quarta-feira, 28 de setembro de 2011

SANTIFICAÇÃO COMPLETA DO CRISTÃO

DEUS REQUER UMA SANTIFICAÇÃO COMPLETA DO CRISTÃO.
1Ts. 5. 23 “E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo” A dimensão da santificação é tríplice, corpo, alma e espírito. De acordo com a antropologia teológica, o homem é um ser TRICOTÔMICO. A antropologia petencostal e teológica esta certa. A bíblia diz isto. Confere no texto sagrado acima; portando tudo no homem deve ser santo. A parte material do homem, o corpo deve ser santo, e parte imaterial alma e espírito também deve ser santo.

1. Deus Requer a Santificação do CORPO.
Ele é a casa a morada de Deus e do Espírito Santo, deve ser santo,
1Co.6.19 “Ou não sabeis que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?”
O corpo atende o comando da alma e do espírito, por si só ele não tem poder de pecar. Sendo ele o corpo a morada de Deus, têm que ser santo, os desejos da carne tem que ser mortificado.
1Ts. 4.7 “Porque não nos chamou Deus para a imundícia, mas para a santificação”

2. Deus Requer Santidade da ALMA
Costumamos a dizer que a alma é a sede dos sentimentos e das emoções, e que promove as relações afetivas do individuo. A emoção é uma das faculdades da alma. Se os nossos sentimentos e a nossa vontade forem puros as nossas ações também serão. Cf. Fp. 2.2-5 “ Portanto, se há algum conforto em Cristo, se alguma consolação de amor, se alguma comunhão no Espírito, se alguns entranháveis afetos e compaixões, completai o meu gozo, para que sintais o mesmo, tendo o mesmo amor, o mesmo ânimo, sentindo uma mesma coisa. Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros. De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, 1Pd. 1.22; Paulo fala das relações afetivas entre os irmãos e outros, essas relações tem que ser santa. uma outra faculdade da alma e a INTELECTO, o Intelecto é a inteligência da Alma, é a parte que pensa. Portanto as três principais faculdades da alma são:
1º - INTELECTO ou Inteligência da alma é a parte que pensa, raciocina Conhece. Chamada de razão, de onde vem a palavra racionalidade, e formulou a teoria da racionalidade que divide em duas partes a racionalidade cristã e a racionalidade filosófica.
2º - VONTADE ou livre-arbítrio, decide, julga, é o direito de escolha que o individuo as possui.
3º - SENTIMENTO ou Reação aos fatores externos, é a faculdade mais complexa da alma. 
É o intelecto que recebe conhecimentos. É a psique do ser humano.
Não podemos confundir o INTELECTO com o CÉREBRO, o cérebro é a parte física do corpo. O cérebro funciona como um depósito, é o armazém da Alma, é um arquivo onde fica arquivado tudo que procede da alma.

3. Deus Requer Santidade do ESPIRITO
Uma das faculdades do Espírito e a CONCIENCIA, é com ela que o homem tem conhecimento do bem e do mal, do que é certo e do que é errado. Nos comunicamos com Deus através do Espírito. O espírito tem que ser santo, e acordo com Paulo o espírito pode tornar impuro, o espírito humano.
2Co. 7.1 “Ora, amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus” Sl. 32.2 Sl. 51.10-12

0 comentários:

Postar um comentário

Todo comentário deve seguir os critérios: estar relacionado ao assunto, ter identificação do comentarista e mesmo assim passa pelo nosso crivo daí decidiremos se devem ser publicados ou não.