conversam e têm mais interação.
Mas, a divisão dos alunos pode ser feita de forma criativa, dependendo
do que você deseja alcançar; se você procura também promover
socialização, veja algumas dicas:
-
Distribua recortes de cartolina de cores diferentes de acordo com o
número de grupos que você deseja formar; observe a quantidade de alunos,
veja a quantidade de grupos que podem ser formados e o número de
elementos do grupo, separe a quantidade de cores; distribua
aleatoriamente e solicite que os alunos se grupem pela cor.
- Há ainda uma variação, usando cores diferentes: colocar o pedaço de
cartolina colorida nas costas dos alunos, com fita adesiva, sem que eles
vejam a cor. Depois, peça para que se agrupem de acordo com a cor que
está nas costas. A princípio, eles vão estranhar, pois não estão vendo
sua cor, mas observem as saídas que eles encontrarão, sempre tem alguém
que toma a iniciativa e pergunta qual a cor que ele tem nas costas e
também coopera com o colega falando a cor dele. Então, o agrupamento
acontecerá através do ato colaborativo entre eles.
- Outra maneira de dividir os alunos em grupos é feita com a utilização
de números, que podem ser distribuídos para os alunos para que formem
grupos que tenham a mesma numeração ou, ainda, colocar o número nas
costas, tendo o mesmo procedimento já descrito no parágrafo anterior.
- Utilizar quebra-cabeças para dividir os alunos em grupos também é
possível; para isto, escolha figuras, cole numa cartolina e no verso
trace linhas para formar o quebra-cabeça e recorte; a quantidade de
peças do quebra-cabeça dependerá da quantidade de componentes que você
deseja para cada grupo. Antes de formar os grupos, misture as peças de
todos os quebra-cabeças e oriente os alunos para que procurem outros
colegas que tenham peças referentes a uma mesma figura e monte o
quebra-cabeça.
Após
a organização dos grupos, perguntem aos alunos o que acharam da forma
para a divisão deles em grupos, reflita sobre a importância da
integração entre eles e comece a atividade proposta. É interessante ter
controle sobre o tempo da atividade, então estipule o tempo que durará a
tarefa e no processo fiquem lembrando aos alunos sobre o tempo já
decorrido ou o que ainda dispõem.
Para
o resultado da atividade grupal, o tempo também deve ser bem
controlado. Há diferentes formas de apresentação, podendo ser escolhida
apenas uma pessoa do grupo para isto, ou todos do grupo apresentam uma
parte, com uso apenas da voz ou com algum material
disponibilizado(cartolina, pincel atômico etc) ou se deixar a critério
deles, formas criativas vão aparecer, como esquete, música, poema,
mímica etc.
Agregar
o método de Divisão em grupos à aula expositiva é uma forma de
dinamizar o ensino e proporcionar a participação dos discentes no
processo de aprendizagem. Utilizá-lo na EBD é possível, observe e
coloque em prática as orientações aqui expostas.
Por Sulamita Macedo.
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