
1
- Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a
semana. Escutem atentamente as falas dos alunos e observem se há alguém
necessitando de uma conversa e/ou oração. Verifiquem se há alunos
novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Após
a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email.
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem
falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos
com seus alunos.
Compreendem a importância desse ato?
Vocês realmente estão fazendo isto?
2 - Em seguida, façam a panorâmica do trimestre. Para tanto, apresentem os seguintes pontos:
- Capa:
O que vemos?
01 figura de uma pessoa, representando Jesus.
01 jarro
Água
Pés de uma pessoa
O que isto tem a ver com o tema?
Refere-se ao momento quando Jesus lavou os pés dos discípulos, demonstrando humildade que devemos ter.
- Comentarista: Pastor Elienai Cabral
Apresentem informações sobre ele, vejam na interação da lição 01.
Se possível, mostrem uma foto dele.
- Lições do trimestre - apresentem da seguinte forma:
Vocês leem o título da lição e um aluno ler a verdade prática.
3 – Em seguida, utilizem a dinâmica “Viajando para Filipos”.
4 – Agora, trabalhem a lição 01: Paulo e a Igreja em Filipos.
Antes da aula:
-
Façam uma cópia da carta aos Filipenses, escrevam a data 60 a 63 d.C., e
o local de onde foi escrita - Roma e coloquem dentro do envelope.
Escrevam o nome Paulo no remetente.
O destinatário: Igreja de Filipos
Durante a aula:
- Fixem o envelope no quadro ou em outro local visível para os alunos.
- Solicitem que os alunos abram a Bíblia na carta de Paulo aos Filipenses e façam um pequeno “tour” pela carta.
Leiam as epígrafes de cada bloco de versículos.
Falem
sobre a quantidade de capítulos que são 04 e conclamem os alunos para
que leiam esta carta durante esta semana que se inicia.
Lembrem-lhes de que há um versículo muito conhecido e citado nesta carta – Fp 4.13.
- Depois, apresentem um mapa e mostrem a localização da cidade de Filipos e falem que hoje neste local está a Turquia.
Leiam o texto pedagógico “A utilização de mapas nas aulas da EBD” e saibam como utilizar esta ferramenta a favor do ensino e da aprendizagem.
- Apresentem as características da cidade.
- Falem como o evangelho chegou a Filipos através de Paulo.
-
Para concluir, pequem e abram o envelope, apresentem as informações
contidas na carta, como remetente, destinatário, data, local da escrita e
conteúdo.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Texto Pedagógico
A utilização de mapas nas aulas da EBD
Os
mapas são representações do espaço geográfico, geralmente planos, e
também de aspectos históricos e servem de ferramenta de ensino para
contextualizar o tema em estudo, promovendo facilitação no processo de
ensino e aprendizagem.
A
utilização de mapas nas aulas da EBD é importante quando há necessidade
de apresentar cidades, localidades específicas ou fatos ocorridos
nestes locais, tornando a apresentação documentada, atraindo a atenção
dos alunos e aumentando a retenção do tema em estudo.
Como utilizá-los? Vejam algumas sugestões:
1
- Apresentar um mapa e apontar para o local que você deseja mostrar
para os alunos, utilizando uma caneta ou um apontador específico. A
caneta servirá apenas para apontar e não para riscar, lembrem-se de que
os mapas precisam ser bem utilizados para que possam ser usados muitas
vezes.
Exemplo:
Apontar para o rio Jordão e falar: foi neste rio que Jesus foi batizado.
Apontar para o deserto da Judéia e falar: após o batismo, ele foi para o deserto da Judéia, onde foi tentando por 40 dias.
Apontar para a Galiléia e falar: Ele voltou para a Galiléia e iniciou seu ministério.
2 - Colocar um mapa sobre uma mesa ou no piso da sala.
Organizem os alunos ao redor do mapa.
Falem o nome de uma cidade e peçam para que os alunos apontem no mapa.
Exemplo: Procurar a cidade de Filipos, falar das características da cidade e informar que hoje neste local se situa a Turquia.
3
- Montar um mapa no piso da sala, antes dos alunos chegarem para a
aula. Como assim? Isto mesmo, para isto vocês precisarão de durex
colorido, o mapa pequeno que servirá de referência e nomes de cidades
digitados.
Vejam como fazer, observando este exemplo:
Colocar no piso o nome do Mar Morto e fazer um desenho dele semelhante ao do mapa com durex azul.
Colocar no piso o nome do Lago de Tiberíades e fazer um desenho dele semelhante ao do mapa com durex azul.
Fazer a ligação entre o Mar Morto e o Lago com durex azul e colocar o nome rio Jordão.

Com
o durex colorido vermelho, unir as cidades de Belém a Nazaré( local do
nascimento de Jesus e a cidade onde foi criado), demonstrando
deslocamento.
Aproveitar
este mapa e trabalhar outros pontos da vida de Jesus, como seu batismo
no Rio Jordão, lugares por onde Jesus passava e ensinava, como também o
lugar da crucificação e ressurreição.
4 - Colocar no piso da sala figuras grandes de pé direito e esquerdo, formando um caminho.
Exemplo:
Trabalhar acerca dos fatos sobre Jesus, utilizando o caminho formado
pelos pés, com nomes das principais cidades ou milagres, observando um
mapa.
5
– Apresentar mapa utilizando Power Point, para isto é interessante
local adequado e os equipamentos necessários e saber como utilizá-los.
Alguns cuidados que devem ser observados com os mapas:
Os
mapas devem ser bem guardados, de preferência numa pasta; os que são
grandes, normalmente são dobrados e para que não se desgastem nas
dobras, é recomendável passar um durex transparente largo na parte
posterior do mapa. Há mapas que são organizados em álbuns espiralados e
para uma boa conservação é necessário colocá-los numa pasta grande.
Que tal escolher uma destas formas de uso de mapa na próxima oportunidade, nas aulas da Escola Bíblica Dominical?
0 comentários:
Postar um comentário
Todo comentário deve seguir os critérios: estar relacionado ao assunto, ter identificação do comentarista e mesmo assim passa pelo nosso crivo daí decidiremos se devem ser publicados ou não.